na verdade eu nao uso o firestarter... so' postei aquele link porque lembrei dele.
to comecando a aprender agora a configurar o iptables "na mão". Se eu achar muito trabalhoso, vou ver esse "iptables grafico" : firestarter.
Pelo texto do Morimoto, o firestarter roda como servico e para ser ativado no boot, precisa dos links simbolicos nos diretorios de /etc/rc?.d ... No ubuntu tem um utilitario simples para ativar servicos.. Deve estar la em "administração" (eu to no kubuntu-desktop). Se não encontrar, tente com o bum boot up manager (sudo apt-get install bum)
A interface grafica do firestarter parece que precisa realmente do sudo. Mas segundo o texto do morimoto, da pra configurar o /etc/sudoers para nao pedir senha pra ativar os programas que voce definir. Nao sei como e' como funciona o sudo do ubuntu (esse negocio de nao ter senha de root), mas expimente dar uma olhada naquele texto, na parte que fala sobre o sudoers. Deve funcione
edit: instalando firestarter agora... iptables "na mão" vou deixar pra depois
edit2: o bum encotrou o firestarter, e parece q as regras do iptables serao inicializadas no boot.
edit3: regras de iptables ativos durante o boot. "sudo firestarter" sem senha funcionando, conforme artigo do Morimoto. hum... acho que voce nao leu o artigo inteiro... :roll: ta tudo la :wink:
agora so' falta saber onde fica o "autoexec" no gnome pra colocar "sudo firestarter"