Autor Tópico: Instalação de autocad no Linux  (Lida 24470 vezes)

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Instalação de autocad no Linux
« Online: 28 de Dezembro de 2009, 13:16 »
Caros amigos,

Venho pedir aos colegas que tem experiência, sobre este assunto, se há a possibilidade de se instalar e rodar o autocad no Linux, e se sim, como fazê-lo. Sou usuário de autocad, e tenho iniciado no Linux, e os soft's de desenho que já vi no linux, ainda estão muito aquem da intuitividade, recursos e soluções que o autocad nos oferece.

Se sim......     ..... se há como adaptar e instalá-lo no Linux, ou que pode ser um projeto para o futuro uma adaptação do autocad, o que seria necessário?

Abraços:
Euller

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #1 Online: 28 de Dezembro de 2009, 13:37 »
Você conhece o PlayOnLinux??



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #2 Online: 28 de Dezembro de 2009, 17:27 »
Bom amigo, fui lá ver o seu link, e acho que não deve resolver não, tenho alguns amigos que já emularam com o Wine, e contudo não obtiveram bom resultado. Posso até testar, contudo já de antemão estou ciente que todos os meus amigos cadistas que usaram algo assim semelhante emulando o windows, tiveram um altíssimo consumo de memória, (o que já é comum à cad's) alem do normal.

ABraços.

Você conhece o PlayOnLinux??



[]'s



Alyscom
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2009, 17:30 por Euller »

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #3 Online: 28 de Dezembro de 2009, 17:36 »
Pelo que vi, o autocad roda no wine.

Mas é bom tentar alternativas nativas, que costumam ser tão boas ou melhores quanto as concorrentes.

Você pode testar, se ainda não tiver feito isso, o bricscad e o varicad. E se não me engano a própria autodesk tem programas linux com a mesma função do autocad.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2011, 10:03 por Falco90 »

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #4 Online: 28 de Dezembro de 2009, 17:56 »
Caros amigos,

Venho pedir aos colegas que tem experiência, sobre este assunto, se há a possibilidade de se instalar e rodar o autocad no Linux, e se sim, como fazê-lo. Sou usuário de autocad, e tenho iniciado no Linux, e os soft's de desenho que já vi no linux, ainda estão muito aquem da intuitividade, recursos e soluções que o autocad nos oferece.

Se sim......     ..... se há como adaptar e instalá-lo no Linux, ou que pode ser um projeto para o futuro uma adaptação do autocad, o que seria necessário?

Abraços:
Euller
Você pode virtualizar o Windows dentro do Linux através de uma máquina virtual e a partir desta instalar o Autocad, não testei não posso afirma o resultado, mas acredito que funcione.



[]'s

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2009, 18:27 »
No PlayOnLinux roda sim autocad, só que nessas versões >> 2000, 2002, 2004, 2005, 2006, 2008, Electrical 2008, Mechanical 2008 e R14!!  :)



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2009, 18:47 »
Tem também o BRLCAD, que tem repositório e tudo: http://livre.wiki.br/debate/index.php?topic=343.0. Não sei se presta (não mexo com esse tipo de programa), mas pode valer a pena tentar.

Offline Euller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2009, 10:01 »
Bom amigos,

Vou ressaltar a questão do gasto de memória que o Autocad já demanda, e se rodar em máquina virtual irá se multiplicar principalmente em desenhos de maior tamanho e que demandam recursos maiores. E se formos ver recursos gráficos em 3D e uso de materiais e massa que aumentam mais o tamanho do desenho e exigem mais da máquina é uma questão.

Uma das minhas idéias seria saber se há a possibilidade de o cad ser instalado à semelhança de alguns soft's de windows que abrem no Linux (menoria né kkkk, pois o contrário é o mais comum né... hehehehe).

Bom retorno pra galera... más alguns destes softs posso tentar.

Abraços e um feliz ano novo pra todos...

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2009, 12:39 »
O wine e o PlayOnLinux são "tradutores" e devem consumir menos recursos que uma maquina virtual. Já usei alguns pequenos programas e jogos pelo wine sem perda de desempenho, apenas perdendo algumas funcionalidades :-\

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2009, 16:50 »

Offline Astromanvk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:31 »
autocad 2004 roda 100% no playonlinux, uso 2D e fica show... as vezes reina um pouco e falha pra entrar, mas logo arranca... só nao sei como usar o crack, instalei como trial e usei até acabar o tempo...

Offline hebertaragao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2011, 16:42 »
autocad 2004 roda 100% no playonlinux, uso 2D e fica show... as vezes reina um pouco e falha pra entrar, mas logo arranca... só nao sei como usar o crack, instalei como trial e usei até acabar o tempo...

Olha esse software ai para linux pode ser que sirva.
http://www.3ds.com/products/draftsight/download-draftsight

Offline clahrion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2011, 01:38 »
O Autocad roda tranquilamente debaixo de windows emulado pelo VirtualBox.

Passo 1) Instale o Virtual Box:
~$ sudo apt-get install virtualbox-ose

Passo 2) Instale a versão windows de sua preferência

Passo 3) Instale o VboxGuestAddictions dentro do windows emulado. Ele dará o recurso de se mapear uma unidade no windows direcionada para qualquer diretório que você escolher na sua estrutura do Linux. É uma ponte para troca de arquivos entre o windows e o Linux.

Passo 4) Instale o Autocad no windows emulado.

A memória que você vai usar para o windows depende da sua máquina, mas se você configurar no Vbox 850M para o windows, o autocad já roda. Toda memória que você destinar ao windows, o VirtualBox tira do Linux enquanto você estiver rodando o Windows. Por isso, quanto mais memória sua máquina tiver, melhor fica a performance do emulador.

Abraços,

Caio Bastos


Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Instalação de autocad no Linux
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2011, 13:27 »
Recomendo o Autocad via virtual box, como o amigo clahrion explicou acima.

Porém, se deseja algo free, nativo para linux e bem mais leve que o Autocad, recomendo o QCAD, que tem no Central de Programas do Ubuntu.

O único problema do QCad é que ele só trabalha com situações em 2D. De resto, é semelhante ao Autocad, inclusive abrindo arquivos .dxf.

[]'s
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04