Autor Tópico: Restaurador de partições NTFS!  (Lida 17233 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Restaurador de partições NTFS!
« Online: 19 de Janeiro de 2010, 13:49 »
 ;) Olá pessoal. Estou aqui pois há alguns meses meu Windows, a saber que está em uma partição no mesmo HD do Linux Ubuntu 9.10, de onde vos escrevo, apresentou um problema: não saia da tela de carregamento. Tentei de tudo, mas ao final, tive de reinstalar mesmo. Naquela época, mesmo com o Windows com problema, o Ubuntu conseguia ler a partição dele sem problemas, por isso, não houve danos no que se refere a perdas de arquivos.

Há algumas semanas, logo depois da virada do ano, o problema voltou a ocorrer, só que, desta vez, o Ubuntu não consegue montar a partição. Ele retorna o seguinte erro:

Error mounting: mount exited with exit code 13: ntfs_attr_pread_i: ntfs_pread failed: Input/output error
Failed to read NTFS $Bitmap: Input/output error
NTFS is either inconsistent, or there is a hardware fault, or it's a
SoftRAID/FakeRAID hardware. In the first case run chkdsk /f on Windows
then reboot into Windows twice. The usage of the /f parameter is very
important! If the device is a SoftRAID/FakeRAID then first activate
it and mount a different device under the /dev/mapper/ directory, (e.g.
/dev/mapper/nvidia_eahaabcc1). Please see the 'dmraid' documentation
for more details.


Criei um tópico no Fórum do WinXP, no Fórum Clube do Hardware (http://forum.clubedohardware.com.br/problemao-xp-nao/758608) e me disseram que isso é um problema do HD, mesmo que não seja sério, mas é do HD, e que, não sendo sério, uma formatação geral ajudaria.

Meu PC é novo, tem um ano e um mês, e em meados de 2009, quando comecei a usar Ubuntu pra valer, eu não crie as divisões nas partições de um modo convencional (formatar e criar), antes, usei um programa, se não me engano, o PartitionMagic.  Será que isso tem alguma coisa haver?

Bom, o motivo principal de eu ter postado aqui é que eu preciso saber se há algum programa de recuperação de arquivos na minha partição Windows que rode no Ubuntu, pois todos os programa que me indicaram foram pra Windows. Obviamente eu teria que formatar e aí perderia tudo. E tenho arquivos importantíssimos, que não posso perder em hipótese alguma!

Espero que possam me ajudar!

Abraços!
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:03 »
Se não está mais na garantia, retire o hd e coloque como slave em outra maquina e faça backup de todos os seus arquivos o quanto antes.

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:31 »
O HD é novo. Provavelmente não deve ser sério, a partição deve ter sido corrompida, só isso. Certamente uma formatação resolve. Agora eu quero saber exatamente como fazer o Back up dos meus arquivos!
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2010, 15:36 »
Pesquise como acessar partições usando um live cd, aí use pendrives ou hd externo.


Dê uma olhada:

http://www.gdhpress.com.br/blog/ubuntu-recover/

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2010, 15:52 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2010, 21:25 »
Amigo,


Abra o seu gerenciador de partições ( gparted), Localize a partiçâo NTFS, clique nela com o direito e escolha verificar

Este é o modo grafico de passar "um scandisk" no linux

em modo texto

Código: [Selecionar]
# fsck.ntfs /dev/sda1

assumindo que sda1 seja a partiçâo a examinar

[],s

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2010, 00:48 »
Aproveitando o embalo.

Tenho um HD de 1 também, onde fui transferir um arquivo do ubuntu pra ele e a taxa de transferência estava ridícula, meio mega, então suspeitei de fragmentação, já que é partição NTFS.
Fui desfragmentar pelo windows, e deu zebra, quando reinicio lá no xp, entra em scandisk, tenta fazer uma exclusão de um arquivo e fica, fica, fica, fica e não sai daquilo.
Vou tentar fazer o que o Tota citou, e também gostaria de saber como desfragmentar pelo ubuntu essa partição.

Abraço.

Edit:

Uiiiii, nem o gparted salva nessa hora, deu um monte de erro e não conseguiu finalizar, pior que o hd está cheio e não posso perder os dados, e nem tem outro desse tamanho pra salvar.

Citar
        
ntfsresize -P -i -f -v /dev/sdb1
        
ntfsresize v2.0.0 (libntfs 10:0:0)
Device name : /dev/sdb1
NTFS volume version: 3.1
Cluster size : 4096 bytes
Current volume size: 1000202240512 bytes (1000203 MB)
Current device size: 1000202241024 bytes (1000203 MB)
Checking for bad sectors ...
Checking filesystem consistency ...
Accounting clusters ...
Cluster accounting failed at 54753987 (0x3437ac3): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753988 (0x3437ac4): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753989 (0x3437ac5): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753990 (0x3437ac6): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753991 (0x3437ac7): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753992 (0x3437ac8): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753993 (0x3437ac9): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753994 (0x3437aca): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753995 (0x3437acb): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753996 (0x3437acc): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753997 (0x3437acd): extra cluster in $Bitmap
Cluster accounting failed at 54753998 (0x3437ace): extra cluster in $Bitmap
e vai, e vai, e vai
e vai, e vai, e vai
Cluster accounting failed at 183837293 (0xaf5226d): missing cluster in $Bitmap
Filesystem check failed! Totally 4842 cluster accounting mismatches.
ERROR: NTFS is inconsistent. Run chkdsk /f on Windows then reboot it TWICE!
The usage of the /f parameter is very IMPORTANT! No modification was
and will be made to NTFS by this software until it gets repaired.

Tá ai o prejuizo.

Abraço.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 01:15 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2010, 07:32 »
Só não entendi o porque de usar ntfsresize, que é para alterar tamanho de partição

seu Hd de 1 tera está com setores dispersos, e um chkdsk /R no windows deveria demorar um dia inteiro para ser executado num Hd deste tamanho

va no wikipedia do fsck e verifique quais chaves utilizar para corrigir o problema ou use uma maquina com windows para isto

Eu recomendo sempre utilizar o sistema nativo do formato de arquivos, no seu caso o windows

Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2010, 13:01 »
Só não entendi o porque de usar ntfsresize, que é para alterar tamanho de partição

seu Hd de 1 tera está com setores dispersos, e um chkdsk /R no windows deveria demorar um dia inteiro para ser executado num Hd deste tamanho

va no wikipedia do fsck e verifique quais chaves utilizar para corrigir o problema ou use uma maquina com windows para isto

Eu recomendo sempre utilizar o sistema nativo do formato de arquivos, no seu caso o windows

Consegui resolver, na verdade esse ntfsresize apareceu quando mandei scanear pelo gparted.
Como no windows uso o o&o defrag, nele mostrava bem os arquivos sendo movimentado, então, tirei as pastas com os arquivos problemáticos para o outro hd, assim aliviando o de 1 também, então deixei o scandisk agir, achei até que ia demorar um tempão, mas foi rapido, nem 1 minuto.
Então desfragmentei com os dois, tanto do windows quanto o o&o defrag, porque um só não dava conta do recado, e fui adicionando novamente as pastas e desfragmentando.
Seria muito mais fácil formatar com certeza, mas pelo tamanho do hd, e quantidade de arquivos se tornou impossível, porque não tinha outro, sorte que deu certo.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2010, 20:20 »
Tota, esse comando q vc deu não funciona. O Ubuntu não reconhece. E mais, no GParted a opção Verificar está desabilitada.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2010, 21:49 »
Tota, esse comando q vc deu não funciona. O Ubuntu não reconhece. E mais, no GParted a opção Verificar está desabilitada.

No 9.10 os modulos para ntfs não vem habilitados, basta instalar pelo synaptic

[],s

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2010, 22:36 »
As soluções apresentadas de se montar as partições do windows usando o linux me parecem mais acertadas, como o Tota explicou.

Quando o windows perde o boot a situação se complica, é muito dificil recuperar.
E este problema na partição NTFS parece muito complicado, e o risco de perder tudo é altíssimo.

Mas dependendo do dano, tem uma ferramenta que pode resolver o problema do boot do windows, fica meio complicado mas pode funcionar:

Se chama - GAG, um gerenciador de boot.
Fazendo dowload do aplicativo e gravando num cd de boot.
Coloca o cd do GAG no boot, e faz a instalação.
Depois tenta recuperar o boot do windows.
O incoveniente é que instalando este boot looder o ubuntu perde o boot.
Mas depois de recuperado o boot do windows, é só desinstalar o GAG.
O GAG é um bom gerenciador de boot, mas para instalar distros do linux, não se pode salvar o GRUB na MBR.
No site do GAG tem instruções em inglês e espanhol.

Já tive vários problemas de perder o boot do windows, e o GAG na maioria das vezes conseguiu recuperar.
Muito embora não seja especificadamente uma ferramenta para este fim (é um gerenciador de boot de diversos sistemas operacionais), mas funciona.
Leim este interessante artigo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Use-o-GAG-e-nunca-mais-perca-o-boot

Na verdade tenho usado mais o GAG para recuperar o windows do que para uso de gerenciador de boot.
Obviamente antes te tentar usar esta solução, também é bom fazer primeiro um backup dos dados do ubuntu, pois toda operação que mexe com o boot, traz sempre riscos.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2010, 22:47 por Becker »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2010, 08:25 »
Bem,


Depois de tudo isto é voce quem vai decidir o que fazer.

Ontem quando postei via celular não pude dar nais detalhes então vamos lá para deixar registrado:

No gparted,  clique no menu de contexto=> Ver => Suporte ao sistema de Arquivos

Lá estão listados os pacotes necessários a dar suporte ao formato de arquivos pretendidos

Verá então que para NTFS basta instalar via synaptic o pacote => ntfsprogs

Depois disto a opção verificar será visível para reparos no sistema, ou por linha de comandos usando o fsck se preferir.

Use por sua conta e risco, pois como já debatido, melhor sempre usar o sistema nativo.

[],s

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2010, 13:08 »
Já se passou algum tempo desde o problema, e o fato de perder tudo pode agora ser mais ameno, se é que me entendem.

Mas quando vcs dizem "por sua conta e risco" isso significa que possa causar um dano ainda maior no HD ou simplesmente perder tudo irreversivelmente e ter que formatar?

Esse 'verificar' seria o mesmo que, usando o console de recuperação do cd do windows, digitar 'chkdsk /f'?
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 13:12 por mhkgalvez »
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2010, 18:07 »
Bom gente, não consegui achar um recuperador de arquivos. Mas resolvi o problema.

Tomei coragem e entrei no Console de Recuperação conforme o erro do Ubuntu me aconselhou e digitei CHKDSK /f. Só que ele não reconhecia /f. Aí use o /r pra recuperar. Quando reiniciei o Windows não estava mais entre os sistemas operacionais listados para iniciar. Mas os arquivos voltaram a ser lidos pelo Ubuntu. Agora é só fazer back up de tudo  formatar.


Valeu pela ajuda de vocês.

[Resolvido]
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Restaurador de partições NTFS!
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2010, 18:16 »
Bom gente, não consegui achar um recuperador de arquivos. Mas resolvi o problema.

Tomei coragem e entrei no Console de Recuperação conforme o erro do Ubuntu me aconselhou e digitei CHKDSK /f. Só que ele não reconhecia /f. Aí use o /r pra recuperar. Quando reiniciei o Windows não estava mais entre os sistemas operacionais listados para iniciar. Mas os arquivos voltaram a ser lidos pelo Ubuntu. Agora é só fazer back up de tudo  formatar.


Valeu pela ajuda de vocês.

[Resolvido]

Bem, se os arquivos agora podem ser vistos, antes de formatar tente
Código: [Selecionar]
sudo grub-update
[],s