Autor Tópico: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.  (Lida 8019 vezes)

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: VIA: Abaixo assinado online para a petição de drivers decentes.
« Resposta #15 Online: 03 de Janeiro de 2010, 13:29 »
ednso, este é o ponto que estou tentando explicar o suporte 3D é muito limitado para este hardware, uma placa mãe com a parte multimídia on-board Ati por exemplo roda os efeitos gráficos numa boa.
Não é atoa que estas placas com chipset Via são bem mais baratas, mas me parece que você até agora não entendeu isso e está culpando o driver ou Ubuntu.



[]'s

Estou culpando o driver porque sei que ele não foi feito com suporte 3D. Por exemplo, esse adaptador da VIA que eu tenho pode ser comparado com o Intel GM 965, já que os dois são para laptops. Como hardware, eles não foram feitos para suportar recursos gráficos avançados, tipo rodar um jogo em 3D com gráficos do nível do PlayStation 3, por exemplo. Mas os dois deveriam suportar da mesma forma o Compiz. Mas o problema é que o Compiz roda na GM 965, mas não roda no meu adaptador VIA. E isso só pode ser explicado por falta de suporte nos drivers.

Pra você entender melhor, leia essa notícia:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=via_no_chrome9&num=1

O título dela diz: A VIA não irá liberar driver de código aberto para a celeração 3D em Chrome9

Ou seja, se você quiser aceleração 3D em adaptadores Chrome9, que é o meu, vai ter que baixar o driver da VIA e instalá-lo, mas ela não vai funcionar como nos adaptadores Intel, que já tem aceleração 3D já quando você instala o Ubuntu. O problema é que ainda não existem drivers para o Ubuntu 9.10 no site da VIA, e os drivers que existem para outras distribuições não funcionam como deveriam.

Agora você consegue entender que é um problema de driver? O driver que vem no Ubuntu, ou qualquer outra distribuição com um kernel atual só tem suporte a 2D, como você vai entender se ler a notícia acima.

Abraço.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.