Autor Tópico: Calc - Como obter fórmula de um gráfico?  (Lida 4983 vezes)

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Calc - Como obter fórmula de um gráfico?
« Online: 13 de Maio de 2006, 13:03 »
Caros amigos, uso o excel do ofice pago mas estou querendo migrar para o Office free, o OpenOffice, mas para tanto preciso que o mesmo tenha as mesmas ferrametas que necessito.

1) Quero num gráfico apartir de uma tabela (x)(y) esse gráfico pode ser uma reta,
sendo uma reta ou não, ele tem uma equação, necessito dessa equação!

No excel quando nós clicamos com o mouse (botão esquerdo) em um dos pontos de um gráfico linear, produzido por uma tabela tipo (x)(Y) aparece uma opção no menu, (adicionar linha de tendência), feito isso, aplicando essa opção ele, o excel, nos traça a linha de tendência entre os referidos pontos. Feito isso, podemos solicitar que o excel nos mostre a equação da referida reta, bem como o coeficiente de correlação o famoso R^2.

Exemplo:
Supondo que:

(x) seja os valores
1;3;5;7;8
(y) seja os valores
2;5;6;9
O gráfico deverá ser linear do tipo: y=ax+b
Esse gráfico é uma reta inclinada ascendente. e por esse valores, tem uma equação.
Preciso dessa equação, bem como do coeficiente de correlação R^2.

Utilizo o excel para gráficos bem complexo em física e esta tem sido um motivo decisivo por não poder migrar para o openoffice, pois o mesmo, parece não me oferecer as mesmas facilidade, ou ao menos essa, para que eu possoa trabalhar plenamente com gráficos, funções e equações.

Grato a todos pela ajuda
Znovier

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Calc - Como obter fórmula de um gráfico?
« Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2006, 18:37 »
Para este tipo de tarefa utilize um plotter, como o gnuplot.

Offline ZNOVIER

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Calc - Como obter fórmula de um gráfico?
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2006, 11:15 »
Desculpa mas voei...

é um programa integrado ao openoffice?
Tenho que fazer tudo e tornar o arquivo final compativel com o excel, pois em todos locais só se usa programs do windows.

Grato,
Znovier