Autor Tópico: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10  (Lida 10631 vezes)

Offline Edge_3g

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Online: 21 de Dezembro de 2009, 12:00 »
Blz a todos tenho esse modelo do Modem Onda MSA501HS operadora Timganei rsrsrsrsr.
Uso ubuntu 9.10 e quando conecto o modem simplesmente reconhece como um pen-drive aparece so o icone no desktop  da Timganei rsrsr.
Já li que essa versao do ubuntu não reconhece o modem como imagem não sei se é isso só sei que estou sem net.
Gostei dessa vesão eu usava a anterior sem problemas e não quero voltar para ela se alguem da comunidade souber como configurar esse modem no ubuntu fico agradecido.
já abri o terminau e fiz o comando lsusb apareceu o seguinte:

Bus 002 Device 074: ID 19d2:2000 ONDA Communication S.p.A.
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Tambem já configurei pelo o icone gerenciador de rede  anet e nada.


“90% do que é considerado impossível é, na verdade, possível. Os outros 10% vão se transformar possíveis com o avançar do tempo e da tecnologia”.

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2009, 12:17 »
Amigo, vc já tentou clicar no ícone do tim e ejetá-lo? Depois é só esperar um pouco que ele aparecerá nas conexões a rede disponível.

Abraços.

Rafael.
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Offline Edge_3g

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2009, 13:13 »
Fiz como o Rafael comentou acima e não deu certo não apareceu a rede da tim.
“90% do que é considerado impossível é, na verdade, possível. Os outros 10% vão se transformar possíveis com o avançar do tempo e da tecnologia”.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2009, 14:37 »
Desmonte o pendrive e execute o comando:

sudo usb_modeswitch

O pendrive deve sumir, e o modem aparecer. Nesse momento você poderá usar a conexão 3G.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Edge_3g

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2009, 22:58 »
Fiz como descrito pelo zekkerj e apareceu a seguinte mensagem.

* usb_modeswitch: tool for controlling "flip flop" mode USB devices
 * Version 0.9.4 (C) Josua Dietze 2008
 * Works with libusb 0.1.12 and probably other versions

Error: Could not find file /etc/usb_modeswitch.conf

Estou pesquizando mas ate agora nada de net 3g.!

“90% do que é considerado impossível é, na verdade, possível. Os outros 10% vão se transformar possíveis com o avançar do tempo e da tecnologia”.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2009, 01:29 »
Dá uma lida aqui:

http://www.biglinux.com.br/forum/viewtopic.php?t=8147

qualquer dúvida retorna>
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Edge_3g

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2009, 12:20 »
Resposta ao dtomadon.
Li o tutorial, mas esse link http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb_modeswitch-1.0.5.tar.bz2 nao carrego aki para eu baixar o usb_modeswitch. Tentei sem ele mas nao deu certo ainda nao reconheceu o modem, ainda ele parece no desktop. Nao sei se precisa do usb_modeswitch para proceder com os passos seguintes se for preciso tem como eu consegui de outra maneira. Desculpa pela enxecao de saco.
“90% do que é considerado impossível é, na verdade, possível. Os outros 10% vão se transformar possíveis com o avançar do tempo e da tecnologia”.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2009, 22:49 »
vou te mandar por mp, em breve lhe mando por favor me mande seu email por mp, feliz natal a todos deste fórum,!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Helder Fran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2009, 18:32 »

 :D  Consegui!!!

Na versão 9.04 não tinha conseguido. Então, li que na 9.10 teria novas funcionalidades para modens USB. Experimentei e... Tudo beleza!! Utilizo um ONDA MSA405HS com plano TIM.

O que fiz passo-a-passo:

1. Instalei a versão 9.10 pelo assistente padrão;
2. Após concluída a instalação, pluguei diretamente o modem.
3. Após alguns segundos exibiu automaticamente o ícone do modem na área de trabalho;
4. Com o botão direito, ejetei-o sem retirá-lo da porta. Ele equivale ao CD virtual que inicia no Windows;
5. Uma vez ejetado, em poucos instantes iniciou sozinho o pen-drive, já abrindo-o em uma janela;
6. Em seguida, também sozinho, indicou "GSM Desconectado" no gerenciador de redes (px. ao relógio);
7. Com o botão direito no Gerenciador de Rede, cliquei em
    "Editar Conexões \ Banda Larga Móvel \ Adicionar";
8. Ele reconhece o modem logo na primeira tela; então, criei uma conexão padrão da TIM;
9. Bastou concluir a conexão que já iniciou a busca da rede. E conectou para a minha alegria!

Offline Helder Fran

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2009, 18:45 »

Importante:
Não precisei instalar o "usb_modeswitch" ou qualquer outro recurso adicional. Na verão 9.10 não se fez necessário. Simplesmente pluguei o modem e segui os passos listados anteriormente.

Offline Edge_3g

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2009, 22:08 »
Helder Fran minha versao do modem e a MSA501HS e nao a mesma que voce cita acima, Mas pela duvida vou instalar o ubuntu 9.10 novamente para verificar se nao teve nenhum equivoco durante a instalacao. Mesmo assim obrigado, apesar de fazela ja, nessa versao, vou testar novamente sua dica assim que eu instalalo novamente. Atenciosamente.
“90% do que é considerado impossível é, na verdade, possível. Os outros 10% vão se transformar possíveis com o avançar do tempo e da tecnologia”.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2009, 00:37 »
Edge_3g como lhe disse iria lhe enviar por mp, mas resolvi disponibilizar o novo link do usb_modeswitch é o abaixo:

http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb_modeswitch-1.0.6.tar.bz2

o restante continua o mesmo como mostrei no tuto do link  que postei antes;valeu e feliz natal.!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline Edge_3g

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2010, 23:29 »
obrigado a todos problema resolvido net conectando normalmente.
“90% do que é considerado impossível é, na verdade, possível. Os outros 10% vão se transformar possíveis com o avançar do tempo e da tecnologia”.

Offline anibalm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #13 Online: 11 de Janeiro de 2010, 15:46 »
Olá Pessoal. Sou novato no Linux, na verdade estou a dar os primeiros passos. Andava à muito tempo a pensar mudar para linux mas nunca avançava até que instalei o ubuntu 9.04 numa máquina virtual com o VMWare. O meu acesso à internet é através do Modem da TMN Modelo MF628. No ubuntu 9.04 a net só funcionava se primeiro instalasse o modem no Windows e depois arrancasse com o linux. Fiquei entusismado e acabei por instalar no disco o ubuntu 9.10, só que não consigo instalar a net. Ao ligar o modem aparece o icon no ecram mas não dá para estabelecer a ligação. Fiquei frustado ao ponto de desistir de tudo, pois andei tanto tempo para instalar o linux e agora foi um balde de àgua fria. Como este post é parecido com a minha dúvida será que me podiam ajudar, tendo em conta que dou os primeiros passos no linux?

Desde já muito obrigado.

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Como Configurar Modem 3g Onda MSA501HS no Ubuntu 9.10
« Resposta #14 Online: 11 de Janeiro de 2010, 15:57 »
Olá Pessoal. Sou novato no Linux, na verdade estou a dar os primeiros passos. Andava à muito tempo a pensar mudar para linux mas nunca avançava até que instalei o ubuntu 9.04 numa máquina virtual com o VMWare. O meu acesso à internet é através do Modem da TMN Modelo MF628. No ubuntu 9.04 a net só funcionava se primeiro instalasse o modem no Windows e depois arrancasse com o linux. Fiquei entusismado e acabei por instalar no disco o ubuntu 9.10, só que não consigo instalar a net. Ao ligar o modem aparece o icon no ecram mas não dá para estabelecer a ligação. Fiquei frustado ao ponto de desistir de tudo, pois andei tanto tempo para instalar o linux e agora foi um balde de àgua fria. Como este post é parecido com a minha dúvida será que me podiam ajudar, tendo em conta que dou os primeiros passos no linux?

Desde já muito obrigado.

Dá uma lida no link que recomendo neste mesmo tópico no quinto post, qualquer dúvida retorna!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!