Autor Tópico: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10 [Resolvido!]  (Lida 6088 vezes)

Offline andersonsachetto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Particionamento Manual no Ubuntu 9.10 [Resolvido!]
« Online: 19 de Janeiro de 2010, 22:34 »
Pessoal, estou com a seguinte duvida:
Tenho em meu computador um HD sata de 160GB onde tenho duas partições uma com 50GB, onde tenho o windows xp, e outra de 100GB, para arquivos comuns. e um outro hd de 80 GB neste, 60GB eu estou armazenando filmes, séries e jogos. e os 20GB restantes deixei para instalar o ubuntu 9.10.
pelo Windows eu consegui instala-lo nesta partição. soh que eu gostaria de iniciar a instalação pelo live CD e tal, como se foce meu primeiro SO. gostaria de um auxilio de vcs para esta tarefa. como faço?? preciso utilizar o particionamento manual certo? como devo prosseguir?? andei pesquizando e encontrei este tutorial. isso é válido? eh assim que devo proceder?

agradeço a todos que tiveram disposição de ler e espero ajuda.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2010, 14:25 por andersonsachetto »

Offline andersonsachetto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2010, 22:37 »
esqueci de mensionar o link para o tutorial, aqui está


http://www.linuxparatodos.com.br/artigos/particionamento-manual-no-ubuntu

Offline sscc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2010, 22:40 »
Continuação do Item Anterior:

Para particionar o HD, o Ubuntu utiliza um programa chamado GParted.
Este programa está presente no LIVECD do Ubuntu. O Gparted é que fornece a informação
-a opção- de qual partição será instalado o Ubuntu.
A tela onde se vê a informação:
dev/sda1
dev/sda5

é a tela do programa GParted

Procure ler mais informações de como utilizar o GParted, para você se sentir mais seguro com ele.

Esse programa Gparted, existe na forma de -imagem iso- para ser gravado em CD como imagem iso, e ser utilizado no drive de CDROM do computador para dar BOOT e realizar o particionamento do HD.  Isso tudo fora do CD de instalaçao do Ubuntu.

« Última modificação: 20 de Janeiro de 2010, 22:43 por sscc »

Offline sscc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:08 »
Continuação do ítem Anterior

No meu sistema eu coloquei o Ubuntu na primeira partição do Segundo HD - em /dev/sdb -

observação importante: antes de clicar em instalar-no último passo da instalação- no ítem 6/6 - é necessário escolher o local de instalação do Grub2- o gerenciador de Boot-
é necessário clicar no botão -avançado- que está logo acima do botão -instalar-no ítem 6/6 na última fase da instalação. Após clicar no botão -avançado- na tela que aparece é necessário marcar a opção -instalar boot loader- e logo abaixo escolher o local da instalação - como o ubuntu será instalado no segundo hd-segundo hard disk- é necessário escolher a opção-- /dev/sdb -- nesta opção se esta escolhendo instalar o Grub2- na mbr do segundo hd -
importante-o grub precisa ficar na mbr do segundo hd.
importante-o ubuntu precisa ser instalado na primeira partição do segundo hd.
Veja a seguir um link para ver a figura que surge na tela após clicar no botão -Avançado-no passo 6/6

http://news.softpedia.com/images/extra/LINUX/large/ubuntu910installation-large_010.jpg

Observação: Estou recomendando instalar o Ubuntu em um segundo Hd na primeira partição, porque ainda não tentei instalar o Ubuntu fora da primeira partição em um segundo Hd.

Você pode fazer o mesmo, basta fazer uma -nova partição NTFS de 20 GB- e transferir seus arquivos para lá. e em seguida fazer novas partiçoes no espaço de 60 GB, para o Ubuntu de 20 GB no sistema de arquivo -EXT4-e em seguida 1-2GB pa o -SWAP-Linux- e em seguida uma nova partição de 38-39GB no sistema de arquivo -NTFS


Observação-
O gerenciador de Disco do Windows XP, é igual ao Gerenciador de Disco do Windows 7-
portanto, o tutorial do Baixaki no link acima serve tanto para Windows Xp, como Windows 7.



« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 13:15 por sscc »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:20 »
Caro sscc não crie mais mensagem usando caixa alta. Caso continue insistindo nisso vou pedir aos demais mods/admins um balão, infelizmente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sscc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:25 »
clcampos, vou refazer as mensagens, sem usar caixa alta--letras maiusculas--
as mensagens que não foram publicadas vou refaze-las com letras minusculas.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:28 »
clcampos, vou refazer as mensagens, sem usar caixa alta--letras maiusculas--
as mensagens que não foram publicadas vou refaze-las com letras minusculas.

Precisei trancar mais de 4 vezes mensagens sua para entender isso? Além das várias MP's que enviei? Daqui para frente vou ficar de olho nas suas mensagens, se voltar a usar caixa alta infelizmente vou mesmo pedir um ban temporário para você, afinal estou por sua conta hoje.

Agradeço se passar daqui a seguir as Regras de Utilização do Fórum.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sscc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:44 »
andersonsachet,

antes de se iniciar uma instalação de qualquer sistema operacional, é aconselhavel, fazer um planejamento do que sera feito.
Como você tem dois Hard Disks:

com a finalidade de deixar o  hd sata que tem o windows xp, intacto, sem qualquer alteração, sugiro:

1) imediatamente antes de iniciar o processo de instalação do Ubuntu, entre na bios do computador .  para entrar na bios--assim que voce ligar o computador  comece  a apertar repetidamentea tecla -del-delete-. assim que aparecer a bios--uma tela azul-- você navegara na bios usando apenas as teclas  com flechas-para cima-para baixo-para a direita-para a esquerda--- e também usará a tecla --enter--

dentro da bios, procure pelo -opção- caracteristicas avançadas-- e
coloque o hd que você vai instalar o ubuntu-como o -segundo boot device-- e o hd que tem o windows xp, como o -terceiro boot device- e como o --primeiro boot device--coloque o cdrom-

O cdrom precisa ficar como o --primeiro boot device-- porque após ligar o computador o que será reconhecido pelo computador é o que voce colocou como -first boot device-- e  se não existir nenhum cd que produza boot pelo cdrom- o computador iniciará -o hd que foi colocado na bios como o --segundo boot device---

Offline sscc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:46 »
clcampos, desculpe pelo que aconteceu, não foi intencional, apenas não estava entendendo o que estava acontecendo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 20 de Janeiro de 2010, 23:52 »
clcampos, desculpe pelo que aconteceu, não foi intencional, apenas não estava entendendo o que estava acontecendo.

Ok, e obrigado pela correção.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sscc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2010, 00:18 »
continuação do ítem anterior:

dentro da bios, para salvar as alterações feitas, procure o ítem --exit--sair, ou o ítem -exit and save--sair e salvar--. se aparecer a opção--letra n-de -not-não- digite a letra--y--de -yes--sim- em seguida clique em --ok-- e espere o computador reiniciar- 
se você colocou o cd do ubuntu no drive de cdrom- o computador iniciará pelo ubuntu.

na primeira tela do buntu, você navegara nela, usando apenas as flechas, e a tecla enter-
em seguida aparece a opção de:
1)-escolher sua língua--portugûes, ou portugues do brasil-
2)tentar o ubuntu sem qualquer alteração no computador--
se você escolher esta opção, o ubuntu iniciará na forma live cd- ou seja- você poderá usá-lo  para navegar na internet.
3)se escolher a opção -instalar o ubuntu--tem início o processo de instalação

edição 1:
se você seguir esta --dica-- de trocar a ordem dos hard disk na bios- o dia que você quiser voltar ao windows xp- e só modificar a ordem dos hds novamente na bios.

importante: é necessário não esquecer dois fatos muito importantes:
1)- o ubuntu precisa ser instalado na primeira partição do segundo hd -em dev/sdb1-
2)- o grub2 precisa ser instalado na mbr do segundo hd - em dev/sdb-
Para instalar o grub2 na mbr do segundo hd -hd que vai ser instalado o Ubuntu- é necessário no -passo 6/6- do processo de instalação-clicar no botão -Avançado- e na tela que aparece marcar a opção -instalar boot loader- e escolher a opção -dev/sdb-
Veja no link abaixo a figura que surge após clicar no botão -Avançado-no passo 6/6

http://news.softpedia.com/images/extra/LINUX/large/ubuntu910installation-large_010.jpg

Observação: Estou recomendando instalar o Ubuntu na primeira partição do Hd, porque ainda não tentei instalar o Ubuntu fora da primeira partição em um segundo Hd deixando a primeira partição particionada e formatada, ou vazia como espaço livre -espaço não alocado-

se você não trocar a ordem dos hds na bios, você poderá no futuro, ter que realizar procedimentos adicionais -usando o --cd de Instalação do windows xp--cd original do windows xp--
esse procedimento tem o nome de -fix mbr--fixar a mbr-

mbr-é o local onde é instalado o gerenciador de boot do sistema operacional.
no ubuntu, o gerenciador de boot tem o nome de grub.
no ubuntu 9.10- o grub tem uma versão nova--grub versão1.97--tambem chamado de grub2--grub2

edição 2
se você não tiver o cd original do windows xp, pode ser usado um cd-rom chamado--super grub disk para -fixar a mbr- do windows xp, ou seja -fixar o boot- do windows xp para que ele tenha início normalmente.

edição 3:
vou passar agora um link do site -baixaki- onde é sugerido criar uma partição com o sistema de arquivos-ntfs- que é o sistema de arquivos do windows xp, vista,windows 7.
o objetivo é compartilhar os arquivos salvos nesta partição -ntfs- tanto pelo ubuntu, como pelo windows.
antigamente o ubuntu tinha partições com os sistemas de arquivos  chamados de -ext2-ext3- e recentemente surgiu o -ext4-
mas, recentemente o ubuntu também passou a utilizar o mesmo tipo de sistema de arquivos do windows--ou seja--o sistema de arquivos chamado --ntfs--

o objetivo é ter sempre salvo no hd, qualquer arquivo, mesmo depois de desinstalado o ubuntu, ou o windows xp

em outras palavras, você não precisará criar  qualquer nova partição --ntfs-- mas poderá usar a partição que você já tem no windows, para salvar os arquivos do ubuntu.
http://www.baixaki.com.br/info/3140-como-fazer-dual-boot-com-windows-7-e-ubuntu-9-10.htm

edição 4:
tenho instalado no meu sistema 2hds, com várias partições-para salvar arquivos-compartilhados.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, 13:20 por sscc »

Offline andersonsachetto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Particionamento Manual no Ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2010, 14:12 »
sscc

Rapaz, muito obrigado por sua atenção já solucionei o problema pelo link que eu postei acima.

fiz o seguinte, como soh quero testar, exclui a partição de 20GB NTFS que eu tinha e com este espaço livre fui fazendo manualmente as partições linux descritas no tutorial.

mesmo assim muito obrigado.