Eai
sapomestre, tranquilo?
Cara, se vc tem o pacote nesse formato, extensão .tar.gz, provavelmente é o caso de apenas descompactar e instalar.
"tar" é o comando para compactar ou extrair, e pro caso dessa extensão o adequado é (não digite o "$"):
$ tar -vzxf nomedoarquivo.tar.gz
"Se você tiver em mãos um arquivo .tar.gz, ou seja, um programa distribuído em forma de código fonte, a instalação será um pouco mais complicada. Mas basta seguir os passos abaixo:
1-Acesse o diretório onde o arquivo foi salvo (cd /diretorio) e descompacte o arquivo:
$ tar -zxvf nome_do_arquivo.tar.gz
Isso vai descompactar o arquivo num diretório com o mesmo nome.
2- Digite:
$ ls
$ cd diretorio_do_programa
"ls" (éle ésse) para ver a lista dos diretórios e ver qual foi o diretório criado pelo programa e "cd /diretorio_do_programa" (para acessá-lo).
3- Para finalmente instalar o programa, faltam apenas mais quatro comandos:
$ ./configure
$ make
$ su
$ make install
O "./configure" roda o script de configuração do programa, que também se encarrega de checar se você tem todos os compiladores necessários instalados. O "make" compila o programa e gera os módulos a serem instalados enquanto o "su" é para virar root e ter permissão para instalar o programa. O "make install" finalmente conclui a instalação."
(Retirado de
http://www.guiadohardware.net/faq/linux-sl/como-instalar-programas-linux.html - adaptado)
Acho que é isso... Quando vc der o comando "su" ele vai pedir a senha. Aqui eu coloco a senha e vem a msg "su: Falha de autenticação". Caso isso aconteça, vc pode deixar o "su" de lado e dar os comandos que precisam de autenticação começando por "sudo". Por exemplo:
$ sudo shutdown now
OBS: Eu sou bem novato, comecei a usar o Ubuntu essa semana. Posso ter me equivocado
Abraço!