Autor Tópico: Volume de som baixo no 6.06 - Dapper  (Lida 3516 vezes)

Offline wbrandao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Volume de som baixo no 6.06 - Dapper
« Online: 09 de Setembro de 2006, 11:51 »
     Pessoal,

     Fiquei uns dois dias pesquisando um problema que tive no 6.06. O som era baixíssimo, mesmo com o botão do volume no máximo, mal dava para ouvir alguma coisa, mesmo minha placa sendo uma SoundBlaster Live com sistema de som com subwoofer.
     Como não achei uma resposta que resolvesse meus problemas no Fórum, resolvi postar o que me ajudou aqui. É bem simples.
     Primeiro, um pouco de teoria.
     O Linux tem uma biblioteca chamada ALSA (Advanced Linux Sound Architecture), que é responsável pelo gerenciamento dos dispositivos de som. Ela é instalada com o Ubuntu.
     Porém, na instalação padrão, ela é configurada com cerca de 80% do volume máximo. Descobri isso fuçando uns fóruns que me apresentaram o comando amixer, que configura os drivers de som via linha de comando.
     É possível configurar o som através deste aplicativo, mas ele é todo em linha de comando, e como sou usuário Windows desde a versão 3.1, não tive a mínima condição de fazê-lo.
     Então, para os viciados em GUI como eu, tem uma solução muito simples !
     No Synaptic, pesquise pela palavra ALSA. Ele vai trazer duas opções, o ALSA Mixer GUI e o GNOME ALSA Mixer. Instale ambos.
     Depois disso, é só abrir o ALSA Mixer GUI em "aplicaçoes -> som e vídeo" e deslizar os controles para cima. Que nem no Windows ! Facinho, facinho !
     O outro pacote ? Ainda não usei...  ;D
     Boa sorte, noobies ! (como eu!)
     
« Última modificação: 09 de Setembro de 2006, 11:53 por wbrandao »

Offline BrunnoGM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Volume de som baixo no 6.06 - Dapper
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2006, 13:08 »
Tutorial bastante útil!
"Problema" resolvido aqui!
Obrigado!

Offline jbmacae

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
    • Grupo JBmacaé - Oportunidade Para Todos.
Re: Volume de som baixo no 6.06 - Dapper
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2006, 00:09 »
Mais um "probleminha" resolvido por aqui! :)
Boa dica.
João Batista
www.jbmacae.com