Autor Tópico: Qual a maior diferença entre a versão 32 e 64 bits do karmic?  (Lida 1775 vezes)

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Qual a maior diferença entre a versão 32 e 64 bits do karmic?
« Online: 20 de Dezembro de 2009, 11:55 »
Bom dia, pessoal.
Essa é a primeira vez que instalo a versão 64 bits do karmic koala no meu pc. Acredito que esteja funcionando melhor que a versão 32.
Será que vocês poderiam me dizer o que eu ganho ou perco com essa versão?
Muito obrigado à todos vocês desde já!
Até mais!

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Qual a maior diferença entre a versão 32 e 64 bits do karmic?
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2009, 14:50 »
A diferença é que grande parte dos pacotes está instalado para a arquitetura 64bits.

A diferença entre a arquitetura 32bits e 64bits é o tamanho maior do endereçamento dos dados.
Pense no primeiro como uma estrada de 32 vias, e no segundo como uma de 64 vias. O fluxo de transito pode ser maior, mas não necessariamente (se só houverem 32 carros, eles vão usar apenas 32 vias de qualquer jeito... é o caso de programas compilados em 32bits, rodando no 64bits).
Googling since 1999.

Offline Vandré

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Qual a maior diferença entre a versão 32 e 64 bits do karmic?
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2009, 07:52 »
Na prática funciona assim...

Se vc tem um processador de 64bits (normalmente laptops novos) vc instalar a versão de 64bits. Se vc não tem, vc instala a versão de 32bits.

No meu laptop eu tive problemas quando instalei o windows vista de 64bits, ... é mais difícil encontrar drivers, e alguns softwares. Não sei quanto ao linux.

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: Qual a maior diferença entre a versão 32 e 64 bits do karmic?
« Resposta #3 Online: 22 de Dezembro de 2009, 09:04 »
Na pratica você utiliza 64 bits de endereçamento quando vai utilizar mais do que 4GB de memória RAM.

Abraço,

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: Qual a maior diferença entre a versão 32 e 64 bits do karmic?
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2009, 16:07 »
Estranho... Instalei a 64 bits e tive alguns problemas de compatibilidade, claro. Por isso desinstalei e instalei a 32 bits.

Mas o 32 bits, a princípio só reconhecia 3.4 GB de RAM dos meus 4 GB... Mas agora ela reconhece toda minha RAM. xD

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: Qual a maior diferença entre a versão 32 e 64 bits do karmic?
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2009, 16:10 »
Olá Fábio,

Bom... para começar, é bom entender que bit é uma unidade. Do mesmo jeito que os metros servem para medir distâncias, o bit serve como medida de informação digital. Teoricamente, o processador de 64 bit pode processar o dobro de bits que um processador de 32 bit ao mesmo tempo. Isso é até meio óbvio. Outra vantagem dos processadores de 64 bit é que eles conseguem gerenciar muito mais memória RAM. Os de 32bit só trabalham com o máximo de 4 giga, número baixo se levarmos em consideração as exigências de alguns programas que já fazem parte do nosso dia-a-dia. Só que para todo esse potencial seja aproveitado ao máximo, é necessário que o seu sistema operacional também opere em 64bit. Por isso mesmo, o Windows XP, o Vista e, os mais recentementes, o Windows 7 e Ubuntu 9.10 oferecem as 2 possibilidades.

Até pouco tempo, por mais que você tivesse um processador e um sistema operacional rodando em 64 bit, ainda enfrentaria problemas. É que a maioria dos programas disponíveis no mercado ainda não tinha se adaptado à nova realidade. Hoje, quase todos os softwares já rodam na nova plataforma. Portanto, é bom que você dê preferência a um processador 64bit e a um sistema operacional 64bit a partir de agora. Aliás, os processadores de 32 bit, tão fortes no mercado até pouquíssimo tempo, já estão caminhando para o esquecimento.
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS