Autor Tópico: como configurar a rede com outro usuário?  (Lida 7594 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: como configurar a rede com outro usuário?
« Resposta #15 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 10:43 »
zekkerj,

pode não ser simples, devido as limitações do Ubuntu, mas..., eu acho que a idéia de dois ou mais usuários poderem  configurar a rede do PC acho um conceito bastante simples.

Crixtiano há uma falha grave para este problema. Chega a ser revoltante tanto tempo sem solução (leia os comentários no bug que te passei).
Existe o "workaround" que te passei. Parece que no Kubuntu (KDE) não há este problema.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: como configurar a rede com outro usuário?
« Resposta #16 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 15:10 »
agente100gelo,

tudo bem que o Ubuntu não vem por default preparado para isso, mas..., o que pode ser feito "na unha" para fazer com que o usuário visitante possa configurar a rede?

fiquei pensando se configurarmos o /etc/sudoers para que o usuário visitante possa usar o programa network-admin como se fosse o root.

O que vc acha dessa idéia?

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: como configurar a rede com outro usuário?
« Resposta #17 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 15:13 »
fiquei pensando se configurarmos o /etc/sudoers para que o usuário visitante possa usar o programa network-admin como se fosse o root.
O que vc acha dessa idéia?

Foi exatamente isto que o cara fez no link que te passei. Ainda não testei mas acho de dá certo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: como configurar a rede com outro usuário?
« Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 15:24 »
agente100gelo,

tudo bem que o Ubuntu não vem por default preparado para isso, mas..., o que pode ser feito "na unha" para fazer com que o usuário visitante possa configurar a rede?

fiquei pensando se configurarmos o /etc/sudoers para que o usuário visitante possa usar o programa network-admin como se fosse o root.

O que vc acha dessa idéia?

Outra forma é vc fixar as configurações de rede no "/etc/network/interfaces". Isso fica legal se a rede for cabeada (inclusive ADSL e/ou cable/Virtua). Wireless, 3G e Rádio podem dar uma certa dor de cabeça pra funcionar assim.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D