Autor Tópico: alterando entre modo texto e modo grafico.  (Lida 3058 vezes)

Offline Petrov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
alterando entre modo texto e modo grafico.
« Online: 12 de Dezembro de 2009, 20:12 »
opa galera do ubuntu-br blz? me acabei de me esquivar de uma situaçao apertada aqui.

minha namorada acidentalmente apertou CTRL+F6, ai foi pra parte texto do ubuntu. blz, eu assutei de primeira mas ai eu fiz o login e tentei inicializar novamente o modo grafico (gnome) tentei altos comandos do tipo 'gnome-start', 'gnome -h ' , 'gnome --start' e nada, ai eu fui na pasta init.d, por que se houvesse alguma coisa doo gnome, certamente estaria nesta pasta.
entao um comando familiar que ja havia lido a um tempo atraz, o comando 'gdm' ai executei, ele avisou que estava executando um serviço na tela 0 e tal tal tals,outras cosias la.....

ai ele falou que eu podia alternar alguam coisa apertando ctrl+alt+F7, ai ele inicializou outro gnome, apertei de novo ctrl+alt+F7 e ele voltou para o modo grafico que estava rodando antes dela apertal ctrl+F6.... eu fiquei curioso em saber... o que exatamente eu fiz? eu apenas retornei para o modo grafico de antes e nada mais?
e o outro modo grafico que ele iniciou? ainda estaria rodando?

alguem poderia me explicar por favor?

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: alterando entre modo texto e modo grafico.
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2009, 09:24 »
O Linux em sua configuração padrão permite que o usuário trabalhe com 7 terminais (modo texto): tty1 (alt+f1), tty2 (alt+f2)...
Caso o usuário trabalhe com interface gráfica o terminal destinado para esse fim é o tty7 (alt+f7).
Para alternar terminais:
- de terminal modo texto para terminal modo texto - alt+<termnal desejado>;
- de interface gráfica para modo texto: ctrl+alt+<terminal desejado>.
Lembro que cada terminal possui "vida" independente, mas trabalham sobre o mesmo SO,  ou seja, um pacote instalado em tty1 pode ser acessado em tty2 etc.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW