Autor Tópico: Projeto com Ubuntu - Ajude!  (Lida 4741 vezes)

Offline mori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • http://www.jabasoft.info
Projeto com Ubuntu - Ajude!
« Online: 18 de MAR?O de 2006, 21:13 »
Olá galera do fórum.

Sou Tec em Info e Marinheiro de Primeira viajem no Mundo Linux, Ubuntu então instalei ontem....

Mas tenho uma missão muito importante, trabalho em uma prefeitura, e o Diretor de TI, incumbiu-me de realizar uma proeza, mudar nossos clientes de rede todos pra Linux, mas os problemas sao muitos.

1 - Temos alguns softwares que rodam somente no Ruindows. Feitos em VB tem Idéia.
2 - Temos clientes de rede bem antigos, tipo Petium 200 com 32 MB
3 - Os nossos usuários tem uma resistencia muito grande ao Pinguim.
4 - Temos nada nada uns 50 Pcs na Rede

Equipamentos q temos

02 - HP Proliant com 2 Xeon, 4 Gb de Ram, Hd SCSI etc....    (dois avioes) um server de Dominio e outro de Dados e SQL
02 - Semprom 2600 + com 512 um como server de Página e outro Squid
01 - Pentium 4 com 1 Gb Ram pra acesso Remoto usando WinConnection


Até ai tudo bem, mas os clientes de redes queremos colocar Linux pra termos uma boa segurança, e ai q tá dando derma, pensei em instalar um "Kurumim da vida " pq é bem fácil, mas em compensação é bem "cheio" e nossas maquinas são muito fracas.

Baixei o Ubuntu e achei ele bem fácil pra um usuario leigo.

Então pensei em colocar um pc de servidor rodando o Ubuntu e provendo o X pras maquinas menores.que precisam de impressora, instalo qualquer coisa neles e logo no servidor de X, configuro a printer com o cups e boa.

E nas bem ruins q nao tem nada fazer eles de terminal BURRO.


Porem, como instalar um servidor de X e fazer os clientes logarem nele, e como fazer um LTSP no Ubuntu.

Desde já agradeço todas as formas de ajuda.

Valew.

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Projeto com Ubuntu - Ajude!
« Resposta #1 Online: 18 de MAR?O de 2006, 21:24 »
Cara aqui tem um artigo sobre LTSP no ubuntu http://www.linuxse.org/?q=node/51 Uma coisa, tu vai precisar de uma maquina MUITO forte o ideal é mais de uma, outra coisa se a maquina ta em LTSP não precisa configurar o servidor de impressão nela, todas as maquinas vão usar a impressora ligada no server de X como local o mesmo com a net. Se quiser mais info me procura ae que conheço o adm desse site que tem o tuto, coloco vocês em contato.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • http://www.jabasoft.info
XDMCP
« Resposta #2 Online: 18 de MAR?O de 2006, 23:22 »
Legal... vou ver o LTSP, mas primeiro tava pensando em incluir as melhores maquinas usando  XDMCP

mas como faço isso..

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Projeto com Ubuntu - Ajude!
« Resposta #3 Online: 18 de MAR?O de 2006, 23:34 »
Cara tenho uma documentação sobre isso em algum bkp por aqui, vo procurar e aviso você, mas uma pergunta, tu ja uso linux antes. O projeto que teu chefe passou é meio pesado se tu não tiver algum conhecimento, pense a respeito de falar para ele que tu é iniciante com linux e pode ter dificuldades para implementar ele se for o caso. Saber o trabalho certo que se aceita que separa o bom tecnico dos outros "tecnicos"
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • http://www.jabasoft.info
Linux
« Resposta #4 Online: 19 de MAR?O de 2006, 11:35 »
Tenho um pouco de conhecimento em linux,

Tipo configurar um Squid, com Sarg, e Ntop

Samba...   essas coisas eu faço sozinho e tranquilo....

Maaaaaaaasssssssssssss

LTSP e XDMCP é novidade pra mim.

acho até q ele me incunbiu dessa missão pq ele gostou do squid q coloquei pra rodar lá, antes tava uma folia, vc acessava o q queria .... uma zorra, dai o acesso remoto nos programas q rodam no passo municipal tava uma bosque pq nossa net é turbo 600

mas com a salada de fruta interna a galera q tem q usar os programas e estao nos outros predios da prefeitura estavam com muitas dificuldades. ai falei pra ele que colocava o squid pra rodar redondo.. ai ficou massa coloquei um dinossauro em flash na pagina de access_denied ai pronto ficou show

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Projeto com Ubuntu - Ajude!
« Resposta #5 Online: 19 de MAR?O de 2006, 12:15 »
Cara cata umas 3 maquinas la e faz de lab, pra tu ver se ta conseguindo, antes de ir implementando direto, assim tu tambem pode ver problemas que podem aparecer no uso
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
    • http://www.jabasoft.info
Consegui o XDMCP
« Resposta #6 Online: 19 de MAR?O de 2006, 19:30 »
Cara q idiota...........

É mais fácil q tirar doce da boca de criança esse tal de XDMCP...

é só abrir o
/etc/gdm/gdm.conf e alterar  XDMCP para true
/etc/hosts.allow pra gdm:  10.0.0.

e ir no cliente e colocar no rc.local

X -query 10.0.0.254


Pronto
Muito fácil até eu consegui. :)

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Projeto com Ubuntu - Ajude!
« Resposta #7 Online: 22 de MAR?O de 2006, 10:12 »
mais facil ainda é ltsp!!!
eu uso FC4 mas to migrando para ubuntu, montei um servidor para tests  com o ubuntu, facim
mas eu so tenho 10 terminais, nao chego nos teus 50 :P
da uma olhada nesse howto
https://wiki.ubuntu.com/ThinClientHowto
eu fiz exatamente como esse mas depois precisei fazer uma pequena correção, apaguei o /opt/ltsp/i386 (sudo rm -rf /opt/i386  cuidado com -rf  ;) ) e depois instalei via muecow, sudo apt-get install ltsp-build-client, minha net é uma tartaruga, demorou um seculo, mas fez tudo sozinho, eu so tinha configurado o dhcpd.conf antes, mas nada de muito stress. Tenho estações dando boot por etherboot e por PXE e todas localizaram automaticamente o servidor ltsp, facim facim. Os dispositivo locais, disquete e cdrom acessam perfeitamente com permissao de escrita nos disquetes inclusive, as impressoras podem ser conectadas diretamente nos terminais ecoo vc conhece o cups pode editar as permissoes.
Uma pequena desvantagem que senti ate agora é o tempo de boot, no ltsp normal demorava 1 min 4 s agora passou para 2min40s :(:(:( mas acho que da pra confiurar melhor e ainda preciso dar uma melhorada na tela de login (o padrao é meio simplesinho, quero usar o meu proprio padrao)
instala também o ssh sudo apt-get ssh-server ou usa o synaptic que também é simples para o ssh
dá uma olhda no blanes, nas minhas estações ruinzinhas uso ele, vai tranquilo, e para configurar também nao é o bixo
se me lembrar de algo mais aviso
boa sorte!

ah so pra lembrar, o dhcp tem que rodar no servidor nao no modem ok?
qualquer coisa entra em contato t+

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Projeto com Ubuntu - Ajude!
« Resposta #8 Online: 22 de MAR?O de 2006, 10:18 »
Mori, mantenha o nivel do forum, cuidado com o que escreve
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline mfeltrin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
CUPS, como configurar?
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2006, 12:03 »
Galera meu problema é o seguinte eu trabalho num provedor, a minha máquina e a do meu gerente são dual boot com o Ubuntu e Ruindows XP, eu quero migrar de vez para o Ubuntu, mas eu não estou conseguindo compartilhar minha impressora na rede, e um das estações está rodando apenas o Ruindows, se alguém tiver um tuturial fácil ensinando a configurar o CUPS, ou souber como resolver o problema agradeço.

As máquinas aqui rodam:
02 Dual boot, com prioridade para o Ubuntu
01 Com Windows XP

Valeu
Marcelo Feltrin

Piras

  • Visitante
Projeto com Ubuntu - Ajude!
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2006, 05:59 »
Mori,

Se as suas máquinas são tão fracas assim talvez o melhor não seja usar o Ubuntu. É claro que nosso papel aqui, dentre outros, é promover o uso do Ubuntu, mas há limites para tanto. É preciso considerar antes o interesse dos seus clientes!

Eu também trabalho no serviço público e sei que muitas vezes a maior parte das máquinas são bastante antigas. Mas, em compensação, do que precisam a maior parte destas estações de trabalho: basicamente, uma boa suíte de escritório, algum bom navegador para fazer pesquisas, impressão fácil (o que, muitas vezes, significa suporte para máquinas bem antigas) e, talvez, em casos específicos, algum aplicativo multimídia. Instalar aplicativos é coisa que se deve restringir ao administrador do sistema, se possível, apenas o profissional do setor de informática. Logo, nem é mesmo necessário que se trate de um procedimento tão amigável, já que caberá exclusivamente ao funcionário.

Pensando nestes termos, acho que você poderia pensar em duas alternativas:

1) Instale o Ubuntu nos servidores e estações de trabalho, mas reduzindo bastante estas últimas. Nada de KDE ou Gnome: use o Xfce, que é muito mais leve e bastante fácil de usar (o que é difícil no Xfce não é coisa para o usuário, mas para o administrador). E instale apenas o que será estritamente necessário para cada setor.

2) Se mesmo assim, o sistema não rodar muito bem opte pelo Vector Linux. O Vector é desenvolvido especialmente para rodar em máquinas antigas, costuma "ressuscitar" verdadeiras velharias, é seguro, estável  e relativamenta fácil de usar - em certos aspectos mais fácil até que o nosso Ubuntu (conta com um centro de controle, o Vasm, que é muito intuitivo e eficaz). E a versão standard do Vector conta com gerenciadores leves - mas muito bem customizados - que podem servir à perfeição para as estações de trabalho aí da Adm. Municipal. Não há suporte a Português Brasileiro nos utilitários administrativos, mas isto não constituirá nenhum problema para vocês, os técnicos. Tradução para o Português nos ambientes gráficos e aplicativos existe, pois a Vector é uma derivada do Slackware, que conta com bom suporte ao nosso idioma e uma comunidade bastante ativa no Brasil.
 
Evidente, que eu preferiria que você usasse o Ubuntu, mas se o resultado não for satisfatório, não desista do software livre. Se o seu problema é fazer funcionar um acervo de máquinas heterogêneo e um tanto ultrapassado é exatamente o Linux que lhe oferecerá uma solução.