Autor Tópico: Como gravar DVDs 9Gb em DVDs 5 Gb em Linux  (Lida 9092 vezes)

DeamoN Cheat®

  • Visitante
Como gravar DVDs 9Gb em DVDs 5 Gb em Linux
« Online: 20 de Maio de 2006, 08:49 »
Os créditos deste artigo pertencem à publicação Dicas-L da Unicamp, com colaboração de Bruno Buys.

Essa dica ensina a compactar um dvd9, para gravá-lo em um dvd5 virgem (4.7GB).

A dica original foi postada no Linuxquestions.org (Referência no fim do documento). Achei que seria muito
conveniente para os usuários brasileiros de Linux, pois aqui no Brasil o dvd9 virgem ainda não está disponível no
mercado, e, segundo o que alguns revendedores me disseram, deve demorar um pouco, pois o preço ainda é muito alto. Eu traduzi e adaptei o original, inserindo algumas observações e uma dica para instalar os pacotes na distro que eu uso, o Debian sarge. Ao fim, uma pequena discussão sobre a legalidade do processo, e sobre a possibilidade de se fazer obras artísticas com equipamentos domésticos.

Guia DVD9 para DVD5

Eu li vários guias sobre como fazer isso no Linux e decidi que iria criar um próprio, mantendo-o o mais
simples possível.

Este guia o ajudará a ripar um DVD (todos os títulos ou somente o filme principal) e gravá-lo em um DVD-R (4.7)
que tocará em um DVD player padrão.

É quase todo na linha de comando, mas não tema: é fácil. Você pode abrir um terminal e ir colando diretamente
meus comandos.

Ferramentas necessárias: DVD:Rip / dvdauthor / transcode / mjpegtools / k3b

Opcionais: kavi2svcd / QDVDAuthor / Klemkdvd

01 - Ripe os títulos para o seu hd com o DVD:Rip. Isso irá criar arquivos VOB do título escolhido no diretório
alvo. Os arquivos VOBs contêm tanto o video quando o áudio do filme.

É comum obtermos entre 5 a 6 arquivos VOB do título escolhido.

02 - Concatene (junte) os arquivos com o comando cat:

cat *.VOB > movie.vob

(Nota do tradutor: Atenção para o case: o cat não vai funcionar se você não digitar o VOB no case certo, seja
maiúsculo ou minúsculo).

03 - Agora você tem 1 arquivo vob. Temos que demultiplexá-lo e extrair as streams m2v (video) e ac3 (audio). Do mesmo diretório, rode os comandos

tcextract -i movie.vob -t vob -x mpeg2 > movie.m2v
tcextract -i movie.vob -a 0 -x ac3 -t vob > movie.ac3


04 - Agora devemos requantizar o filme. Nessa etapa o filme perde em tamanho, tornando-se possível gravá-lo em
um disco menor.

tcrequant -i movie.m2v -o shrinked.m2v -f 1.5

O 1.5 no fim do comando é o fator de compressão usado neste exemplo. Funciona assim: um fator de compressão de 1.0 deixa o filme do mesmo tamanho do original, e um fator de 2.0 o deixa na metade do tamanho. Um fator de 1.5 então, deve deixá-lo com 75% do tamanho do original.

Se você preferir, pode usar a seguinte fórmula para calcular o tamanho dos arquivos:

requant_factor = (tamanho_do_video / (4700000000 - tamanho_do_audio)) * 1.04

(Nota do tradutor: É mais prudente usar como tamanho máximo do dvd virgem o valor de 4.3GB, ou seja, 4300000000).

Se você estiver incluindo mais de uma stream de áudio ou streams de legendas, essas também têm que ser subtraídas do tamanho máximo do dvd.

Todos os tamanhos são em bits.

05 - Agora temos que remultiplexar os arquivos, para um formato adequado para o DVDauthor:

mplex -f 8 -o final.mpg shrinked.m2v video.ac3

Isso irá produzir um arquivo chamado final.mpeg.

(Nota do tradutor: 1. Esse arquivo já pode ser tocado com qualquer player linux de mpeg. Toque-o para checar se a compactação ficou boa. 2. A opção -f indica o tipo de arquivo de saída e 8 é dvd. Outras saídas possíveis são svcd e vcd. Veja man:mplex para mais detalhes).

Nota: O mplex vai detectar se um pulldown é necessário e fazê-lo.

06 - Agora você pode adicionar o mpeg ao QDVDauthor ou klemkdvd e criar o seu próprio dvd, ou então usar o
dvdauthor da linha de comando, assim:

dvddirgen -o novodvd

(cria uma estrutura de dvd em um diretório chamado novodvd)

(Nota do tradutor: Este comando não foi necessário em meus testes. O comando seguinte cria a estrutura.)

Para popular o sistema de arquivos do dvd:

dvdauthor -o newdvd final.mpg

Criar os arquivos IFO:

dvdauthor -o newdvd -T

07 - Por fim, gravar os diretórios Video_TS e audio_TS no dvd virgem, usando o k3b, num novo projeto de dvd de dados.

Artigo original por Steel_J (http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?s=&threadid=244913)

[#Elite Top Team]