Autor Tópico: Comentário sobre a Rede Linux do Ubuntu  (Lida 3371 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Comentário sobre a Rede Linux do Ubuntu
« Online: 06 de Janeiro de 2010, 10:52 »
[Isso é um comentário, e não um tutorial ou pedido de socorro]

Com a ajuda da Santa Tereza de Ávila e o Sr Felix desse forum, eu consegui fazer com que o Ubuntu 9.10 do meu Tablet HP conectasse na rede Windows. Foram necessários muitas orações e muita mão de obra. Tive que desinstalar o Ubuntu 10.4 eliminando a partição do Linux e reinstalar a versão 9.10 e seguir as orientações do Sr Felix, enfim o Sr Felix me pediu para treinar melhor a minha pesquisa nesse fórum.

Hoje, comecei a pesquisa no forum através dessa página: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=38588.0, ou seja, como fazer o Windows enxergar a rede Linux. Comecei usando o terminal através do comando << sudo nautilus >>, mas o Windows continuava cego.

Criei um documento de texto na área de trabalho e o Umbunto lho salvou com o nome de Untitled1, e o Windows continuava cego.

Desculpe a minha forma de escrever, mas é que não documentei nada, estou tirando tudo da minha precária memória. Eu sei que que há duas áreas de trabalho, uma que não dá para ver nada, e outra que está amarrado na minha conta, onde está o texto que salvei. Pedi para o Ubuntu compartilhar a minha área de trabalho, e o Ubuntu disse que precisava instalar um tal de Samba. Depois de instalado, o Ubuntu pediu para reinicializar.

Lá no Windows, eu pedi para atualizar a tela de rede, e lá estava a minha área de trabalho do Ubuntu disponível para o Windows.

Que maravilha! Que maravilha! pensei eu.

Mas o meu HP Tablet tem muito mais que o Ubuntu, ele tem um monte de pastas que é disponibilizado, quando uso o Windows 7.

Como é que eu faço para o Windows enxergar o HD do meu Tablet, onde está hospedado o Ubuntu?

Bem que eu poderia fazer uma pesquisa no fórum, mas eu sempre apanho, a ferramenta de pesquisa lista um monte de mensagens, muitas delas bem longe do que eu preciso. Assim, eu fui forçado a improvisar, cedendo à monumental força da preguiça e do pessimismo.

Pelo Ubuntu é possível enxergar todo o HD através do Navegador de Arquivos, inclusive ele até coloca um ícone na área de trabalho. O Ubuntu não permite compartilhar aquele ícone. Mas dentro do Navegador é possível criar um link para qualquer pasta. Feito isso, arrastei o ícone do Link que o Navegador criou com o famoso botão direito do mouse para a minha área de trabalho, e lá pedi para o Ubuntu compartilhar aquele link.

Não é que deu certo? O Windows consegue enxergar todos os recursos compartilhados pelo Ubuntu bem como acessa uma das pastas do HD do Tablet através do link. Só há um adjetivo para o Ubuntu: ele é fantástico!!!!

---------------------------------

Antes que o Moderador delete a minha mensagem, gostaria de desejar a todos um Feliz Ano Novo, e que consigamos criar na Internet um espaço que respeite a liberdade de expressão, tanto para quem usa o Windows, bem como para aquele que usa variantes do Linux, ou fazer qualquer tipo de comentário, mesmo que fora do escopo do tópico.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2010, 11:01 por Frank K Hosaka »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Comentário sobre a Rede Linux do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2010, 11:00 »
Olá novamente Frank.

Ficamos muito contentes em observar a evolução dos usuários com o Ubuntu, melhor ainda quando compartilham suas experiências e dão as 'dicas' de como proceder, dessa forma estamos mutuamente nos ajudando e compartilhando conhecimento.

Como este seu tópico é um "comentário" como você mesmo diz, estarei movendo-o também para a área de Depoimentos do fórum para uma melhor organização.

Ps.: Quer parar por favor com esse Sr. Felix??? hehehe, você é novo no fórum, mas daqui uns dias vai ver que um certo cara chato vai começar a tirar mais um sarro da minha cara... (ele ainda não o fez por estar viajando).

Ps2.: Sim, hora e meia temos nossos momentos de piadas e brincadeiras no fórum ;)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Comentário sobre a Rede Linux do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2010, 17:08 »
Cacetada, dá até água nos olhos de tanta emoção por ler um texto tão bem (ou quase, hehehe) escrito, onde não há necessidade de se ler duas ou mais vezes pra se entender a idéia, dúvida ou resposta postada. Uma pena que isso não se estenda a outros usuários e que, qdo são corrigidos ou 'convidados' a melhorar a forma como se expressam, ficam aborrecidinhos e se lançam a discussões improdutivas por não acharem errado o que fazem... Errados podem até não estar, mas certos também não estão...  ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.