Autor Tópico: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.  (Lida 8079 vezes)

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Online: 30 de Dezembro de 2009, 17:18 »
Olá pessoal,

Estou usando um laptop baseado em um chipset VIA e como alguns podem imaginar, nada de aceleração 3D, mesmo depois de ter buscado muito por soluções na internet. Ainda estou com problemas de fazer o laptop suspender e com o áudio. Nas minhas buscas para resolver o problema, encontrei na internet um abaixo assinado que pede à VIA que tome um posicionamento em relação aos usuários de Linux. Eu achei interessante e assinei. Se alguém aí sabe da má fama da VIA, por favor faça o mesmo.

O link para a petição está aqui:
http://www.petitiononline.com/vialinux/petition.html

Uma tradução aqui:
"www.vivaolinux.com.br/topico/Linux-X-Windows/VIA-abaixo-assinado-online-de-peticao-de-drivers-decentes."

Abraços.

PS: Só para deixar claro que apesar de ter assinado a petição, eu mesmo não pretendo comprar novamente qualquer computador baseado no chipset VIA (e SiS). Aconselho os demais usuários do Linux a fazerem o mesmo.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2009, 17:32 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #1 Online: 31 de Dezembro de 2009, 09:15 »
Isso de drivers decentes não deveria ser uma coisa óbvia, tipo não dirigir depois de beber? A gente ainda tem que implorar pros caras?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #2 Online: 31 de Dezembro de 2009, 09:38 »
O chipset da minha máquina também é Via pelos menos eu não tive problemas com esses drivers, mas percebo muitos usuários relatando problemas relacionados a drivers e Via no Linux em Geral.
Vai ver que por este motivo que algumas empresas montadoras de micros estão abandonando os hardware oferecidos pela empresa Via, como por exemplo a Positivo, que por sinal está investindo em Linux para baratiar os custos de seus micros.



[]'s

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2009, 11:07 »
Isso de drivers decentes não deveria ser uma coisa óbvia, tipo não dirigir depois de beber? A gente ainda tem que implorar pros caras?

Mas esse não é um problema só da VIA. Ainda tem a SiS, alguns fabricantes de outros periféricos, como rede sem fio, webcam etc. Porém, no meu caso, acho importante assinar porque eu sei que muitos usuários desavisados vão continuar comprando computadores baseados no chipset da VIA. O problema é que quando se deparam com a falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux, como se o problema fosse dele. Eu pelo menos pretendo nunca mais comprar nada baseado na VIA e na SiS.

O chipset da minha máquina também é Via pelos menos eu não tive problemas com esses drivers, mas percebo muitos usuários relatando problemas relacionados a drivers e Via no Linux em Geral.
Vai ver que por este motivo que algumas empresas montadoras de micros estão abandonando os hardware oferecidos pela empresa Via, como por exemplo a Positivo, que por sinal está investindo em Linux para baratiar os custos de seus micros.



[]'s


Não tem problemas?! Interessante...

Qual versão do Ubuntu você usa? Poste o seu chipset aqui e os esfeito do Compiz rodam bem?

Abraço.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2009, 11:13 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #4 Online: 01 de Janeiro de 2010, 18:48 »
A verssão que uso é a Karmic Koala.
Este chipset não é lá essas coisas, óbvio que não rodará os efeitos gráficos que o Ubuntu disponibiliza, no máximo um suporte 3D, para consegui hábilitar os táis efeitos com vídeo on-board tem que ser pelo menos Nvídea, Ati, Intel...
Via, pode esquecer, o que não quer dizer que o chipset não foi reconhecido pelo sistema.



[]'s

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2010, 19:34 »
vou assinar, por que sei que para fazer pc barato estão usando a combinação via ( ou sis )+ linux.... e isso ta ferrando a imagem do linux.......
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #6 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:42 »
vou assinar, por que sei que para fazer pc barato estão usando a combinação via ( ou sis )+ linux.... e isso ta ferrando a imagem do linux.......

Pura verdade! Eu já havia percebido isso pesquisando preço de laptops. Itautec, Pisitivo, CCE, Semp Toshiba Info e outras andam fazendo isso. E o que nós podemos fazer? Nós que já sabemos disso e que esses fabricantes não estão nem aí para os usuários do Linux temos que, além de evitar comprar esses produtos, disseminar entre os outros usuários essa ideia.

A verssão que uso é a Karmic Koala.
Este chipset não é lá essas coisas, óbvio que não rodará os efeitos gráficos que o Ubuntu disponibiliza, no máximo um suporte 3D, para consegui hábilitar os táis efeitos com vídeo on-board tem que ser pelo menos Nvídea, Ati, Intel...
Via, pode esquecer, o que não quer dizer que o chipset não foi reconhecido pelo sistema.



[]'s

Eu já sabia! O problema é que quando você fala que funciona sem "problemas", a maioria dos usuários pode pensar que funciona por completo, inclusive com aceleração 3D. Então, existe um "problema" de comunicação aí, pois pra mim, periférico sem driver é um grande "problema". Tão grande, que tem sido um dos principais motivos pelo qual o Linux tem um número de usuários pequeno se levarmos em conta tudo de bom que o sistema é e pode oferecer.


Abraços.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 12:14 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2010, 08:32 »
vou assinar, por que sei que para fazer pc barato estão usando a combinação via ( ou sis )+ linux.... e isso ta ferrando a imagem do linux.......

Pura verdade! Eu já havia percebido isso pesquisando preço de laptops. Itautec, Pisitivo, CCE, Semp Toshiba Info e outras andam fazendo isso. E o que nós podemos fazer? Não que já sabemos disso e que esses fabricantes não estão nem aí para os usuários do Linux temos que, além de evitar comprar esses produtos, disseminar entre os outros usuários essa ideia.

A verssão que uso é a Karmic Koala.
Este chipset não é lá essas coisas, óbvio que não rodará os efeitos gráficos que o Ubuntu disponibiliza, no máximo um suporte 3D, para consegui hábilitar os táis efeitos com vídeo on-board tem que ser pelo menos Nvídea, Ati, Intel...
Via, pode esquecer, o que não quer dizer que o chipset não foi reconhecido pelo sistema.



[]'s

Eu já sabia! O problema é que quando você fala que funciona sem "problemas", a maioria dos usuários pode pensar que funciona por completo, inclusive com aceleração 3D. Então, existe um "problema" de comunicação aí, pois pra mim, periférico sem driver é um grande "problema". Tão grande, que tem sido um dos principais motivos pelo qual o Linux tem um número de usuários pequeno se levarmos em conta tudo de bom que o sistema é e pode oferecer.


Abraços.


ednso, realmente não há problemas o Ubuntu reconhece este, o problema é com o hardware, ele é bem simples a ponto de não ser capaz de rodar um gráfismo mais "aprimorado".

Obs.:Muitos usuários estão testando o Ubuntu pelo fato de ter "uns efeitos maneiros", quando não conseguem faze-los funcionarem saem defamando o sistema mas esquecem de levar em conta o hardware presente no próprio sistema. quando o Windows não roda algum gráfismo pesado logo pensam em fazer um upgrade na máuina, quando ocorre no Linux logo pensam em desinstala-lo por ele ser "ruim, bugado, não roda X nem Y...".
Linux ainda não faz milagre!  ;D



[]'s

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2010, 12:29 »
ednso, realmente não há problemas o Ubuntu reconhece este, o problema é com o hardware, ele é bem simples a ponto de não ser capaz de rodar um gráfismo mais "aprimorado".

Obs.:Muitos usuários estão testando o Ubuntu pelo fato de ter "uns efeitos maneiros", quando não conseguem faze-los funcionarem saem defamando o sistema mas esquecem de levar em conta o hardware presente no próprio sistema. quando o Windows não roda algum gráfismo pesado logo pensam em fazer um upgrade na máuina, quando ocorre no Linux logo pensam em desinstala-lo por ele ser "ruim, bugado, não roda X nem Y...".
Linux ainda não faz milagre!  ;D



[]'s

Aí que você se engana. Por exemplo, com o Windows eu conseguia jogar, mesmo meio lento, Assault Cube (jogo 3D) no meu laptop, apesar de ser laptop e ter um adaptador de vídeo da VIA. Já no Linux, nunca consegui, nem mesmo lento. Nesse caso, eu poderia ter pensado que a culpa é do Linux, pois testei os dois sistemas (tinha dual boot) exatamente no mesmo computador. Já comentando isso com um amigo meu, que usa o Linux, ele disse que realmente o tratamento de vídeo no Linux é inferior! Se ele que já é um usuário do Linux há mais tempo que eu se engana, imagina que tá tentando começar agora? E a culpa é do Linux, do usuário, ou da empresa que não fabrica drivers para o Linux?

Então o fato de você rodar os efeitos do Ubuntu, ou proteções de tela mais elaboradas depende sim do desempenho do hardware. Vai ficar meio lento em adaptadores onboard (principalmente em laptops) e melhor em adaptadores offborad. Mas sem driver, nem roda, não interessa se o seu adaptador é onboard os offboard, melhor ou pior. E é da falta de driver que esse tópico trata, não de adaptadores mais lentos ou mais rápidos.

Abraços.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2010, 16:48 »
ednso, parace que você não me entendeu, em nenhum momento eu afirmei que este chip não fosse capaz de executar gráficos em 3D, au afirmei sim que este chip é bem limitado a ponto de não executar os efeitos gráfico do Ubuntu.
Eu desconheço o Jogo citado por você, mas afirmo que já consegui rodar "Urban Assault" Com vídeo on-board(VIA) mas não consegui rodar o "Counter Strike 1.5, 1.6", levando em conta que estava sendo emulado com "Wine" o que fez com que um jogo relativamente leve não fosse capaz de ser executado, ao contrário do "Urban Assault".
(lembrando que o Urban assault não rodou perfeitamente)



[]'s

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2010, 10:25 »
um momento os 2....

Sabemos que os "drives" para linux da VIA e da SIS tem um desempenho "pior" se comparado aos drives do windows...
isso é um fato....

se roda determinado jogo ou não... isso é relativo, temos todo um sistema de diferenças, e por qualquer motivo o jogo "solitarie" não funcionou, não necessariamente foi devido a placa de video........

mas para tirar as duvidas, escrevam no terminal glxgears e postem o resultado  e o modelo da placa.......
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2010, 12:09 »
um momento os 2....

Sabemos que os "drives" para linux da VIA e da SIS tem um desempenho "pior" se comparado aos drives do windows...
isso é um fato....

se roda determinado jogo ou não... isso é relativo, temos todo um sistema de diferenças, e por qualquer motivo o jogo "solitarie" não funcionou, não necessariamente foi devido a placa de video........

mas para tirar as duvidas, escrevam no terminal glxgears e postem o resultado  e o modelo da placa.......
Olá sboorbou, eu já havia testado o comando "glxgears", e sim deu positivo há suporte 3D.
Vou tentar me explicar melhor, estou dizendo que o chip de vídeo Via foi sim reconhecido pelo meu sistema Ubuntu no entanto ele não é capaz de executar gráfismos pesados, se comparados a chips Ati, Intel, Nvidea... O Via on-board é inferior, o que não significa que o drive de vídeo não está instalado até porquê algumas aplicações 3D são suportadas sim.
Acho que agora deu para me enender né!? ;D
não me entedam mau, eu não quero criar conflitos com nenhum usuário estou apenas tentando explicar minha opinião. ;)



[]'s




Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2010, 12:13 »
Olá,

O adaptador de vídeo do meu laptop é
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)

Os glxgears resultam em:
ednilton@edlap:~$ glxgears
1131 frames in 5.0 seconds
1218 frames in 5.0 seconds
1135 frames in 5.0 seconds
1207 frames in 5.0 seconds
1045 frames in 5.0 seconds
1234 frames in 5.0 seconds
1369 frames in 5.0 seconds
1140 frames in 5.0 seconds
1070 frames in 5.0 seconds
1220 frames in 5.0 seconds
1234 frames in 5.0 seconds
1072 frames in 5.0 seconds

Então, temos em média 1170 telas em 5 segundos, o que dá 234 telas por segundo. Mas o mais importante é que eu não consigo rodar jogos em 3D, proteções de tela 3D não funcionam como deveria e nada de Compiz! (Se pelo menos o Compiz rodasse!  :'()

Abraço.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2010, 12:18 »
Olá sboorbou, eu já havia testado o comando "glxgears", e sim deu positivo há suporte 3D.
Vou tentar me explicar melhor, estou dizendo que o chip de vídeo Via foi sim reconhecido pelo meu sistema Ubuntu no entanto ele não é capaz de executar gráfismos pesados, se comparados a chips Ati, Intel, Nvidea... O Via on-board é inferior, o que não significa que o drive de vídeo não está instalado até porquê algumas aplicações 3D são suportadas sim.
Acho que agora deu para me enender né!? ;D
não me entedam mau, eu não quero criar conflitos com nenhum usuário estou apenas tentando explicar minha opinião. ;)



[]'s

Cara, você tá de piada? É claro que tem suporte a 3D, agora com que velocidade? Faz o seguinte, põe como proteção de tela o AntSpotLight, o GlBlur ou o GlText e vê aí como fica rápido e fala pra gente.

Abraço.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 12:23 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2010, 12:40 »
ednso, este é o ponto que estou tentando explicar o suporte 3D é muito limitado para este hardware, uma placa mãe com a parte multimídia on-board Ati por exemplo roda os efeitos gráficos numa boa.
Não é atoa que estas placas com chipset Via são bem mais baratas, mas me parece que você até agora não entendeu isso e está culpando o driver ou Ubuntu.



[]'s