Autor Tópico: Firestarter só entra depois de senha root?  (Lida 10863 vezes)

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Firestarter só entra depois de senha root?
« Online: 08 de Maio de 2006, 23:26 »
Caros amigos, instalei o firestarter aqui no ubuntu 6.06 Beta 2 configurei ele para ativar no boot oque não ocorre. Todas as vezes que entro no ubuntu, ele não esta ativo. Dai tenho que ir no ícone e rodar ele pra ativar, dai todas as vezes tenho que fazer isso e por a senha root. Tem como arrumar isso pra ele entrar todas as vezes no boot, como esta configurado e definido la na sua instalação.

Lembro-me que em outras distribuições de linux, ele, quando configurador pra rodar no boor, ja entra no linux, carregado.

Grato pela atenção
Znovier

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2006, 01:11 »
Mestre Morimoto escreveu:
http://www.guiadohardware.net/artigos/322/
Código: [Selecionar]
...Uma vez ativado o firewall, as regras ficam ativas, mesmo que você feche a interface principal, mas você perde a possibilidade de monitorar as tentativas de acesso e aceitar conexões. O Firestarter fica residente na forma do serviço de sistema "firestarter".

Você pode usar o comando "iptables -L", que lista as regras de firewall ativas para comprovar isso.

Para realmente parar o firewall, você precisa reabrir a interface e clicar no "Parar firewall" ou usar o comando "/etc/init.d/firestarter stop". Imagine que, ao contrário dos firewalls para Windows, o firewall em si é independente da interface.

Para que o firewall seja inicializado automaticamente durante o boot, é importante que o sistema esteja configurado para inicializar o serviço "firestarter" durante o boot...

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Como config. p inic. o serviço "firestarter" duran
« Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2006, 03:10 »
mitsu,

Olha ok, li teu texto, porém com configuro ele o Firestarter para iniciar o serviço dele no boot?
O problema é todo esse.
Lembro-me que ao instala-lo disse pra ativar durante o boot, só que ele não carrega o icone na barra superior do meu Ubuntu 6.06, todas as vezes tenho que ativar a interface grafica na mão, rodando > $ sudo firestarter+(minha senha) saca?
Também rodei a linha de comando indicada - Sudo iptables -L - e não vi traço nenhum dele.
Podes por o teu resultado ai pra eu conferir com o meu?

Grato
Znovier

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2006, 01:16 »
na verdade eu nao uso o firestarter... so' postei aquele link porque lembrei dele.
to comecando a aprender agora a configurar o iptables "na mão". Se eu achar muito trabalhoso, vou ver esse "iptables grafico" : firestarter.

Pelo texto do Morimoto, o firestarter roda como servico e para ser ativado no boot, precisa dos links simbolicos nos diretorios de /etc/rc?.d ... No ubuntu tem um utilitario simples para ativar servicos.. Deve estar la em "administração" (eu to no kubuntu-desktop). Se não encontrar, tente com o bum boot up manager (sudo apt-get install bum)

A interface grafica do firestarter parece que precisa realmente do sudo. Mas segundo o texto do morimoto, da pra configurar o /etc/sudoers para nao pedir senha pra ativar os programas que voce definir. Nao sei como e' como funciona o sudo do ubuntu (esse negocio de nao ter senha de root), mas expimente dar uma olhada naquele texto, na parte que fala sobre o sudoers. Deve funcione

edit: instalando firestarter agora... iptables "na mão" vou deixar pra depois
edit2: o bum encotrou o firestarter, e parece q as regras do iptables serao inicializadas no boot.
edit3: regras de iptables ativos durante o boot.  "sudo firestarter" sem senha funcionando, conforme artigo do Morimoto. hum... acho que voce nao leu o artigo inteiro...  :roll: ta tudo la  :wink:

agora so' falta saber onde fica o "autoexec" no gnome pra colocar "sudo firestarter"

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2006, 10:24 »
Blz, só que não quero que deixar de colocar senha em processos "perigorsos" mas apenas neste do firestarter, uma vez que tenho que usa-lo todas as vezes que ligo o micro.
O linux depois de configurado, não se mexe mais nas configurações. Dai não preciso alterar o sudo para ficar automático, preciso apenas para esse processo do firewall, mas se nao der deixa pra la rodo na mão mesmo ponde a senha e ativando ele, é um saco! Rsss.

Abraço obrigado pelas tuas dicas
Znovier

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2006, 00:56 »
Citação de: "ZNOVIER"
...Dai não preciso alterar o sudo para ficar automático, preciso apenas para esse processo do firewall, mas se nao der deixa ...

ue' ... o treco era pra ficar sem senha no sudo apenas para o firestarter... mas ficou sem senha pra tudo...
eitaporra. vou ver se acho alguma solucao.

edit: criei uma senha pro root. agora o sudo não pede senha apenas para o firestarter.
Se eu usar o sudo para outro comando, ele vai pedir senha. essa senha fica na memoria por um tempo.
Agora nao sei se antes ele nao pedia senha do root pra qualquer comando porque ela ja tava na memoria ou se faltava "habilitar" o root mesmo. Teste ai pra confirmar.

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2006, 14:32 »
Para evitar a solicitação de senha, você pode editar o arquivo /etc/sudoers.
Basta colocar algo como:
Código: [Selecionar]
<username> ALL = NOPASSWD: /usr/sbin/firestarter
Onde: <username> é o seu nome de usuário.

Para definir um programa para ser executado automaticamente sempre que efetuar o login, você pode usar o aplicativo Sessões em Sistemas > Preferências > Sessões > Programas iniciais. Para mim, já está funcionando.

Tenho OUTRO problema: independente de eu colocar esse comando lá (que funciona bem), em algum outro ponto está definido para executar o Firestarter, sem o sudo. Resultado, sempre recebo uma mensagem de erro dizendo que não tenho os privilégios necessários. Como desativo isso?

alarcon

  • Visitante
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2006, 14:42 »
vc já tentou ir em: Sistema > Preferências > Sessões e ir na aba Programas iniciais clicar no botão + Adicionar e digitar sudo firestarter --start-hidden

Mas antes faça o que o usuário  JLCarneiro falou logo acima.

caso vc queira que seu usuário corrente use o comando sudo sem ter de digita a senha então edite o arquivo sudoers que se encontra em /etc/ e faça:

usuário ALL=NOPASSWD: ALL

onde usuário, é o seu usuário corrente que está usando o Ubuntu aí o comando sudo firestarter --start-hidden não vai pedir a senha para este usuário informado no comando acima.

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2006, 15:07 »
alarcon,
E quanto ao meu OUTRO problema? Alguma sugestão? Em que outros lugares pode estar o comando que executa o Firestarter?

Citar
[...] independente de eu colocar esse comando lá (que funciona bem), em algum outro ponto está definido para executar o Firestarter, sem o sudo. Resultado, sempre recebo uma mensagem de erro dizendo que não tenho os privilégios necessários. Como desativo isso?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2006, 15:17 »
Pessoal, acho que é bug. Mesmo adicionando a linha certinho la no sudoers e mudando pro "sbin" por conta do sistema ser debian e o executável estar mesmo la... mesmo assim não funciona. Ele vai pedir senha e concequentemente o processo fica parado no background sem executar ao colocar no boot do Gnome.

Realmente tem alguma coisa muito errada ai!

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2006, 15:36 »
Não, LedStyle. Não é bug. Funciona.

No meu caso, só recebo mensagem de erro porque, em algum lugar, há uma outra chamada para o Firestarter sem a devida configuração e eu não consigo encontrá-la para corrigir...

alarcon

  • Visitante
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2006, 16:13 »
Citação de: "LedStyle"
Pessoal, acho que é bug. Mesmo adicionando a linha certinho la no sudoers e mudando pro "sbin" por conta do sistema ser debian e o executável estar mesmo la... mesmo assim não funciona. Ele vai pedir senha e concequentemente o processo fica parado no background sem executar ao colocar no boot do Gnome.

Realmente tem alguma coisa muito errada ai!


Olha só eu uso o Ubuntu 5.10 e no mesmo o firestarter funciona perfeitamente assim, Ao dar o boot o ícone aparece no systray sem pedir nada de senha.

Agora eu criei uma senha root também e uso o sudo da mesma forma que no kurumin, pois não gostei desta forma que o Ubuntu usa.

Fiz o que falei acima para o meu usuário corrente e todo comando que precisa de permissão root eu uso a palavra sudo antes e não é preciso usar senha.

alarcon

  • Visitante
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2006, 16:20 »
Citação de: "JLCarneiro"
alarcon,
E quanto ao meu OUTRO problema? Alguma sugestão? Em que outros lugares pode estar o comando que executa o Firestarter?

Citar
[...] independente de eu colocar esse comando lá (que funciona bem), em algum outro ponto está definido para executar o Firestarter, sem o sudo. Resultado, sempre recebo uma mensagem de erro dizendo que não tenho os privilégios necessários. Como desativo isso?


quanto a isso eu não sei, mas tenta fazer como falei ao invés de colocar no sudoers o firestarter para não pedir a senha, vc coloca o seu usuário como falei e faz os passos para que o mesmo fique ativado no boot como disse anteriormente pra ver se muda alguma coisa ok.

Outra coisa vc está usando o Ubuntu mesmo (Gnome) ou o Kubuntu (KDE)?

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2006, 22:42 »
Uma maneira de verificar se o firestarter está ativo ou não quando seu Ubuntu foi inicializado.
Faça um teste, ao iniciar não ative a parte gráfica e, ao desligar, verifique na parte texto os dizeres algo assim:
Desativando firestarter.
Caso apareça algo semelhante, significa que estava ativo.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Firestarter só entra depois de senha root?
« Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2006, 22:51 »
Vc não entenderam.

Pra começar o bug é no Ubuntu Dapper Drake!

O Firestarter funciona assim. Ele tem o daemon rodando no fundo que inicia normalmente com o PC... certinho e talz. Mas tem a interface gráfica que gerencia o daemon sacaram? Essa interface gráfica precisa de senha do root pra abrir.
Qdo vc liga o PC ele ja vai estar com o firestarter iniciado na boa, protegido com as regras e talz, mas a interface gráfica pra você poder monitorar e mexer nas regras vem fechada. Como essa interface só abre como root, temos que dizer pro sudo que o seu usuário pode abrir o firestarter sem senha. Dai configurar o gnome pra executar o comando "sudo /usr/sbin/firestarter" no arranque.

O problema é que mesmo colocando a linha la no sudoers, ele ainda pede a maldita senha do root entenderam? Dai não funciona a interface mesmo pra abrir no boot do Gnome. As vezes o pessoal usa o "sudo" pra editar o arquivo sudoers e depois ja testa na hora chamando o firestarter com o sudo, e ele abre sem senha, mas é que o sudo tem um tempo de cache. Se você digitou a senha a pouco tempo ele não vai pedir de novo!