Autor Tópico: Como acessar o console do switch 3COM  (Lida 121034 vezes)

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Como acessar o console do switch 3COM
« Online: 04 de Fevereiro de 2010, 14:30 »
Ola pessoal do fórum , tenho uma duvida , possuo em minha empresa dois switch 3Com® Baseline Switch 2924-SFP Plus porem no manual que vem com ele e no que eu baixei do site oficial , nao ficou bem claro o que eu precisava saber .
Necessito acessar o console desse switch , porem no manual nao ficou bem claro ao meu entender ,  tentei de tudo mas nao consegui saber e muito menos entender como se acessar o console desse switch . Nao sei se precisa atribuir ip, nao sei qual a porta que tenho que me conectar ao console dele , enfim necessito de um mão ae de alguém . O manual dele esta aqui , porem eu nao entendi nada.......
http://support.3com.com/infodeli/tools/switches/baseline/3Com_Baseline-Switch-2916-2924_User-Guide.pdf

Apenas tentei conectar um micro com o cabo de rede ligado na porta console nele , porem aparece no micro que o cabo esta desconectado, mas eu também nao sei se fiz certo então se alguém puder me dar uma mão ae eu agradeço .
Sei que possui uma etiqueta no switch que tem o nome dele , mac  , mais o ip dele no na caso 169.254.167.192 e a serial dele de fabrica .

conto com vcs , abraços .

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 15:11 »
Desconecte esse cabo agora.

Não conecte nada aí até ter certeza de que tipo de cabo é esse!!!
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 15:22 »
... como eu pensei: a porta de console é serial RS-232 assíncrona. Você só deve se conectar a ela usando o cabo de console fornecido com o equipamento.

A outra ponta você deve ligar à porta serial do seu PC, usando o programa Hyperterminal (no Windows) ou minicom ("sudo apt-get install minicom" ou apt://minicom) para acessar a interface de linha de comandos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 15:32 »
... como eu pensei: a porta de console é serial RS-232 assíncrona. Você só deve se conectar a ela usando o cabo de console fornecido com o equipamento.

A outra ponta você deve ligar à porta serial do seu PC, usando o programa Hyperterminal (no Windows) ou minicom ("sudo apt-get install minicom" ou apt://minicom) para acessar a interface de linha de comandos.

Ok amigao tres coisas , mas caso eu nao tiver uma porta serial no meu micro como posso conectar , nao existe outra forma , outra coisa , esses dois programas que vc citou ae , nao dizem no manual , apenas dizem que  vc se conecta ao console do switch atraves do browser.

OK , despois de conectar o cabo serial ao micro e a outra ponta na porta console do switch , o que eu faço para acessar a pg de configuracao dele , qual ip digitar no browser , qual user e senha pra acessar .

Esse Hyperterminal eh compativel com windows 7 , como baixar e instalar ele .
abraços .
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2010, 15:34 por marcelofares »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 15:38 »
Para configurar o minicom:

sudo minicom -s

1) Selecione "Configuração da porta serial".
2) Digite "A" para selecionar o dispositivo da porta serial. Mude para "/dev/ttyS0", que equivale à COM1 do Windows.
3) Digite "E" para mudar os parâmetros de linha.
4) Digite "D" para mudar a linha para "38400 8-N-1". Caso não esteja "8-N-1", digite "Q".
5) Digite <Enter> pra voltar pro menu anterior.
6) Digite <Enter> pra voltar pro menu principal.
7) Escolha "Salvar configuração como dfl".
8) Escolha "Sair" pra sair da configuração e abrir o console do switch.

Pra terminar o minicom, use a sequência "CTRL-A / Q" e confirme sua saída. [OBS: É CTRL-A e Q, não CTRL-A / CTRL-Q].
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 15:43 »
Ok amigao tres coisas , mas caso eu nao tiver uma porta serial no meu micro como posso conectar , nao existe outra forma
Providencie uma. Uma boa sugestão é usar um notebook que tenha porta serial. Outra alternativa é usar um adaptador USB-porta serial (costumam ser usados pra permitir sincronização de PDAs). Mas aí complica, pq vc tem que fazer o adaptador funcionar, antes de poder se conectar ao switch.

Formas alternativas... não consegui entender, no manual, se o serviço telnet vem pré-habilitado pra responder no endereço padrão do switch. Se vier, vc vai conseguir abrir uma conexão telnet pra ele, a partir da linha de comandos:

telnet 169.254.x.y

Mas nesse caso vc tem que se conectar pela sua placa de rede, a uma das portas de rede do switch.

Citar
outra coisa , esses dois programas que vc citou ae , nao dizem no manual , apenas dizem que  vc se conecta ao console do switch atraves do browser.
A configuração inicial está descrita nas páginas 21 e 22 do manual ("Connecting to the Console Port" e "Connecting the workstation to the switch").
Ele manda usar o Hyperterminal no fim da página 21, e dá as configurações de linha (38400, 8, N, 1, s/controle de fluxo) na página 22.

Citar
OK , despois de conectar o cabo serial ao micro e a outra ponta na porta console do switch , o que eu faço para acessar a pg de configuracao dele , qual ip digitar no browser , qual user e senha pra acessar .
Esse procedimento está descrito a partir da página 22 do manual.

Citar
Esse Hyperterminal eh compativel com windows 7 , como baixar e instalar ele .
abraços .
Você terá que perguntar sobre isso num fórum Windows. Mas como eu expliquei na última mensagem, vc pode usar o minicom, do Linux, pra isso.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2010, 15:49 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 15:55 »
Para configurar o minicom:

sudo minicom -s

1) Selecione "Configuração da porta serial".
2) Digite "A" para selecionar o dispositivo da porta serial. Mude para "/dev/ttyS0", que equivale à COM1 do Windows.
3) Digite "E" para mudar os parâmetros de linha.
4) Digite "D" para mudar a linha para "38400 8-N-1". Caso não esteja "8-N-1", digite "Q".
5) Digite <Enter> pra voltar pro menu anterior.
6) Digite <Enter> pra voltar pro menu principal.
7) Escolha "Salvar configuração como dfl".
8) Escolha "Sair" pra sair da configuração e abrir o console do switch.

Pra terminar o minicom, use a sequência "CTRL-A / Q" e confirme sua saída. [OBS: É CTRL-A e Q, não CTRL-A / CTRL-Q].


Ok amigao , deixa eu ter explicar o meu problema derrepente nem precisa o acessar o switch  .

Tenho uma rede com acesso a internet ligada e configurada da seguinte maneira .
Um cable modem da net virtua12MB  ligada a um server suse linux DHCP , e o server SUSE DHCP ligado no switchs 2924-SFP Plus .
Cabeamento dentro das normas do padrao internacional , EIA/TIA 568B CAT6 Gigabit , cabeamento estruturado com tubulacao e tudo .
O meu problema eh o seguinte estou com problema na demorosidade ao carregar paginas da internet , desde quando retirei o HUB e coloquei o switch realmente a internet pra navegacao ficou mais lenta, as vezes precisa de varios refresh pra abrir uma pagina , sendo que quando insiro o HUB o trosso funfa que eh um patasso .
Devido a esse problema , achei que acessando o console poderia resolver mechendo em alguma opcao  ou algo semelhante que possa melhorar a abertura de paginas ou velocidade em si . Nao sei se é possivel e se isso ira ajudar em alguma coisa . também ja ouvi fala com o suse DHCP eh imcompativel com esse tipo de switch , pois nao sei se eh verdade .
Resumindo , muito obrigado pelas dica pra poder acessar , mas pergunto , acessando um switch desse , existe alguma hipotese possitiva pra poder melhorar a abertura de paginas .

obrigado .

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 16:11 »
Só consigo pensar numa coisa: sua rede está terrivelmente mal-configurada. Pra funcionar melhor em hub (que provavelmente é um mini-switch) do que num switch gerenciável...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 16:18 »
vc se referiu 2 ou 3x a um "server SUSE DHCP".

O que seria isso?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 16:25 »
Este tópico não se refere explicitamente ao Ubuntu ou a software livre.

Estou movendo provisoriamente para a sessão Café com Ubuntu.

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 18:51 »
vc se referiu 2 ou 3x a um "server SUSE DHCP".

O que seria isso?


Server Suse linux ele faz o papel de um reteador DHCP é o seguinte , ele faz um papel como se fosse roteador pra nos , ele possuí regras no iptables e firewall dele aonde ele limita a velocidade a internet por IP sak .
Maquinas com IPS fixo , tem velocidade de 12MB
Maquinas com IPS dinamico DHCP atribuídas pelo server SUSE , tem 700k de velocidade pra navegar e 70KBPS pra download .

O server como falei pra vc anteriormente , ele é ligado ao cable modem da net através da interface eth1 off board , e o cabo que manda o sinal pro switch eh ligado a interface eth0 da placa de rede do server on board , ou seja o sinal de internet passa pelo server SUSE so pra fazer o controle de velocidade e atribuição de ips dinâmicos , pq os ips estáticos sao atribuídos a micros mestres da empresa pelo admin da rede sak .
Esse eh o papel do nosso server DHCP sak , controle de velocidade na navegação .
Deu pra entender pq eu queria acessar o console do switch , pq a navegacao nos micros mestres(12MB) ficou muito lenta depois da presença do switch , micros funcionando com ips dinâmicos a navegação roda que é uma beleza , entao por isso queria acessar o console do switch para ver se tem alguma opção que restringe a determinadas portas do switch a tal velocidade sak .

Outra coisa tentei acessar o switch atraves do telnet pelo ubuntu e me deu essa mensagem veja :

telnet> open
(to) 169.254.167.192
Trying 169.254.167.192...
telnet: Unable to connect to remote host: No route to host
telnet>


Nao sei se preciso conectar o meu micro a uma porta especifica do switch para ter acesso , mas nao consegui , agora vou tentar pelo windows .
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2010, 18:57 por marcelofares »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 19:48 »
Citar
Server Suse linux ele faz o papel de um reteador DHCP é o seguinte...
Não, o servidor SUSE eu conheço, eu administro 8 na sede do serviço e mais 13 pelo interior do estado. Não conhecia esse "server SUSE DHCP", pensei que fosse uma versão proprietária/modificada do SLES. KKKKKK

Então, veja só: eu não sei se fui eu que li demais, ou se entendi direito que há um segundo servidor DHCP em sua rede, nesse tal SAK.

Se houver, ele precisa trabalhar em uma rede separada da sua, pq senão vc pode ter problemas pra pôr os dois pra trabalhar juntos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 20:14 »
Citar
Server Suse linux ele faz o papel de um reteador DHCP é o seguinte...
Não, o servidor SUSE eu conheço, eu administro 8 na sede do serviço e mais 13 pelo interior do estado. Não conhecia esse "server SUSE DHCP", pensei que fosse uma versão proprietária/modificada do SLES. KKKKKK

Então, veja só: eu não sei se fui eu que li demais, ou  se entendi direito que há um segundo servidor DHCP em sua rede, nesse tal SAK.

Se houver, ele precisa trabalhar em uma rede separada da sua, pq senão vc pode ter problemas pra pôr os dois pra trabalhar juntos.

UAHUAUHAH

Veio o codinome que sei foi esse pq esse micro com o suselinux é um server DHCP , bom ja que nos entendemos , eu nao entendi essa sua citacao :
se entendi direito que há um segundo servidor DHCP em sua rede, nesse tal SAK.

Na verdade nao tenho dois server DHCP , vou tentar explicar de novo .
A internet da empresa funciona assim :
O cable modem Motorola do virtua é da onde vem a internet . Pois esse cable modem é ligado em um micro com o suse lnux instalado , é ele que tem o papel de pegar esse sinal que ele recebe do virtua e limitar a velocidade do virtua em nossa rede interna para que as dezenas de micros nao se gargolen sak . Bom nesse micro com o suse linux , a duas interfaces de rede , uma interface que recebe o sinal do virtua e a outra interface dele  manda o sinal do virtua pro switch pra distribuir o sinal pros micros da empresa entende . Nesse server suse linux , ele simplesmente possuí regras de firewall ou seja , micros que possuem IPS fixo atribuídos pelo admin da rede tem privilegio da banda total , micros com IPS dinâmicos tem sua velocidade reduzida pelo fato de serem configurados uma faixa de IP no server , essa faixa de ips so tem acesso aos admins da rede que os configuram , nessa faixa , consta que ips 192,168.10.2 ate 192.168.10.12 possui velocidade total , apartir dos IPS DHCP 192.168.10.21 ate 192.168.10.254 a velocidade é reduzida devido a regra de firewall que foi imposta e controlada pelo suselinux .
Eai mandei bem agora UHAUHAUAHHUA .

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 20:26 »
Ah, agora sim, ficou claro como água.

Diga lá, esse switch é novinho zero bala? Ou é usado?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 21:15 »
Ah, agora sim, ficou claro como água.

Diga lá, esse switch é novinho zero bala? Ou é usado?

Veio tem dois messes de uso , novinho e comprado original com uma firma autorizada . A proposito a 3COM ira trocar esse equipamento pra min , de acordo com que eu disse para o atendentes da 3com pelo tel , o tecnico ja condenou o switch sem ver ou se quer falar comigo , e eles iram me mandar outro igual, afinal de contas a 3com oferece suporte gratuito de 1 a 3 meses de compra . Bom mesmo que eles troquem  o switch , eu queria tentar acessar esse switch para saber se essa lentidão na abertura de paginas pode ser solucionado com uma opção a mais que o console pode me oferecer .