Autor Tópico: Reconhecer modem antigo (conexão discada)  (Lida 4764 vezes)

Offline Eliazer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Reconhecer modem antigo (conexão discada)
« Online: 02 de Maio de 2006, 14:20 »
Primeiro post, e já incomodando... ;-)

Estou me aventurando no mundo Linux, e começando com o pé direito, já que escolhi o Ubuntu para me iniciar!

Por enquanto estou rodando o LiveCD, mas quero partir logo para a Install... a única coisa que eu ainda não me achei foi o fato de não saber configurar a conexão discada, já que é a única maneira que eu tenho de acessar a internet por enquanto.

O fato é que meu modem é um daqueles "antigão", um USRobotics 33.6 e não tenho nem idéia de como fazer para configurar a conexão discada no Linux (achei bastante coisa para ADSL... um dia eu chego lá!).

Se puderem indicar o caminho das pedras, eu agradeço muito!

Eliazer Kosciuk

Offline hamtaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Reconhecer modem antigo (conexão discada)
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2006, 00:37 »
Vou te responder genericamente pois não sou um expert no assunto (aliás, devo ser tão novato como vc).

Como uso o Kubuntu (baseado em KDE), não vou te indicar os locais exatos (vou tentar te explicar em modo gráfico). Mas procure um pouco que vc acha,


Primeiro, tente encontrar o "configurações de rede" ou algo semelhante e veja se o seu modem foi reconhecido e está habilitado.

Se foi, passe para o próximo passo. Se não foi, aguarde alguém que conheça mais te responder.

Depois disso, no menu "Internet" tente localizar uma ferramenta de conexão com a Internet ou algo semelhante e tente seguir as instruções.


Desculpe a explicação "simples", sem linhas de comando complexas etc. e tal, mas pelo jeito vc é tão "kbaço" quanto eu, então tente. Linux é isso, tentar e quebrar a cabeça. Mas quando vc consegue, vê e sente a diferença

Pro enquanto, eu ainda uso muito o modo gráfico, mas vou aprendendo que as linhas de comando são úteis e rápidas (e nem tão complexas assim).
Continue firme
Quando tiver que optar entre o direito e a justiça, opte pela justiça.
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/504092

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Reconhecer modem antigo (conexão discada)
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2006, 00:58 »
nos diga se é um hardmodem / softmodem, isa / pci (penso ser slot isa)

de repente o Ubuntu já até reconheceu seu modem, vc clicou em perguntar ao modem nas configurações dele no kppp (no caso Kubuntu)

pra configurá-lo entre no terminal/konsole e digite:

sudo pppconfig

se não der certo veja os passos seguintes

sudo cat  /proc/isapnp
sudo cat  /proc/tty/driver/serial


veja mais informações aqui: http://linux-br.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2003-August/004289.html

falou

Offline Eliazer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Reconhecer modem antigo (conexão discada)
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2006, 08:15 »
Muito obrigado pelas respostas, pessoal!

Hamtaro: realmente, eu sou totalmente cru no linux  :oops:
Muito obrigado pelas dicas, especialmente por estarem em modo gráfico! Isso ajudará bastante no começo, tenho certeza disso!!    :lol:

Kublin: realmente, é um hardmodem pci. Estarei instalando o Ubuntu na próxima semana. Essas dicas valem para o Ubuntu também, ou só para o Kubuntu? Valeu pelo link!

Conforme for instalando, eu posto os resultados por aqui!

Valeu!

Eliazer Kosciuk

Offline Eliazer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Reconhecer modem antigo (conexão discada)
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2006, 01:09 »
Ok, depois de umas desventuras tentando configurar o modem para que funcionasse em uma porta, e não plug and play, estou de volta...

Já consegui fazer com que o Ubuntu reconheça o meu modem, através do Wvdial (um tutorial que me ajudou muito foi esse: http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=1#).

Através do Wvdial, ele reconhece o modem corretamente em ttyS2, e manda os comandos sem maiores dificuldades. O problema é que editei o wvdial.conf conforme estava no tutorial, mas não consigo conectar, porque acusa que o phone, o username e a password estão num formato não reconhecido (ou coisa semelhante, estou longe da minha máquina agora...).

Como posso fazer para efetuar uma conexão discada com a internet? Já procurei pelo forum inteiro, mas não ainda não achei nada que pudesse funcionar...  :cry:

Grato pela ajuda,

Eliazer

Offline Eliazer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Reconhecer modem antigo (conexão discada)
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2006, 01:38 »
Esqueçam o que eu disse no último post! (menos o tutorial, que é muito bom  ;) )

Foi um erro de principiante... esqueci de "descomentar" as linhas que faziam referência ao telefone do provedor, username e password!   :oops:  :oops:  :oops:  :lol:  :lol:

Essa resposta já está sendo feita via Ubuntu! Finalmente!!!!

Valeu!

Eliazer