Autor Tópico: Aplicativos e suas dependências  (Lida 3775 vezes)

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Aplicativos e suas dependências
« Online: 28 de Dezembro de 2009, 08:33 »
Em primeiro lugar estou muito satisfeito com o Ubuntu, como já disse muitas vezes aqui. Cada vez mais ele se firma no meu PC e não "arreda o pé".  :D
Queria colocar aqui uma questão, que não chega a atrapalhar, mas considero um tanto dispendiosa.
Desculpem se essa questão já foi levantada antes...
Ao instalar o K9copy ontem em minha maquina, ele faz o download de 59 (cinquenta e nove) dependencias de pacote.
Tenho uma conexão um tanto lenta, no que isso demorou cerca de 1h30 para instalação completa.
Ao adicionar um novo aplicativo no Ubuntu, dependendo do pacote, ele faz o download de "N" pacotes adicionais e dependências.
Quando faço o download de um GetDeb da vida por exemplo, o tal aplicativo precisa das bibliotecas X, Y, Z.... e por ai vai.
Por que isso?

Pode ser uma pergunta idiota, mas isso não poderia ser mais prático? Assim como acontece no W$? Voce baixa um instalador, NEXT NEXT NEXT e pronto?

PS: Apos 1h30, depois de instalado, o K9copy não funciona e me diz para reportar o erro... :o.. que maravilha!!!!
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2009, 09:54 »
Você acha mesmo mais prático o jeito Microsoft?

Já aconteceu comigo de ao instalar um aplicativo outro parar de funcionar porque durante o tal "next, next, next ..." porque uma biblioteca foi trocada.

Da forma como é feito no Linux uma vez que uma biblioteca foi instalada para um aplicativo ela não é baixada novamente na instalação de outro (caso seja dependência dele), evitando assim uso de banda a toa.

Acho muito mais racional a forma Linux de se instalar programas, e acho que os usuários que vieram do windows devem fazer é se adaptar ao jeito novo, e não ficar procurando o antigo, porque se for para ser igual que tenha somente windows.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2009, 09:57 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2009, 11:25 »
Esse lance de dependência é uma bomba! =p
O cara começa a instalar as coisas quando vê... Boomm erro, o aplicativo pede uma que não é compatível com a atual!! =p



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2009, 11:46 »
A instalação de dependências sem a necessidade de pesquisar por elas é uma mão na roda nas distros baseadas no Debian (ou 'quase' baseadas), isso permite que, na maioria das vezes, o programa que se deseja instalar seja instalado sem problemas e pronto pra funcionar. Quem estiver chiando do "problema" de dependências experimente, por exemplo, o Slackware, pra ver que a 'dor de cabeça' de se baixar as dependências passará a ser o não download das dependências necessários ao bom funcionamento do programa ou sequer a instalação do pacote.

Note que não estou falando mal do Slack (antes que venham os pela-sacos de sempre reclamar), estou apenas comparando recursos que tem em umas distros e em outras não, sem desmerecer a capacidade de funcionamento delas...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2009, 12:08 »
Esse lance de dependência é uma bomba! =p
O cara começa a instalar as coisas quando vê... Boomm erro, o aplicativo pede uma que não é compatível com a atual!! =p



[]'s



Alyscom

Posso contar nos dedos de uma mão as vezes que tive problemas com dependências nesses meus anos de Linux.

É uma bomba só para aqueles usuários que gostam de fazer bagunça. Eu só instalo aplicações de lugares (repositórios) que sei que são confiáveis.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2009, 14:30 »
Você acha mesmo mais prático o jeito Microsoft?

Já aconteceu comigo de ao instalar um aplicativo outro parar de funcionar porque durante o tal "next, next, next ..." porque uma biblioteca foi trocada.

Da forma como é feito no Linux uma vez que uma biblioteca foi instalada para um aplicativo ela não é baixada novamente na instalação de outro (caso seja dependência dele), evitando assim uso de banda a toa.

Acho muito mais racional a forma Linux de se instalar programas, e acho que os usuários que vieram do windows devem fazer é se adaptar ao jeito novo, e não ficar procurando o antigo, porque se for para ser igual que tenha somente windows.

Concordo com você clcampos, o Ubuntu faz um trabalho excelente nesse quesito, buscando as dependencias automaticamente ao se adiconar uma nova aplicação. Evito ao máximo buscar coisas fora dos repositórios oficiais, justamente para se evitar dores de cabeça.

Já passei por todas as distribuições que vc imaginar até parar no Ubuntu, que faz as coisas da forma que devem ser. Sem bombas.

Foi uma falha do K9copy (depois de um tempão baixando) que acabei associando sem querer ao modo como as coisas funcionam no Ubuntu. Nada contra.
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2009, 17:16 »
Oh tópico foi para falar das dependências ou para pisar em mim?!? :P
Quem estiver chiando....
É uma bomba só para aqueles usuários que gostam de fazer bagunça
Sem bombas.
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2009, 17:35 »
Ninguém está "pisando" em cima de vc, seria o mesmo que generalizar, tipo "todo gay é surdo mas nem todo surdo é gay" (no lugar de 'gay' eu ia colocar o nome 'certo', mas como aqui tem gente que se incomoda com tudo, vai 'gay' mesmo, ehehehe...).

Note que o problema de dependência também ocorre no Windows, mas de modo muito menor, pois os programas de instalação do Windows já vem com todos os arquivos necessários ao uso do mesmo; então, o eventual erro que possa acontecer nos programas instalados no Linux de um modo geral também podem acontecer se nos pacotes DEB baixados também tivessem todos os arquivos necessários ao funcionamento do mesmo.

Troque o "chiando" por "manifestando-se negativamente referente ao problema..." que fica menos 'ofensivo', heheheh...


Oh tópico foi para falar das dependências ou para pisar em mim?!? :P
Quem estiver chiando....
É uma bomba só para aqueles usuários que gostam de fazer bagunça
Sem bombas.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2009, 18:30 »
Oh tópico foi para falar das dependências ou para pisar em mim?!? :P
Quem estiver chiando....
É uma bomba só para aqueles usuários que gostam de fazer bagunça
Sem bombas.

Rapaz você tá se achando... hehehehe...

Você não foi nem o criador do tópico, porque acha que algo aqui seria para você?

Tá muito dolorido...
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline tizé das coives

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2009, 18:41 »
Só encontro uma desvantagem no sistema de dependencias..
É que normalmente precisamos da ligação à internet para baixar as dependencias.

Uma vez instalei o Ubuntu num computador de uma amiga e foi chato para instalar porque ela não tinha internet em casa.

Depois instalei o debian Lenny e dei-lhe colecção completa dos repositórios em DVD (mais de 20Gb !!)
Ela já instalou e removeu vários programas sem problema nenhum.

Sinceramente, acho o sistema de instalação do apt-get excelente.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2009, 18:45 »
@velox256 que maneira de comparar as coisas ein...  :P rsrsrs
@clcampos
Citar
Você não foi nem o criador do tópico
Tem alguma diferença?
Citar
porque acha que algo aqui seria para você?
Talvez porque citaram a palavrinha que eu disse! ;)
Citar
Tá muito dolorido...
Não entend... Mas deixa quieto!! :-X



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2009, 19:15 »
Não tem como responder ao Alyscom sem piorar as coisas... já digitei e deletei várias vezes.

Só espero que entenda que aqui discutimos os assuntos, usando termos de todos que participam do tópico, e nem por isso estamos querendo pisar em alguém. Achar isso é realmente se achar o centro do universo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline NPC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 230
  • Bot
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2009, 19:54 »
Não dá nem pra comparar o "jeito ubuntu" com o "dll hell" do windows. Quem mexe com programação sabe disso.
Em 2 anos nunca tive nenhuma reclamação do apt.

A única falha que eu acho do ubuntu, ironicamente pelo fato deles facilitarem muito o processo, é que ao meu ver o esquema de repositórios e pacotes funciona perfeitamente para servidores e pra aplicações "system wide" (visíveis pelo sistema inteiro)... Agora que o linux tá adentrando mais os desktops seria legal ter algum mecanismo tão fácil quanto o apt/yum/rpm mas que fosse 'local'... Como instalar um programa apenas pro ambiente de um único usuário, com dependencias apenas locais (em vez do programa ir em /usr/share buscar as dependencias, ele checaria a própria pasta apenas) e sem precisar envolver o root nisso.
Googling since 1999.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2009, 20:14 »
Não dá nem pra comparar o "jeito ubuntu" com o "dll hell" do windows. Quem mexe com programação sabe disso.
Em 2 anos nunca tive nenhuma reclamação do apt.

A única falha que eu acho do ubuntu, ironicamente pelo fato deles facilitarem muito o processo, é que ao meu ver o esquema de repositórios e pacotes funciona perfeitamente para servidores e pra aplicações "system wide" (visíveis pelo sistema inteiro)... Agora que o linux tá adentrando mais os desktops seria legal ter algum mecanismo tão fácil quanto o apt/yum/rpm mas que fosse 'local'... Como instalar um programa apenas pro ambiente de um único usuário, com dependencias apenas locais (em vez do programa ir em /usr/share buscar as dependencias, ele checaria a própria pasta apenas) e sem precisar envolver o root nisso.
Concordo com vc. O sistema dos pacotes .deb é muito bom, mas o root não é necessário para instalar certas coisas.

Acho que um sistema separado pra instalar dependências seria legal, tipo:
Vc abre o .deb do programa e instala sem precisar da senha caso vc já tenha todos as dependências. Caso não tenha ele pede a senha unicamente pra instalar as dependências do repositório, sem dar privilégios ao instalador do programa em si.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Aplicativos e suas dependências
« Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2009, 00:17 »
Pelo amor de Deus!

Que ninguém leia isso!

Temos, onde trabalho, mais de 70 máquinas com Ubuntu, já imaginou se o usuário consegue instalar com facilidade algo? Mesmo que só um pacote?

Imagina ter que começar (como no windows) ter que criar perfis para controlar isso? Sai pra lá com essas ideias gente.

Linux é desenvolvido para servir a todos, se querem fazer instalações sem senha basta fazer uma pesquisa que descobriram com facilidade. Não vamos diminuir a segurança do sistema de forma default, deixe que os usuários baguncem os seus.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!