Autor Tópico: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?  (Lida 25046 vezes)

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Online: 23 de Janeiro de 2010, 22:59 »
Boa noite a todos, uso o Ubuntu apenas a alguns meses e estou gostando muito, apesar que ainda tenho dificuldades em trabalhar com linha de comando.

Existe algum programa (interface gráfica) que converta JPG para PDF de forma simples? Algo como o que eu tinha no windows, apenas arrastando as imagens e mandando converter em seguida?

É que gostaria de digitalizar algumas apostilas sem ter que digitar tudo e quem sabe no futuro digitalizar uns livros que eu tenho que já caíram no domínio público e disponibilizá-los no domíniopublico.gov.br

Muito obrigado a quem puder ajudar!
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 02:27 por Feitosa »

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ajuda pra converter jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2010, 01:38 »
Se voce arrastar os jpg no editor de texto do openoffice e depois vá em Arquivos->Exportar em pdf.
Você terá uma imagem em pdf. Simples!

Agora se a imagem estiver muito grande é só redimensionar com o gimp.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Ajuda pra converter jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2010, 02:24 »
Opa ucastrobr, blz? Então, eu tentei isso, na verdade foi a primeira coisa que tentei, mas tanto tive problemas com as margens como com a manipulação do documento (na inserção de novas imagens após a pg. 50 ou 60, por aí...) e com a resolução final...

Isso pra não falar que é maçante ficar ajustando a resolução GIMP e ao final a qualidade não ficar tão boa e o OCR se mostrar insatisfatório...

Enfim, como no windows tinham vários programas que faziam isso e como até hoje tudo o que eu tive no windows eu consegui um equivalente a altura ou superior no linux, estou certo que acharei algo!

De qqer forma valeu pela ajuda! Se alguém tiver mais alguma idéia...

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2010, 02:28 »
A propósito no windows eu usava esse programa aqui: http://www.baixaki.com.br/download/jpg2pdf.htm

Se alguém conhecer algo similar para o Ubuntu eu agradeço!

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2010, 02:57 »
Olá Feitosa,

como você disse que quer digitalizar algumas apostilas, você pode utilizar o XSane Image Scanner, utilizando como formato de saída diretamente como pdf.

um abraço.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 24 de Janeiro de 2010, 08:27 »
Feitosa, uma coisa é transformar algum arquivo em pdf outra é fazer um ocr num texto em pdf.

1. uma exportação assim: jpeg > pdf > ocr - pode ter certeza que o ocr vai ser prejudicado seja em que sistema operacional for, o ideal é fazer um arquivo gráfico em .tif digitalizado a 300dpi e em preto e branco

2. p/ editar um pdf, nesse teu caso, vou recomendar o pdfedit, que vc encontra nos repositórios. Veja mais dele nesses links:
http://www.guiadohardware.net/artigos/editando-pdf/
http://pdfedit.petricek.net/wiki/PDFeditScreenshots
Obs.: depois vou checar se no Scribus, que importa .pdf dá p/ fazer isso

3. também ñ gosto muito do que temos como base em termos de ocr no Ubuntu, mas tem solução e bem interessante: http://www.vivaolinux.com.br/dica/OCR-no-Ubuntu-9.04-utilizando-tesseract-e-gscan2pdf
Na próxima versão do Ubuntu já teremos o excelente GnomeScan, procure por informações dele no Google.

4. numa rápida busca no Google ñ achei conversores gráficos de .jpeg p/ .pdf, eis uns links que achei:
http://bitprison.net/jpg_to_pdf

http://linuxondesktop.blogspot.com/2008/05/converting-pdf-to-pngjpg-using.html

http://compdicas.kabunzo.com/2008/09/01/linux-como-converter-pdf-para-imagens-jpg/

http://pt.kioskea.net/faq/sujet-1724-pdf-converter-pdf-em-imagem-jpeg-bmp-gif-etc

http://www.rrfx.net/2009/05/converting-jpegs-into-pdfs-with.html

5. o Terminal até pode parecer assustador no começo, mas depois algumas coisas corriqueiras vão se tornado hábito.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2010, 08:56 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2010, 00:47 »
Fala Coruja, tranquilo? Então, no xsane eu só havia conseguido gerar um arquivo pdf por página scaneada, mas de repente foi erro meu, vou dar uma olhada...

Opa rjbgbo, tudo bom? Muito obrigado pelos links cara, vou dar uma conferida, depois posto o resultado. De antemão, OCR foi a única coisa no Ubuntu que achei insatisfatória em relação aos programas disponíveis pra Windows... Nenhum atingiu o mesmo nível do Abby Finereader...

De fato a única razão pela qual não abandonei totalmente o Windows é por causa do OCR, o do Ubuntu (hocr) ainda não é bom o suficiente...

Abraço e obrigado!

Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2010, 23:24 »
Olá Feitosa,

no XSane basta selecionar "páginas multiplas", e na janela que se abrir selecione como pdef, ele irá colocar cada imagem como uma página inclusive você pode organizar a ordem das páginas, e o resultado fica um arquivo pdf pronto com a quantidade de páginas que você digitalizou.

Espero que isto te sirva, pois para mim foi muito útil.

Abraços.

Offline roger_2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2010, 15:00 »
Oi Pessoal

Conheço Linux desde 1997 e uso continuamente como meu unico SO desde 2004, sendo Ubuntu a distro que melhor atendeu minhas necessidades. Nesse tempo todo nunca havia me tocado, mas agora realmente neste quesito o ubuntu deixou a desejar.

Exemplo: tenho um diretorio com 32 fotos (JPG), que no Windows do meu trabalho, para passar tudo isso para 1 unico arquivo PDF basta selecionar, clicar com botão direito e mandar imprimir. Ai abre o vizualizador de imagens com diversas opções de seleção e formato de impressão (1 por página, 4 por página, etc). basta mais 2 ou 3 cliques e pronto, mando pra impressora de PDF e acabou.

Estou há 20 minutos aqui no meu Linux procurando algo parecido e não achei. Sei que tem 1000 formas de fazer isso, mas nenhuma tão simples como no Ruindows. Agradeço se alguém puder me orientar se há algum pacote com esta opção, pois procurei no repositório e não achei.

Forte abraço
Roger_2
« Última modificação: 04 de Junho de 2010, 19:15 por roger_2 »
Alessandro Raulino
GNU/Linux User #355764
ArchBang 2012.12 @ LG P43 Series | Linux 3.6.8 | X.org 1.13.0 | Openbox 3.5.0 | CPU i7-2620M @ 2.70GHz × 4

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2010, 18:24 »
Eu faço assim:

Entro no editor de texto, do Br Office.
Escolho "inserir" arquivo...
Vou inserindo os jpg's - um a um.
Depois volto em "arquivo"  e mando "exportar pdf".

Não sei se entendi seu questionamento, mas se for o que eu estou pensando em bem simples!
« Última modificação: 04 de Junho de 2010, 18:41 por alevian »
Linux User 586375

Offline roger_2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 04 de Junho de 2010, 19:14 »
eh isso mesmo que voce entendeu... mas no meu caso vc precisa fazer isso que vc falou 32 vezes... e ainda perder um putz tempo pra configurar 4 por página por exemplo... prefiri copiar no pendrive e gerar o PDF no ruindows  ::)

veja que eu disse que eh menos fácil no ubuntu, não que eh impossivel ;)
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 13:20 por roger_2 »
Alessandro Raulino
GNU/Linux User #355764
ArchBang 2012.12 @ LG P43 Series | Linux 3.6.8 | X.org 1.13.0 | Openbox 3.5.0 | CPU i7-2620M @ 2.70GHz × 4

Offline Megamau

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
    • Omegamau Linux
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2010, 21:48 »
Oi Pessoal

Conheço Linux desde 1997 e uso continuamente como meu unico SO desde 2004, sendo Ubuntu a distro que melhor atendeu minhas necessidades. Nesse tempo todo nunca havia me tocado, mas agora realmente neste quesito o ubuntu deixou a desejar.

Exemplo: tenho um diretorio com 32 fotos (JPG), que no Windows do meu trabalho, para passar tudo isso para 1 unico arquivo PDF basta selecionar, clicar com botão direito e mandar imprimir. Ai abre o vizualizador de imagens com diversas opções de seleção e formato de impressão (1 por página, 4 por página, etc). basta mais 2 ou 3 cliques e pronto, mando pra impressora de PDF e acabou.

Estou há 20 minutos aqui no meu Linux procurando algo parecido e não achei. Sei que tem 1000 formas de fazer isso, mas nenhuma tão simples como no Ruindows. Agradeço se alguém puder me orientar se há algum pacote com esta opção, pois procurei no repositório e não achei.

Forte abraço
Roger_2

Acredito que por conhecer o Linux a tanto tempo não deve ter dificuldade com linhas de comando (presunção minha), se eu estiver correto então basta fazer o seguinte:

- pelo synaptic veja se você tem o pacote "imagemagick",  se já tiver instalado vá para o próximo passo, se não estiver então instale-o

- abra o terminal e pelo terminal vá até o diretório que se encontra o/s arquivo/s de imagem

- dentro da pasta dê o seguinte comando

convert *.extensão nome_do_arquivo_gerado.pdf

exemplo:

convert *.jpg História_em_quadrinhos.pdf

e pronto, arquivo/s convertido.

A linha de comando é tão simples quanto a interface gráfica, basta um pouco de prática e não sentirá mais falta do "botão direito do mouse" :P.

Abraços.

Offline astangl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Como converter vários jpg em pdf no Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2012, 00:35 »
oi,

dá p/ converter usando o Shotwell.
1 - importa a pasta de imagens usando a opção "pasta local"
2 - seleciona todas imagens
3 - manda imprimir como pdf

abcs