Autor Tópico: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7  (Lida 10509 vezes)

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Online: 24 de Dezembro de 2009, 19:27 »
Olá, pessoal!
Estou com problemas na hora de instalar o Ubuntu 9.10 em dual boot com o Windows 7 Professional 32 bits no meu notebook, e espero que alguém possa me ajudar a resolvê-los. É o seguinte:

Ontem instalei o Windows 7 no meu notebook, e já na hora da instalação, fiz a divisão das partições da seguinte forma: meu HD é de 320gb, então fiz uma primeira partição de 40gb pra instalar o Windows, depois outra de 40gb para o Linux, e deixei o resto pra colocar arquivos que deverão ser acessados por ambos os sistemas. Deu tudo certo na instalação do Windows.

Hoje, quando fui instalar o Linux pelo CD, ao selecionar a segunda partição de 40gb, na qual eu gostaria de instalá-lo, ele me alertou sobre a necessidade de ter um espaço alocado pro swap.

Cancelei a instalação e voltei pro Windows. Fui ao “gerenciamento de disco”, diminui 4gb da partição maior (destinada aos dados) e aloquei esses 4gb em uma nova partição, destinada ao swap do Linux.

Ao voltar na instalação do Ubuntu, na tela de partições, eis que surgiu o problema: ele não reconheceu corretamente as partições. Segundo o instalador, as partições que tenho são: uma de 1mb (!!!) onde estaria instalado o Windows 7 (loader), uma de 100mb (que está correta, pois já existia antes, sendo criada automaticamente pelo próprio Windows), uma de 40gb (onde eu deveria instalar o Linux) e uma de 260gb (que é a dos dados, mas que deveria ter 214gb).

Ou seja, além de “comer” a partição do Windows, ele também não está reconhecendo a partição de 4gb que era destinada ao swap.

É nesse ponto que estou empacada. Já tentei desfazer essa modificação que fiz (excluí a de 4gb e retornei o espaço à partição maior), mas continua na mesma.

Alguém tem alguma dica do que fazer pra resolver isso? Acho que forneci dados suficientes, mas qualquer coisa, só perguntar. Já procurei pela net e não encontrei nenhum relato parecido...

Agradeço desde já qualquer ajuda! :)

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2009, 19:34 »
CrisMcBrain (algo similar ao Nicko McBrain baterista do Iron Maiden?),

Todo esse processo de particionamento é mais fácil fazer pelo próprio GParted durante a instalação do Ubuntu, não há necessidade de ir e voltar ao Windows.

Se você possui mais de 2Gb de Ram então não há necessidade de um espaço para swap mas se mesmo assim você quiser então cria-se durante a instalação e lá você seleciona como sendo Swap.

Veja:
Instalando o Ubuntu no HD com Windows - André Godim
Instalando o Ubuntu no HD com Windows - Wiki Ubuntu

Abraços
Versuri
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2009, 19:41 por Versuri »

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2009, 20:22 »
Olá, Versuri!

Eu tenho 3gb de RAM no computador; então não preciso do swap mesmo? Menos um problema! :)

Acontece que meu HD já está particionado, e o Ubuntu não está reconhecendo corretamente essas partições, mesmo após eu desfazer a alteração que provocou este problema. O mais estranho é que, na partição em que ele diz que o Windows está instalado, além do tamanho ser de apenas 1mb, o sistema de arquivos aparece como sendo ext4! Loucura total, hehe! Veja só os screenshots:
http://img40.imageshack.us/img40/2241/capturadetela2o.png
http://img192.imageshack.us/img192/95/capturadetelab.png


Vc acha que se eu reinstalar o Windows do zero e deixar pra particionar o HD apenas na instalação do Ubuntu, vai dar certo?


P.S.: Sim, o nick tem a ver com o Nicko  ;D

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2009, 00:42 »
Cris,
Como todas as suas intalações são novas eu apagaria todas as partições deixando somente uma, reinstalaria o windows ocupando todo o HD depois eu particionaria o HD no momento da instalação do Ubuntu.
Teoricamente tendo 3Gb de Ram não seria necessário uma swap, fica a gosto do cliente. Eu faria da seguinte forma:
40Gb: Windows
40Gb: Ubuntu
1Gb: Swap
Restante: em NTFS para que os SOs possam acessar.

Abraços
Versuri

P.S.: Tenho a coleção toda do Iron mais os DVDs e fui no show em SP.

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2009, 16:45 »
Pois é, eu não mexi em nada no Windows justamente porque sabia que poderia dar problema na hora de instalar o Ubuntu. Mesmo sendo iniciante no Linux, tentarei fazer o sugerido, e depois retorno aqui pra dizer se deu certo. Mto obrigada!


P.S.: Eu tenho todos os cds, dvds e fui em 3 shows :D

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2009, 18:25 »
Sem sucesso.

Formatei tudo, instalei o Windows novamente e iniciei a instalação do Ubuntu. O "engraçado" é que ele continua identificando o "sda1" como uma partição de 1mb. Essa não deveria ser a partição maior, onde está instalada o Windows?

Mas enfim, tentei diminuir a partição do Windows para 40gb, ele mostrou a mensagem: "Parted can't resize partitions managed by Windows Dynamic Disk". Tentei pelo GParted e dá o mesmo erro.

Alguém?  ???

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2009, 19:17 »
Cris,
Seria possível colocar um printscreen do disco visto pelo Windows e depois Visto pelo Ubuntu? Gostaria de ver a diferença para poder dar alguma dica melhor.

ABraços
Versuri

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #7 Online: 25 de Dezembro de 2009, 19:54 »
Claro, aí vai:
Gerenciador de disco do Windows: http://img191.imageshack.us/img191/6964/windowsm.png
GParted do Ubuntu: http://img707.imageshack.us/img707/500/ubuntuf.png

Repare que ele diz que o Windows está instalado no sda1, que é o que mais me causa estranhamento: http://img85.imageshack.us/img85/7264/ubuntu2.png

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #8 Online: 25 de Dezembro de 2009, 20:19 »
Olá CrisMcBrain

O Windows está instalado na partição sda3. Na sda1 está apenas o carregador/ativador do Windows.
Na sda2, estão reservados 100 MB para o sistema. O Windows 7 faz essa partições "estranhas".

Encontrei um tutorial onde o sujeito teve dificuldades também e acabou eliminando esse sistema de partições, mas não sei se é recomendado:
http://www.keepgeek.com.br/2009/08/11/como-instalar-o-ubuntu-9-04-em-dual-boot-com-windows-7/comment-page-1/

De toda forma, você pode apenas redimensionar a sda3, criando uma nova partição para o Ubuntu.

Espero ter ajudado. Abraço
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 20:44 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2009, 20:55 »
De toda forma, você pode apenas redimensionar a sda3, criando uma nova partição para o Ubuntu.

Aí que tá. Eu tentei redimensionar pelo Ubuntu e ele não consegue (dá a mensagem de erro que coloquei alguns posts atrás), e pelo Windows, o Ubuntu não reconhece.

O que me deixa mais "encucada" é o fato de que estava dando tudo certo, até o Ubuntu me recomendar a partição do swap. Depois que mexi é que virou essa zona, e agora estou com medo de ficar fazendo muitas gambiarras. Não pela perda de arquivos, já que não tenho nada no notebook mesmo, mas por um possível dano ao HD.  :(

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #10 Online: 25 de Dezembro de 2009, 21:05 »
Aí que tá. Eu tentei redimensionar pelo Ubuntu e ele não consegue (dá a mensagem de erro que coloquei alguns posts atrás), e pelo Windows, o Ubuntu não reconhece.

Entendi. Parece que o Ubuntu não está trabalhando bem com esse sistema de pariticionamento do Windows 7.
A dica que postei acima deve funcionar. A idéia é criar as partições com o gparted, antes de instalar o Windows.

Abraço.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 21:47 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #11 Online: 25 de Dezembro de 2009, 23:46 »
Estou fazendo, e parece que vai dar certo. Mas parei na parte de criar as partições no Linux, não sei se crio uma primária ou lógica. A mesma coisa para a partição de swap e de dados.

Em tempo, parece que já detonei meu HD. O Ubuntu exibiu uma mensagem me avisando que "o disco possui muitos setores ruins". O quão grave é isso?

EDIT........

Bom, fiz uma breve pesquisa e parece que não havia diferença entre ser partiçao primária e logica. Fiz todas como primarias (ubuntu, swap e dados). Esta última, tentei criar como NTFS, mas nao tinha a opcao no particionador do Ubuntu, entao fiz como ext4 (como estava no tutorial). Enfim, o dual boot deu certo, porém agora os SO nao estão reconhecendo as demais partições.

No gerenciador de disco do Windows, ele mostra as partições corretamente, mas sem atribuir nenhuma letra a elas, e a unica opção que tenho é de exclui-las (as opções de formatar, diminuir, etc, estão inativas).

E no Ubuntu, ele reconhece apenas a partição C do Windows. Tentei acessar o GParted pra ver se aparecia, mas pasmem, não estou encontrando. Não está no menu Sistema -> Administração e nao consegui baixar pela Central de Programas, pois fala que está "indisponivel nos dados atuais". Procurando por "gparted" no Synaptic, nada é encontrado.

Sou novata em Linux e não sei mexer no terminal, mas pesquisei no Google e tentei alguns comandos pra rodar o programa, mas com o "gsku gparted" nao acontece nada, e com o "$ sudo apt-get install gparted" ele fala que o diretório não foi encontrado. Realmente nao sei mais o que fazer, então se alguem puder me ajudar nisso, agradeço imensamente.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2009, 01:39 por CrisMcBrain »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2009, 10:00 »
use o live-cd do parted magica pra partiocinar seu hd
http://www.baixaki.com.br/download/parted-magic.htm
eu sugiro:
40gb...windows
2gb...swap
40gb...ext3/ext4...linux
restante...fat32...arkivos

meu pc de 80gb ta divido assim:
20gb...winxp
2gb...swap
20gb...linux
38gb...fat32...backup
ja testei ubuntu, fedora, mandriva, pclinuxos dessa forma e sempre funcionou

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2009, 13:32 »
o dual boot deu certo, porém agora os SO nao estão reconhecendo as demais partições.
Você não acessa a partição do Windows via Ubuntu? Pesquise por "montar partições".

No gerenciador de disco do Windows, ele mostra as partições corretamente, mas sem atribuir nenhuma letra a elas, e a unica opção que tenho é de exclui-las (as opções de formatar, diminuir, etc, estão inativas).
Normal. O Windows não lê as partições ext.

E no Ubuntu, ele reconhece apenas a partição C do Windows. Tentei acessar o GParted pra ver se aparecia, mas pasmem, não estou encontrando. Não está no menu Sistema -> Administração e nao consegui baixar pela Central de Programas, pois fala que está "indisponivel nos dados atuais". Procurando por "gparted" no Synaptic, nada é encontrado.

Sou novata em Linux e não sei mexer no terminal, mas pesquisei no Google e tentei alguns comandos pra rodar o programa, mas com o "gsku gparted" nao acontece nada, e com o "$ sudo apt-get install gparted" ele fala que o diretório não foi encontrado. Realmente nao sei mais o que fazer, então se alguem puder me ajudar nisso, agradeço imensamente.
O gparted não vem instalado mesmo, mas é estranho, pois ele está normalmente nos repositórios do Ubuntu.
Vá em canais de software e, na guia "Programas do Ubuntu", veja as opções não estão desmarcadas.
Qualquer coisa, tente usar o próprio Live CD para instalar o gparted. Adicione o cd-rom nos canais de software.

Espero ter ajudado. Abraço
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2009, 13:44 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2009, 13:49 »
O meu HD está assim:
01 - 40gb - Windows - NTFS
02 - 40gb - Linux - ext4 (ponto de montagem /)
03 - 2gb - swap
04 - Restante - Dados/arquivos - ext4 (ponto de montagem /home)

Todas as partições são PRIMÁRIAS.


Explique melhor essa questão. Você não acessa o Windows via Ubuntu?
Se for o caso, pesquise por montar partições.

Via Ubuntu eu cosigo acessar a partição do Windows, mas não consigo acessar a partição dos dados, que é a mais importante. E via Windows, não acesso nenhuma das duas.

Normal. O Windows não lê as partições ext.

Tá, mas no tutorial estava como ext4. Eu tentei fazer como NTFS e não tinha a opção, e até tentei como FAT32, mas deu erro (não lembro exatamente o que, agora). Minha esperança era poder formatá-la depois como NTFS, mas como disse, pelo Windows é impossivel, e não achei o GParted.

O gparted não vem instalado mesmo, mas é estranho, pois ele está normalmente nos repositórios do Ubuntu.
Tente usar o próprio Live CD para instalar o gparted. Vá em canais de software e adicione o cd-rom.
Aproveite para ver na guia "Programas do Ubuntu", se as opções não estão desmarcadas.

Na guia "Programas do Ubuntu", todas as opções estão marcadas. Adicionei o CD, mas nao apareceu nada novo na busca por GParted.