Autor Tópico: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7  (Lida 10510 vezes)

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2009, 14:08 »
O meu HD está assim:
01 - 40gb - Windows - NTFS
02 - 40gb - Linux - ext4 (ponto de montagem /)
03 - 2gb - swap
04 - Restante - Dados/arquivos - ext4 (ponto de montagem /home)

Todas as partições são PRIMÁRIAS.

Via Ubuntu eu cosigo acessar a partição do Windows, mas não consigo acessar a partição dos dados, que é a mais importante. E via Windows, não acesso nenhuma das duas.
Acontece que você montou sua partição 04 para dados como /home
Então o Ubuntu não reconhece como uma partição externa ao sistema.
Se quisesse uma partição livre, não poderia definir ponto de montagem.

Citar
Tá, mas no tutorial estava como ext4. Eu tentei fazer como NTFS e não tinha a opção, e até tentei como FAT32, mas deu erro (não lembro exatamente o que, agora). Minha esperança era poder formatá-la depois como NTFS, mas como disse, pelo Windows é impossivel, e não achei o GParted.
Use um outro programa, como o Partition Magik. Entretanto, a instalação do Ubuntu precisará ser refeita, já que você montou a /home na partição que queria para dados como NTFS.

Citar
Na guia "Programas do Ubuntu", todas as opções estão marcadas. Adicionei o CD, mas nao apareceu nada novo na busca por GParted.
Abra o arquivo de repositórios e cole a saída aqui

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Ah, e você clicou em atualizar no Synaptic após o procedimento de adicionar o cd-rom?
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2009, 14:12 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2009, 16:28 »
Acontece que você montou sua partição 04 para dados como /home
Então o Ubuntu não reconhece como uma partição externa ao sistema.
Se quisesse uma partição livre, não poderia definir ponto de montagem.

Eu apenas fiz como estava no tutorial.

Mas enfim, finalmente consegui instalar o GParted (baixei o pacote no Baixaki). Acontece a mesma coisa do gerenciador do Windows, ele identifica corretamente as partiçoes, mas não me permite modificá-las. Vejam: http://img696.imageshack.us/img696/3343/gparted1.png

A unica opção que tenho é "desmontar", e não sei exatamente o que isso significa.

O que vai acontecer se eu selecionar esta opção?
Tem algum jeito de convertê-la para NTFS sem ter que instalar tudo de novo? É a unica coisa que preciso agora: acessar essa partição pelos dois SO's.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2009, 16:32 por CrisMcBrain »

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2009, 18:03 »
Eu apenas fiz como estava no tutorial.

Mas enfim, finalmente consegui instalar o GParted (baixei o pacote no Baixaki). Acontece a mesma coisa do gerenciador do Windows, ele identifica corretamente as partiçoes, mas não me permite modificá-las. Vejam: http://img696.imageshack.us/img696/3343/gparted1.png

A unica opção que tenho é "desmontar", e não sei exatamente o que isso significa.

O que vai acontecer se eu selecionar esta opção?
Tem algum jeito de convertê-la para NTFS sem ter que instalar tudo de novo? É a unica coisa que preciso agora: acessar essa partição pelos dois SO's.
Olá Cris

Bom, na hora de instalar um sistema Linux, você tem a opção de montar apenas a raiz /, ou separar outras partes do sistema em partições distintas, como no caso da /home. O método que está no link que passei apenas dá um exemplo de instalação, mas as partições devem ser criadas de acordo com seus objetivos.

O processo de "desmontar" é o primeiro passo para você poder editar a partição, pois ela não pode estar montada nesse momento. No entanto, o sistema não vai permitir que a /home seja desmontada.

Aliás, se você formatasse a sda4 agora, seu sistema Linux ficaria corrompido.

O que pode ser feito, é iniciar pelo Live CD, redimensionar a /home, digamos para uns 10 GB, e formatar o restante sem ponto de montagem.

Outra opção, seria reinstalar o Ubuntu do zero, selecionando apenas a partição raiz no momento da instalação (o sistema vai automaticamente criar a home dentro dela mesma), e formatar a sda4 sem ponto de montagem.

De qualquer forma, depois você teria que tentar formatar a partição maior em NTFS usando algum programa como o Partition Magik pelo Windows, para que ela fosse acessível por ambos os sistemas.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2009, 18:18 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #18 Online: 26 de Dezembro de 2009, 21:16 »
Bom, acho que de tanto usar ele esses dias, meu live-CD foi pro pau. Agora tenho que baixar e gravar de novo, o que só farei amanhã ou segunda. Mas obrigada por enquanto, vou tentar reinstalar o Ubuntu do jeito que vc falou, e acho (e espero!) que dê certo.  :)

Offline CrisMcBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema c/ partições ao instalar Ubuntu com Win7
« Resposta #19 Online: 28 de Dezembro de 2009, 14:47 »
Pessoal, mudei de planos. Vou deixar só o Windows no notebook e instalar o Ubuntu no meu desktop, assim não fico esquentando a cabeça com isso. De qualquer forma, agradeço a ajuda de todos, mto obrigada!!