Enquete

Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg?

Sim
19 (70.4%)
Não
4 (14.8%)
Tanto faz ser livre ou não, o que importa é eu poder ver os vídeos
4 (14.8%)

Votos Totais: 25

Autor Tópico: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?  (Lida 7588 vezes)

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Em sua opnião o YouTube deveria utilizar ogg, é não o formato patenteado H.264?


Se você acreditar que o YouTube deveria utilizar o formato ogg você pode votar aqui: http://www.petitionspot.com/petitions/oggandyoutube/



Claro que dificilmente isto irá fazer o Google mudar de ídeia mais quem sabe...

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2010, 07:27 »
Acho que o x264 é mais viável que o H.264 para sua substituição, o problema do OGG / Theora é que ele ainda hoje não atingiu o nível de qualidade de outros codecs, e os arquivos ficam maiores, o que no caso da quantidade de vídeos do You Tube pode tornar-se um problema.

O que o You Tube está fazendo é apenas um teste, ainda não foi oficializado nada, duvido muito que o Google faria um dos sites mais populares da web simplesmente excluir 25% do público obrigando-os a trocar de browser, a petição pode ser válida sim, já que é apenas um estudo, as chances deles abandonarem a ideia é grande. ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2010, 08:25 »
Se não tem a qualidade do H.264 por que usar o OGG então?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2010, 09:43 »
O Youtube deve usar o formato que seja mais conveniente para seu negócio.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2010, 09:50 »
O Youtube deve usar o formato que seja mais conveniente para seu negócio.


Apoiado.

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2010, 10:10 »
O Youtube deve usar o formato que seja mais conveniente para seu negócio.


Apoiado.

cara, se o youtube não achar uma maneira de fazer funcional para todos, o google compra um formato e torna ele viavel para todos... e assim ele garante seu imperio de 100% de audiencia em tudo que faz........

acredito que eles vão procurar, sim, um formato que rode beleza, com qualidade e de maneira impecavel........ eles estão excluindo o flash justamente por ser um padrão fechado... duvido que eles vão se amarrar a outro.........
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #6 Online: 29 de Janeiro de 2010, 00:25 »
Veja está noticia no site dá info: http://info.abril.com.br/noticias/internet/mudancas-no-youtube-podem-prejudicar-mozilla-26012010-48.shl



Uma coisa que me deixou contente por um lado foi isto este texto do site info " Christopher Blizzard,evangelista da Mozilla, não acredita que o H.264 será a escolha final do Google, dona do YouTube. "Eles acabaram de comprar a On2, que tem tecnologias teoricamente melhores do que o H.264. Se o Google possui estas tecnologias, estão propensos a utilizá-las"."


O problema é se este formato ai for patenteado mais isto eu ainda não sei...


Offline coruja

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • O impossível é a medida da capacidade de cada um.
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2010, 03:54 »
Interessante sim, independente do formato, mas sendo livre e compatível com diversos sistemas e browsers, todo mundo tem a ganhar, principalmente a Google.

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #8 Online: 29 de Janeiro de 2010, 08:58 »
Veja está noticia no site dá info: http://info.abril.com.br/noticias/internet/mudancas-no-youtube-podem-prejudicar-mozilla-26012010-48.shl



Uma coisa que me deixou contente por um lado foi isto este texto do site info " Christopher Blizzard,evangelista da Mozilla, não acredita que o H.264 será a escolha final do Google, dona do YouTube. "Eles acabaram de comprar a On2, que tem tecnologias teoricamente melhores do que o H.264. Se o Google possui estas tecnologias, estão propensos a utilizá-las"."


O problema é se este formato ai for patenteado mais isto eu ainda não sei...



O fato de ter sido patenteado/registrado não impede que seja livre, aberto, free etc... vide o kernel e quase todos os softwares  que usamos no ubuntu são patenteados, registrados etc... mas a licença permite a livre distribuição do mesmo.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline alineri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Ubuntu 10.04 - twitter.com/rodrigoalineri
    • Ver perfil
    • Rodrigo Alineri
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #9 Online: 29 de Janeiro de 2010, 16:29 »
E outra, o YouTube esta fazendo teste com HTML 5, que entre outros avanços, dispensa totalmente o uso de plugins como o Flash.
Não tenha medo de ser o melhor. Só os medíocres não são criticados.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2010, 18:12 »
Eu não conheço muito bem as leis sobre patentes de softwares aqui no Brasil.


Mas por exemplo já li que aqui o mp3 pode ser usado aqui sem pagar, diferente dos Estados Unidos.


Outro exemplo é o .net da microsoft.


Como pode o mp3 ser patenteado no Estados Unidos é no Brasil não?

No Brasil não tem patente de softwares?

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2010, 21:03 »
Eu não conheço muito bem as leis sobre patentes de softwares aqui no Brasil.


Mas por exemplo já li que aqui o mp3 pode ser usado aqui sem pagar, diferente dos Estados Unidos.


Outro exemplo é o .net da microsoft.


Como pode o mp3 ser patenteado no Estados Unidos é no Brasil não?

No Brasil não tem patente de softwares?

Tem sim, mas no caso do MP3 e de outros codecs para Linux, você não tem autorização para utilizar em outro sistema, que não o que os proprietários da patente autorizarem, normalmente cobrando royalties.

Para Linux são criados codecs alternativos, que possuem o código diferente daqueles patenteados, que geralmente são criados via engenharia reversa, técnica proibida nos EUA desde o final dos anos 90, mas não no resto do mundo.

Basicamente é isso, mas a questão das patentes americanas é muito mais complexa (envolve também o registro de ideias, não apenas produtos) procure no Google sobre DMCA (Digital Millennium Copyright Act) para maiores informaçẽs.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2010, 21:11 »
Gente, não vamos querer prever o apocalipse só por causa disso...
Eu tenho quase total e absoluta certeza de que, se o YouTube passar a usar esse tal codec, haverá alguma atualização para o Firefox que permita executar os vídeos. Se não, algum desenvolvedor fará um plugin que torne o "possível novo YouTube" compatível com o Firefox. Nem tudo está perdido...

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2010, 03:04 »
Eu não conheço muito bem as leis sobre patentes de softwares aqui no Brasil.


Mas por exemplo já li que aqui o mp3 pode ser usado aqui sem pagar, diferente dos Estados Unidos.


Outro exemplo é o .net da microsoft.


Como pode o mp3 ser patenteado no Estados Unidos é no Brasil não?

No Brasil não tem patente de softwares?

Tem sim, mas no caso do MP3 e de outros codecs para Linux, você não tem autorização para utilizar em outro sistema, que não o que os proprietários da patente autorizarem, normalmente cobrando royalties.

Para Linux são criados codecs alternativos, que possuem o código diferente daqueles patenteados, que geralmente são criados via engenharia reversa, técnica proibida nos EUA desde o final dos anos 90, mas não no resto do mundo.

Basicamente é isso, mas a questão das patentes americanas é muito mais complexa (envolve também o registro de ideias, não apenas produtos) procure no Google sobre DMCA (Digital Millennium Copyright Act) para maiores informaçẽs.



Obrigado Polaco, eu pensava que no Brasil não tinha patente de softwares.


Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Em sua opnião o YouTube deveria utilizar o formato ogg ou outro formato livre?
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2010, 14:42 »
Gente, não vamos querer prever o apocalipse só por causa disso...
Eu tenho quase total e absoluta certeza de que, se o YouTube passar a usar esse tal codec, haverá alguma atualização para o Firefox que permita executar os vídeos. Se não, algum desenvolvedor fará um plugin que torne o "possível novo YouTube" compatível com o Firefox. Nem tudo está perdido...

o firefox ja anunciou que não vai dar suporte nativo a este codec justamente por causa da grana que tem de pagar pelas licenças.....
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda