Autor Tópico: Instalar um ambiente KDE no Gnome  (Lida 5482 vezes)

Offline rmbasso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Online: 16 de Dezembro de 2009, 19:56 »
Olá a todos,

sou usuário do Ubuntu há 3 anos, e sempre utilizei o ambiente gráfico Gnome, default do Ubuntu.

Contudo, navegando pela internet, me deparei com o KDE, algumas de suas vantagens e diferenças em relação ao Gnome e fiquei bastante curioso em testar o ambiente KDE.
Vi também é possível instalá-lo no Gnome e escolher, na tela de login, usar o KDE ao invés do Gnome.
Porém, tudo o que eu achei me pareceu vago demais...
Será que alguém já tentou usar o KDE no Karmic? O método de escolher o ambiente gráfico na tela de login realmente funciona?

Gostaria muito que alguém contasse sua experiência caso tenha utilizado esses dois ambientes numa mesma máquina e ambos no Ubuntu (ou seja, instalando normalmente o Gnome e depois o KDE). Se possível, gostaria de saber também como se faz para ter os dois ambientes numa mesma máquina, ou seja, como se instala o KDE no Karmic Gnome.

Desde já, muitíssimo obrigado por qualquer ajuda ou sugestão!


P.S.: já li neste fórum o tópico http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,57831.0.html mas não ajudou muito...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2009, 20:10 »
Ola

basta ir no gerenciador de pacotes synaptic e instalar o kde.

O problema apenas é que no seu desktop vão aparecer programas do gnome e do kde o  que no inicio pode ser meio confuso, mas tem um topico aqui no forum que explica como separar bem os dois.

Faça uma pesquisa com mais tempo que voce vai verificar que não é nenhum mistério colocar outro ambiente gráfico no seu Ubuntu. ( e se não gostar tem até um topico ensinando a desinstalar corretamente )

[],s

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2009, 20:18 »
Olá.

Citar
Será que alguém já tentou usar o KDE no Karmic?
Veja esse tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,59068.0.html

Citar
O método de escolher o ambiente gráfico na tela de login realmente funciona?
Seguramente.

Citar
Se possível, gostaria de saber também como se faz para ter os dois ambientes numa mesma máquina, ou seja, como se instala o KDE no Karmic Gnome.
Como o Tota comentou, só instalar o pacote kde, e dê uma pesquisada para mais detalhes
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 20:23 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline rmbasso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2009, 19:36 »
Caros Tota e rmsb,

muitíssimo obrigado pelo pronta resposta!

Pesquisando com mais cuidado na rede, achei que instalar pela linha de comando com

sudo apt-get install kubuntu-desktop kde-l10n-ptbr

, que vi na página

http://under-linux.org/b1596-instalando-atualizando-kde-4-3-no-ubuntu-jaunty-karmic,

uma maneira simples de fazer a coisa.

Gostaria apenas de checar com vocês a segurança de tal alteração.

Corro o risco de perder dados?
Corro o risco de perder o acesso à interface Gnome?

Estou bastante curioso e empolgado para testar o KDE, mas também um pouco inseguro... vocês que há chance de dar alguma "pane geral"?

Novamente, muito obrigado pelas respostas e por qualquer comentário!

P.S.: isso deve acontecer o tempo todo, mas queria aproveitar a oportunidade para dizer como é bom o serviço de fórum para o Ubuntu e como os usuários são prestativos e atentos às questões dos iniciantes e curiosos. Parabéns ao serviço e aos usuários!

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2009, 23:37 »
Corro o risco de perder dados?
Corro o risco de perder o acesso à interface Gnome?

vocês que há chance de dar alguma "pane geral"?

Olha, nunca tive problema de acesso ou perda de dados nesse caso.
Já tive problemas removendo uma das interfaces, mas nada grave.
De toda forma, é sempre bom se precaver com um backup.

Que tudo dê certo. Abraço.
______________
Dlanor Sorrab

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2009, 08:25 »
Eu usava o Karmic quando tentei instalar o Kde junto ao Gnome, Não obtive sucesso, pelo contrário o Kde não carregava, o sistema começou a travar, tentei remover o Kde não conseguia... Ou seja, só resolvi o problema reistalando o sistema Ubuntu.
Obs.: De forma alguma consigo testar o Kde, nem o Kubuntu consegui instalar... kkk

[]'s

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2009, 12:46 »
O pessoal já disse tudo, tente instalar numa outra partição, olha o que é dito pelo versuri - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,60652.msg341922.html#msg341922
Ou instale num outro pc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Rsrocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
Re: Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2009, 18:46 »
Caro amigo rmbasso, tenho aqui funcionando Gnome, KDE e XFCE, todos instalados e funcionando sem nenhum bug sequer, na hora do login me aparecem todas as opções de ambiente (Gnome, Gnome modo segurança, KDE e XFCE).
A única adversidade mesmo que insignificante é que na hora de desligar o computador (Quando estou usando o KDE) é que este finaliza a sessão e aparece a janela de login do Ubuntu (Gnome) e aí sim eu tenho a opção de desligar.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Instalar um ambiente KDE no Gnome
« Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2010, 21:32 »
Depois de ler este post, decidi instalar o KDE junto com o Gnome já existente. Um depoimento sobre esta minha experiência está no post Re: Trocar Gnome por KDE no Ubuntu 9.04.

Um abraço.



    
 
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1