Autor Tópico: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS  (Lida 33624 vezes)

Darcamo

  • Visitante
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #15 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:40 »
Citar
OBS: o ultimo comando é
sudo /etc/init.d/gdm start

Falta de atenção depois do Ctrl+C Ctrl+V, mas já corrigi. Valeu.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #16 Online: 04 de Janeiro de 2010, 21:57 »
Obrigado a ambos hortegehernandes e Darcamo, realmente nunca procurei criar problemas com o Linux pelo menos de instalar tudo o que leio por aqui neste fórum que todos os dias estou lendo, primeiro porque sempre procurei documentar-me mesmo na minha profissão que exerci, e agora por estar fora do meu ambiente profissional procuro fazer tudo com muito cuidado e só depois de entender razoavelmente bem então lá prossigo, e com esta explicação do Darcamo[/color] fiquei mais elucidado, até estou fazendo um trabalho de uma árvore genealógica há dois anos e não quero arriscar de modo impensado tudo o que está feito

Mas vamos ao que interessa, e aproveitando o vosso auxílio já manifestado já carreguei o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run, porque ao que parece, e se bem compreendi numa futura actualização não irá dar problemas, será assim ?

Então antes de prosseguir fiz um Ctrl+Alt+F1 para ver o que era o Xserver lá fiquei pendurado naquele ecrã preto sem conseguir de lá sair tive que fechar a máquina e arrancar o 1º problema como se sai ?

Este primeiro comando chmod+x nvidia.run dá-se depois de se fazer Ctrl+Alt+F1 ou antes ?

O cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run está em Área de Trabalho

Dentro daquele ecrã preto como vou para esta directoria se nem consigo sair de lá

Vou indo por partes enquanto entenderem prestar ajuda

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2010, 15:01 »
Então antes de prosseguir fiz um Ctrl+Alt+F1 para ver o que era o Xserver lá fiquei pendurado naquele ecrã preto sem conseguir de lá sair tive que fechar a máquina e arrancar o 1º problema como se sai ?
Para sair ctrl+alt+f7

Este primeiro comando chmod+x nvidia.run dá-se depois de se fazer Ctrl+Alt+F1 ou antes ?

O cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run está em Área de Trabalho
Faz assim!!!
Mova o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run para dentro de sua /home, se quiser pode renomear o driver para ficar mais fácil ex: cuda.run

Depois de o comando Ctrl+Alt+F1

Vai aparecer login: <Aqui digite seu usuário>
Vai aparecer password: <Aqui digite sua senha>

Entre em sua /home
Citar
cd ~/
De o comando e digite sua senha
Citar
sudo su
Digite novamente
Citar
chmod +x cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run
e depois
Citar
./cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run
Acho que é assim!! ;D



[]'s



Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Darcamo

  • Visitante
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2010, 15:31 »
Você pode alternar para outros terminais com Ctrl+Alt+Fx onde o "x" varia de 1 a 12. Normalmente de 1 a 6 são terminais de texto (o ecrã preto que você mencionou) e o 7 é a interface gráfica. As vezes a interface gráfica pode ficar em números acima do 7, especialmente se houver mais de um usuário logado (bloqueou a sessão e trocou de usuário, por exemplo). Dessa forma, Ctrl+Alt+F7 faz você voltar para a interface gráfica se ela estiver rodando.

Lembre-se que onde eu escrevi "nvidia.run" deve ser o nome do arquivo que você baixou, no caso pelo que você escreveu seria "cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run".

Após alternar para o terminal de texto você digita seu usuário e senha para logar (mesmo se estiver logado na interface gráfica você tem que logar no terminal de texto). Quando logar no terminal de texto você estará na sua pasta home ("~/" - normalmente equivale a "/home/seu_usuario"). Como o arquivo está na Área de Trabalho você "ir" até ela com o comando
Código: [Selecionar]
cd "Área de Trabalho" (as aspas são necessárias porque tem espaço no nome do arquivo).
Depois que estiver na pasta "Área de Trabalho" onde o arquivo se encontra você continuaria a instalação como mencionei antes.

Mas talvez seja melhor você se familiarizar mais com os comandos básicos do terminal antes de continuar. Não é que seja difícil, mas é que senão pode ficar muita informação para ser digerida de uma vez só e as coisas pareçam mais difíceis do que realmente são. Além disso, se você souber usar os comandos básicos você poderá resolver problemas mesmo sem a interface gráfica. Alguns comandos básicos são cd, ls, man, cp, pwd, rm, mv e mais alguns que não podem faltar. Quanto mais você aprender mais agradável fica usar o Linux.
Não vou explicar os comandos aqui porque estou longe de ser um expert e já existe um excelente tópico fixo aqui no fórum sobre isso na sessão "Iniciantes" (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,7950.0.html).

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2010, 07:58 »
Então antes de prosseguir fiz um Ctrl+Alt+F1 para ver o que era o Xserver lá fiquei pendurado naquele ecrã preto sem conseguir de lá sair tive que fechar a máquina e arrancar o 1º problema como se sai ?
Para sair ctrl+alt+f7

Este primeiro comando chmod+x nvidia.run dá-se depois de se fazer Ctrl+Alt+F1 ou antes ?

O cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run está em Área de Trabalho
Faz assim!!!
Mova o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run para dentro de sua /home, se quiser pode renomear o driver para ficar mais fácil ex: cuda.run

Depois de o comando Ctrl+Alt+F1

Vai aparecer login: <Aqui digite seu usuário>
Vai aparecer password: <Aqui digite sua senha>

Entre em sua /home
Citar
cd ~/
De o comando e digite sua senha
Citar
sudo su
Digite novamente
Citar
chmod +x cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run
e depois
Citar
./cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run
Acho que é assim!! ;D



[]'s



Alyscom

Colega alyscom procedi assim puxei o Nautilus, seleccionei  o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run com a tecla direita do rato para dentro da Home

a seguir fiz o Ctrl+Alt+F1
Digitei o usuário
Digitei a chave

cd /

Depois fiz um Dir para confirmação e não vejo o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run

Saí com o Ctrl+Alt+F7 fui ao Nautilus outra vez e lá aparece dentro da Home o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run

Devo de estar a fazer algo de errado, só não sei o quê

O colega ainda quererá dar mais uma dica o que agradeço em antecipaçaõ

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #20 Online: 07 de Janeiro de 2010, 08:44 »
Colega alyscom procedi assim puxei o Nautilus, seleccionei  o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run com a tecla direita do rato para dentro da Home

a seguir fiz o Ctrl+Alt+F1
Digitei o usuário
Digitei a chave

cd /

Depois fiz um Dir para confirmação e não vejo o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run

Saí com o Ctrl+Alt+F7 fui ao Nautilus outra vez e lá aparece dentro da Home o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run

Devo de estar a fazer algo de errado, só não sei o quê

O colega ainda quererá dar mais uma dica o que agradeço em antecipaçaõ

João Fernando Machado Mão de Ferro
É assim ó...
cd ~/ e não cd /, tem que ter o > ~ <
de o comando ls para listar todos os arquivos de sua /home, você deverá ver o driver cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run listado.
A partir daqui faça como eu disse antes!! ;)


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #21 Online: 07 de Janeiro de 2010, 12:17 »
Colega alyscom procedi assim puxei o Nautilus, seleccionei  o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run com a tecla direita do rato para dentro da Home

a seguir fiz o Ctrl+Alt+F1
Digitei o usuário
Digitei a chave

cd /

Depois fiz um Dir para confirmação e não vejo o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run

Saí com o Ctrl+Alt+F7 fui ao Nautilus outra vez e lá aparece dentro da Home o cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run

Devo de estar a fazer algo de errado, só não sei o quê

O colega ainda quererá dar mais uma dica o que agradeço em antecipaçaõ

João Fernando Machado Mão de Ferro
É assim ó...
cd ~/ e não cd /, tem que ter o > ~ <
de o comando ls para listar todos os arquivos de sua /home, você deverá ver o driver cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run listado.
A partir daqui faça como eu disse antes!! ;)


[]'s


Alyscom
Se aquele sinal for considerado um TIL da escrita normal de acentuação então está bem só que depois de executar o comando diz-me     Ficheiro ou directoria inexistente

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #22 Online: 07 de Janeiro de 2010, 13:51 »
roda o comando
Código: [Selecionar]
cd /home/seu_usuario
onde seu_usuario é o nome que você usa para logar.

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #23 Online: 07 de Janeiro de 2010, 15:24 »
roda o comando
Código: [Selecionar]
cd /home/seu_usuario
onde seu_usuario é o nome que você usa para logar.

Colega niquelnausea

cd /home/jfmmf --> Não dá nada

cd /home/seu_jfmmf  -->Ficheiro ou directoria inexistente

Tive um pressentimento de que isto não me ia dar certo felizmente não fiz nenhuma asneira, e fiz muito bem em fazer perguntas,e agora com estas ajudas alguma coisa se irá resolver, nem que seja uma desistência desta implementação

João Fernando Machado Mão de Ferro

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #24 Online: 07 de Janeiro de 2010, 21:44 »
@JFMMão de Ferro Vou tentar t explicar novamente... Ok!?
Digite corretamente tudo oque eu disser

Coloque o driver na sua pasta home.

control+alt+f1     ===> entra no modo texto

sudo apt-get update    ===> faz update dos pacotes

sudo su   ===>tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)

cd /home/seu usuario aqui   ===> navegue ate a sua pasta de usuario onde esta o driver

ls    ===> lista as pastas e arquivos da sua home vc vai ver o driver listado, o que vc baixou 

chmod a+x nome do driver aqui   ===> da permissao de execução

./nome do driver aqui     ===> executa (note que tem o ponto antes da barra)

Faça tudo como disse acima, mesmo se não aparecer nada prossiga com o próximo comando.


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #25 Online: 09 de Janeiro de 2010, 17:25 »
@JFMMão de Ferro Vou tentar t explicar novamente... Ok!?
Digite corretamente tudo oque eu disser

Coloque o driver na sua pasta home.

control+alt+f1     ===> entra no modo texto

sudo apt-get update    ===> faz update dos pacotes

sudo su   ===>tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)

cd /home/seu usuario aqui   ===> navegue ate a sua pasta de usuario onde esta o driver

ls    ===> lista as pastas e arquivos da sua home vc vai ver o driver listado, o que vc baixou 

chmod a+x nome do driver aqui   ===> da permissao de execução

./nome do driver aqui     ===> executa (note que tem o ponto antes da barra)

Faça tudo como disse acima, mesmo se não aparecer nada prossiga com o próximo comando.


[]'s


Alyscom

Ainda não consegui

Este comando é assim     chmod a+x nome do driver aqui   ===> da permissao de execução
                 ou assim       chmod +x nome do driver aqui   ===> da permissao de execução

Para entrar na home tive de fazer assim         cd/home/jfmmf/home

Depois fazendo o   ls      está lá o drive

Executando os comandos assim     chmod a+x cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run
                               ou assim    chmod +x cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run

e por último o       ./cudadriver_2.3_linux_32_190.18.run

Diz-me sempre que tenho de sair do Xserver

JFMMF

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #26 Online: 09 de Janeiro de 2010, 18:34 »
Você esta confundindo tudo, presta atenção na imagem, no meu caso é /cd/home/denilson por que meu nome de usuário é denilson, no seu é diferente, olha  nome da pasta em /home/.




Mas esses comandos não são feitos dentro do ambiente gráfico, fiz apenas para ilustrar.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2010, 18:36 por niquelnausea »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #27 Online: 09 de Janeiro de 2010, 22:08 »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #28 Online: 10 de Janeiro de 2010, 08:46 »
Você esta confundindo tudo, presta atenção na imagem, no meu caso é /cd/home/denilson por que meu nome de usuário é denilson, no seu é diferente, olha  nome da pasta em /home/.




Mas esses comandos não são feitos dentro do ambiente gráfico, fiz apenas para ilustrar.

Tenho imensa pena mas não consigo recebo sempre o mesmo, ERROR; de ter de sair do XSERVER, estou já completamente confundido, também estive a ler a ligação que o colega platao enviou não tirei conclusão nenhuma, julgo que será para outro caso é mais uma para juntar aos meus problemas não resolvidos como este o Cuda, uma rede interna, o Evolution não manda emails, o arranque automático deixou de trabalhar, o calendário não consigo pôr em português e as informações do sistema como tem o colega niquelnausea

Estou receoso de fazer tentativas por minha conta, a máquina trabalha bem mas quando quero alguns complementos como disse, nada feito

Tem de haver solução para isto e acredito piamente que sejam estas instruções que os colegas me têem passado pacientemente, mas que poderei fazer

no seguimento do primeiro aviso de erro recebo mais este ERROR: Installation has failed.Please see the file
                  /var/log/nvidia-installation.log
Já fui lá e não encontro nenhum         nvidia-installation.log         será que mais esta informação ajudará a resolver o problema ?

João Fernando Machado Mão de Ferro

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2010, 09:33 por JFMMão de Ferro »

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Como activar o CUDA em placa gráfica Geforce 8400 GS
« Resposta #29 Online: 10 de Janeiro de 2010, 09:55 »
Digita isso no terminal
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install module-assistant build-essential libncurses5-dev
e depois
Código: [Selecionar]
sudo module-assistantescolha Prepare espere o fim do processo e depois escolha Exit.

Esses pacotes são requeridos para compilar o drive da nvidia.

Ja que não esta conseguindo entrar na sua home com o comando cd /home/usuario (onde usuario é o nome da sua conta, o nome que você usa para entrar no sistema), roda no terminal o comando sudo nautilus, navega ate onde esta o drive e copia ele para a raiz do sistema /, pra facilitar mais uma screen.


Eu costumo instalar assim:
-atualizo o sistema;
-rodo o comando sudo aptitude install module-assistant build-essential libncurses5-dev e depois sudo module-assistant, escolho Prepare espero o fim do processo e depois escolho Exit;
-reinicio o sistema no modo recovery mode, escolho a ultima opção (terminal como root);
-vou para o diretório onde esta o drive com o comando cd/home/denilson;
-rodo os comandos chmod a+x drivenvidia.run e depois sh drivenvidia.run

Lembrando que eu troco o nome do drive para facilitar.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2010, 10:02 por niquelnausea »