Autor Tópico: Instalando suporte ao Last.fm no firefox  (Lida 9048 vezes)

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Instalando suporte ao Last.fm no firefox
« Online: 10 de Maio de 2006, 04:06 »
Ai vai uma dica pra quem gosta de ouvir música la no last.fm.

Primeiramente cadastre-se no site http://www.last.fm/ e baixe o programa que eles fornecem para Linux. Se já estiver cadastrado basta ir em "Downloads" e fazer o download.

Salve o arquivo baixado no Desktop e o extraia (clique com o botão direito nele e vá em "Extrair aqui").
Entre no diretório do player e execute o arquivo "player" dando um duplo clique sobre ele. Aproveite e configure seu usuario e senhas.

Agora vamos colocar o player em um lugar que todos os usuários possam executá-lo. Supondo que o diretório criado pela extração no seu Desktop chama-se "Last.fm-1.1.4" faça os seguintes comandos num terminal de comandos:

Código: [Selecionar]
sudo mv ~/Last.fm-1.1.4 /usr/local
sudo mkdir /usr/local/Last.fm-1.1.4/cache/
sudo chmod 777 /usr/local/Last.fm-1.1.4/cache/


Isto irá, mover para um local de fácil acesso a todos usuários, e dar permissão a todos para a pasta cache.

Agora vamos configurar o Firefox.

Abra uma nova aba ou janela e acesse o seguinte endereço (digite isto na barra de endereços e pressione ENTER):
Código: [Selecionar]
about:config

Uma lista deve aparecer. Clique com o botão direito na lista e vá em "Nova Opção" > "Boolean".
Dê o nome de:
Código: [Selecionar]
network.protocol-handler.external.lastfm
Quando for questionado pelo valor, selecione true

Feito isso, clique novamente com o botão direito na lista e vá em "Nova Opção" > "String".
Dê o nome de:
Código: [Selecionar]
network.protocol-handler.app.lastfm
Quando for questionado pelo valor, entre com /usr/local/Last.fm-1.1.4/player

ATENÇÃO PARA AS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS


Pronto, agora logue-se no site last.fm e quando clicar em algum local para tocar uma música, o player deverá abrir para você. Note que o firefox irá mostrar uma mensagem de alerta dizendo que um aplicativo externo será chamado e perguntar se você deseja confirmar. Geralmente os links do last.fm são muito grandes e por isso a janela expande tanto que não da pra ver o botão pra confirmar. Recomendo que você ative a caixa "Memorizar", estique a janela se necessário e mande executar. Desta forma você terá o sistema 100% automatizado.


Nota: Na primeira vez que você executar o programa, você pode ter de configurar seu usuário e senha.

[]s

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Erro
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2006, 12:00 »
Não existe nenhuma pasta "cache" no diretório /usr/local/Last.fm-1.1.4 . Por isso recebo uma mensagem de erro quando executo o comando sudo chmod 666 /usr/local/Last.fm-1.1.4/cache/* .

Vamos rever isso aí!

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Erro
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2006, 12:21 »
Citação de: "arsolto"
Não existe nenhuma pasta "cache" no diretório /usr/local/Last.fm-1.1.4 . Por isso recebo uma mensagem de erro quando executo o comando sudo chmod 666 /usr/local/Last.fm-1.1.4/cache/* .

Vamos rever isso aí!


Tú já rodou o player muitas vezes?
porque o diretório cache é onde ele quarda as capas do álbuns, vai ver é por isto que você não tem ainda
se for a primeira vez que usa o diretório ainda não deve ter sido criado.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Como já disse, reveja o Tutorial LedStyle.
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2006, 12:28 »
Obrigado, membro Xterminator!

Repare que o LedStyle esqueceu de escrever isto em sua mensagem. Após executar o arquivo "player", contido no diretório /usr/local/Last.fm-1.1.4 foi criada a pasta "cache".

Edita o tutorial Led, um abraço!

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Instalando suporte ao Last.fm no firefox
« Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2006, 13:28 »
Pronto. resolvido :D

Se não tem pasta cache agente cria uma assim não precisa executar o player antes.

[]s

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Não reproduz os tag's de música
« Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2006, 13:40 »
Ei, Ledstyle, está acontecendo algo de errado quando dou um click nas tag's do site Last.fm, o player abre e fecha rapidamente sem reproduzir músicas. Você tem alguma sugestão de configuração pela interface do player?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Instalando suporte ao Last.fm no firefox
« Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2006, 13:52 »
Execute o player e configure seu username e senha...

Tenta ai pa ver.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Não deu certo
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2006, 14:03 »
Já fiz isso! Coloquei o username e a senha e também o browser: firefox , mas não resolveu.

Surgiu uma linha no endereço about:config denominada network.protocol-handler.warn-external.lastfm, mas você, LedStyle, não sugeriu que ela fosse criada, certo!?

Você acha que esta linha pode ser a razão do problema? Você pode me ensinar a removê-la?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Instalando suporte ao Last.fm no firefox
« Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2006, 18:49 »
Essa linha é assim mesmo. Ela é criada.

Se estiver "true" significa que ele vai alertar que um programa externo será chamado toda a vez que vc clicar no link. Caso contrário ele abre o player direto.

Olha só... se vc executa o player e ele ja fica com problemas, então o problema não é no firefox. A configuração descrita acima está certinha, é a sua configuração ai pelo visto!

Abre o player, clica no último botão da direita (uma chavinha de boca) e vai em Settings. Dai vc coloca seu username e senha direitinho la (ve se tem maiuscula ou minuscula no nome...) escolha a placa de som em baixo e se tiver proxy configura ali tbm. No browser coloque "firefox". Feito isso aparece uma janela "Radio Control". Vai em "Search" e busque por algum artista. "Pink Floyd" por exemplo.
Após feita a busca clique em "Listen Now".

É igualzinho no Windows cara. Não tem o que tirar nem por!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Vamos esquecer
« Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2006, 19:15 »
Acho que vou ter que desistir do programa, LedStyle, ao menos aqui no Linux. Já segui todos esses procedimentos que você citou e de nada adiantou.

Desconfiei do firestarter, mas acho que me enganei, pois, mesmo após ter removido o firewall do sistema o problema com o last.fm persistiu.

A quem ou a que eu irei recorrer agora!? Como diria o moderador galactus: melhor sorte no Dapper!

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Instalando suporte ao Last.fm no firefox
« Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2006, 19:19 »
Se não conceta pode ser firewall mesmo cara. Tenta um

sudo /etc/init.d/firestarter stop

Eu num sei que mania o pessoal que vem do windows tem de fica levantando firewall em maquina linux desktop. As vezes o pessoal não tem nem um servidor levantado na maquina e concequentemente nenhuma porta aberta, mas instala pq acha que vai ficar mais seguro.
Não sei se é o seu caso, mas é que ja vi muuuuuita gente com problema em programa que usa internet depois de instalar o firestarter e 99% delas não precisam de firewall!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Problema com o Last.fm resolvido
« Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2006, 20:01 »
Não sei se é o meu caso!? Pois, sou usuário iniciante e instalei por influência de pessoas supostamente esclarecidas quanto ao firewall. Talvez eu tenha recebido a orientação errada.

A sua personalidade me levou a remover o Firestarter, mas já adianto que isso não resolveu o problema do Last.fm, caro LedStyle. Quer saber de que forma resolvi?

Alterei na interface do player o item Sound (de alsa para oss) e o programa rodou numa boa. Estou ouvindo U2 e você amigo?

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Instalando suporte ao Last.fm no firefox
« Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2006, 23:53 »
arsolto, me desculpe então pela crítica, creio que me escedi.

Ocorre que eu vejo muita gente instalando firestarter pra cima e pra baixo e vem reclamando que as coisas não funcionam como amule, limewire, envio de arquivos pelo msn, etc entende?

Eu acho o firestarter um ótimo programa, principalmente pra iniciantes, mas se você não usa nenhum servidor na sua máquina ele se torna desnecessário entende? Quando eu digo servidor me refiro a Apache, MySQL, SSH (principalmente esse) e VNC. Na teoria o pessoal deveria instalar o firestarter para coisas como:

- Eu uso SSH e quero que só meu computador do escritório possa entrar aqui em casa
- Eu uso apache mas não quero que ninguém entre aqui. Vai ser estilo intranet
- Eu quero compartilhar a conexão numa rede local mas não sei usar o iptables

etc

Mas se deu certo mudando o servidor de som ótimo! Aqui também ja tive que mudar pra OSS pra rodar o Ekiga uma vez, mas nem havia me ocorrido isso.

Abraços!

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Last.fm em Alsa, porque não?
« Resposta #13 Online: 11 de Maio de 2006, 11:23 »
Led, parceiro, não há razão nenhuma para você se desculpar.

Gostei muito da sua postura aqui. Você me passou segurança e foi a primeira vez que alguém falou comigo sobre firewall desvinculado ao senso comum.

Você demonstrou personalidade, fazendo-me questionar a importância do firewall no meu dia-a-dia. Já criei até um tópico para debatermos isso com os demais membros do fórum. Parabéns!

Quanto ao som, espero que haja alguma forma de poder rodar o Last.fm em modo Alsa. Na verdade, eu quero mesmo uma explicação para o player não ter funcionado com esta opção.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Instalando suporte ao Last.fm no firefox
« Resposta #14 Online: 11 de Maio de 2006, 13:59 »
Bem... aqui eu rodei com ALSA perfeitamente. Vai de placa pra placa.

Agora uma coisa eu já te adianto: Esse player ai é feito com interface QT que é o conjunto de bibliotecas gráficas do KDE e não do GNOME que vem por padrão no Ubuntu. E o KDE pelo que me lembro (faz teeeempo que eu não uso) usa um tal de ARTS que é um sistema próprio de som que gerencia múltiplos sons e trabalha em cima do ALSA inclusive. Já o GNOME usa o ESD.

Não sei se isso pode ter algo a ver, posso estar falando muita abobrilha por cm² hehehe. Mas o que eu sei é que aqui funcionou perfeitamente usando o ALSA. Os programas que uso que eventualmente dão algum programa no ALSA são em geral os que usam meu microfone e não a saída de som.

[]s