Autor Tópico: Como acessar o console do switch 3COM  (Lida 121335 vezes)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #30 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 12:16 »
Sim agora entendi ( e desculpe, 4 pinos é rj14 e rj11, aqui eu errei rj25 tem 6 pinos...)

é que eu nunca vi placa de rede assim, só modem digital ISDN 128/256kbps
( já tive um USRobotics, hoje 3 Com, para uso pela antiga Telesp )

Realmente isto é novidade para mim, até procurei na rede por uma placa assim mas só me retornam placas com rj45

http://en.wikipedia.org/wiki/Ethernet_over_twisted_pair

Como diz o ditado => vivendo e aprendendo... ( e eu aprendi mais uma )

vou continuar a acompanhar o topico, para este assunto aqui não ficar tão off topic....

[],s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #31 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 12:34 »
Citar
4 pinos é conhecido como conector rj25 e é usado em telefonia
Eu conheço o plug de telefonia, 4 pinos, como RJ11. Estamos falando do mesmo conector? [Estamos, vc já viu enquanto eu escrevia]

Citar
A unica topologia de rede que utiliza 2 pares trançados é a token ring ( mas também utiliza rj45 tal como as redes ethernet a 10mbps ou usa terminais IBM)
FastEthernet (100BaseTX) também usa só 2 pares --- TX e RX, pares 1/2 e 3/6 do cabo UTP. Apenas o conector é o mesmo RJ45 de 8 pinos das outras tecnologias da família Ethernet. Ah, e também a GigabitEthernet 1000BaseTX, que não pegou por exigir cabos CAT6.

(Atenção, conteúdo técnico chatíssimo à frente ;D)
A família das tecnologias FastEthernet em par metálico trançado é chamada, coletivamente, de 100BaseT, e abrange as tecnologias 100BaseT4 e 100BaseTX (esta última esmagadoramente mais usada que as outras, a ponto de se tornar sinônimo da própria tecnologia --- assim como "refrigerante" e "coca-cola").

Ja nas tecnologias de gigabit, 1000BaseT não é a família, mas sim a tecnologia que implementa a rede gigabit em cabo de par metálico trançado CAT5 ou superior, fazendo uso dos quatro pares. Essa tecnologia faz transmissão e recepção simultânea nos quatro pares, dos dois lados, sendo conhecida por "colisão permanente". Embora os circuitos necessários para isso sejam muito mais complexos, o uso de cabos CAT5 torna essa tecnologia mais barata, em escala.

A alternativa à 1000BaseT é a tecnologia 1000BaseTX, que usa apenas dois pares, mas que exige cabos CAT6. Por esse motivo, ela não foi adotada em larga escala, comercialmente.
(Obrigado pela perseverança).

Citar
Só ainda não entendi a que voce se refere como "suse de 4 dentes"...
Nosso amigo costuma misturar algumas coisas, eu também tinha pensado no início que ele tinha uma distribuição "Suse DHCP". ;D

Por exemplo, eu estou até agora tentando entender o que é esse "sak" que ele tanto fala.

O que eu entendi é que a placa dele tem conector RJ45 comum, porém este não tem os oito pinos, apenas os pinos 1,2,3 e 6. Assim, se for uma placa de 100Mbps, é 100BaseTX; se for de gigabit, é 1000BaseTX.

Aliás, outra ficha caiu agora: ele agora disse que uma das interfaces da máquina tem o conector assim. Provavelmente a máquina dele tem 2 interfaces, uma onboard, gigabit, a outra offboard, 100Mbps.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #32 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 12:49 »
Por exemplo, eu estou até agora tentando entender o que é esse "sak" que ele tanto fala.

O que eu entendi é que a placa dele tem conector RJ45 comum, porém este não tem os oito pinos, apenas os pinos 1,2,3 e 6. Assim, se for uma placa de 100Mbps, é 100BaseTX; se for de gigabit, é 1000BaseTX.

Aliás, outra ficha caiu agora: ele agora disse que uma das interfaces da máquina tem o conector assim. Provavelmente a máquina dele tem 2 interfaces, uma onboard, gigabit, a outra offboard, 100Mbps.

O "sak" eu traduzi como "sacou?"

Do restante eu tentei traduzir, mas fui pela via do conector rj11, não intuí que poderia ser um rj45 com 4 pinos aparentes apenas. Como você viu pensei até em ISDN

Eu me embaralhei pois entendi ele informar uma placa de rede com rj11, e isto eu nunca vi.

concordo com você quanto às interfaces dele, mas as antigas que tinham 4 pinos aparentes num conector rj45 não eram as de 10 mbps com barramento ISA? ( nem precisa responder pois nem vem ao caso especifico e o off topic fica longo)

No "on topic", ele citou que a 3Com vai substituir o switch, então vou aguardar para ver o que acontecerá depois da troca.

Valeu pelo "quase tutorial"  :D em cabeamento de redes, zekkerj.

[],s

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #33 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 13:01 »
Citar
4 pinos é conhecido como conector rj25 e é usado em telefonia
Eu conheço o plug de telefonia, 4 pinos, como RJ11. Estamos falando do mesmo conector? [Estamos, vc já viu enquanto eu escrevia]

Citar
A unica topologia de rede que utiliza 2 pares trançados é a token ring ( mas também utiliza rj45 tal como as redes ethernet a 10mbps ou usa terminais IBM)
FastEthernet (100BaseTX) também usa só 2 pares --- TX e RX, pares 1/2 e 3/6 do cabo UTP. Apenas o conector é o mesmo RJ45 de 8 pinos das outras tecnologias da família Ethernet. Ah, e também a GigabitEthernet 1000BaseTX, que não pegou por exigir cabos CAT6.

(Atenção, conteúdo técnico chatíssimo à frente ;D)
A família das tecnologias FastEthernet em par metálico trançado é chamada, coletivamente, de 100BaseT, e abrange as tecnologias 100BaseT4 e 100BaseTX (esta última esmagadoramente mais usada que as outras, a ponto de se tornar sinônimo da própria tecnologia --- assim como "refrigerante" e "coca-cola").

Ja nas tecnologias de gigabit, 1000BaseT não é a família, mas sim a tecnologia que implementa a rede gigabit em cabo de par metálico trançado CAT5 ou superior, fazendo uso dos quatro pares. Essa tecnologia faz transmissão e recepção simultânea nos quatro pares, dos dois lados, sendo conhecida por "colisão permanente". Embora os circuitos necessários para isso sejam muito mais complexos, o uso de cabos CAT5 torna essa tecnologia mais barata, em escala.

A alternativa à 1000BaseT é a tecnologia 1000BaseTX, que usa apenas dois pares, mas que exige cabos CAT6. Por esse motivo, ela não foi adotada em larga escala, comercialmente.
(Obrigado pela perseverança).

Citar
Só ainda não entendi a que voce se refere como "suse de 4 dentes"...
Nosso amigo costuma misturar algumas coisas, eu também tinha pensado no início que ele tinha uma distribuição "Suse DHCP". ;D

Por exemplo, eu estou até agora tentando entender o que é esse "sak" que ele tanto fala.

O que eu entendi é que a placa dele tem conector RJ45 comum, porém este não tem os oito pinos, apenas os pinos 1,2,3 e 6. Assim, se for uma placa de 100Mbps, é 100BaseTX; se for de gigabit, é 1000BaseTX.

Aliás, outra ficha caiu agora: ele agora disse que uma das interfaces da máquina tem o conector assim. Provavelmente a máquina dele tem 2 interfaces, uma onboard, gigabit, a outra offboard, 100Mbps.



Amigao , em primeiro ligar o "sak" eh do ato sacou , entendeu .... AUHAUAH.

E vc acertou sim tenho duas interfaces interfaces no suse , uma onboard (que manda o sinal pro switches) e outra off-board ( que vem da internet (cable modem )  agora eu não sei qual é delas que são gigabit ou em megabit , mas acho que ficou claro sim essa questao dos 4 pinos , dentes ou contatos como queiram se referir .

Ate achei uma outra foto na internet que pode ficar ainda mais claro sobre essa duvida , que pelo que o nosso amigo zekkerj  nos disse , existe sim placas de rede com essa "pinagem" , "contatos" , "dentes" , sei la como que chama isso ,   `vejam abaixo esse link :

http://yfrog.com/445622de1j

Reparem nesse link acima , esse é um Conector RJ-45 Fêmea Plus , então , quando eu me referia nos contatos ou dentes da interface da minha placa de rede , eu me referia a esses dentinhos dourados iguais a esse conector acima da foto  . Minha placa de rede off board do SUSE tem apenas 4 desses dourados nesse conector fêmea da placa de rede .
Será que ficou mais claro .
abraços .

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #34 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 13:13 »
Ola,

A imagem que postou é de um conector de parede, mas tudo bem, acredito que agora todos entenderam.

O jargão técnico às vezes é dificil mesmo.

vamos voltar a focar no seu problema, e deixar o off topic de lado.

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #35 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 13:20 »
Ola,

A imagem que postou é de um conector de parede, mas tudo bem, acredito que agora todos entenderam.

O jargão técnico às vezes é dificil mesmo.

vamos voltar a focar no seu problema, e deixar o off topic de lado.



Quando vc se refere que a 3com ira trocar o switch , de fato o chamado ainda esta aberto , mas desde que o nosso amigo zekkerj me passou o passo a passo , e acabou aparentemente resolvendo o problema , eu não sei se vou prosseguir com esse chamado na troca do equipamento , pq agora pelo que estou vendo o problema não era no switch como eu imaginava ,  e sim  era em  uma configuração dentro do suse que ja foi editada com a ajuda do nosso amigo zekkerj  .
Peso a opinião de vcs , o que acham , devo trocar o switch por um novo sendo que o meu tem apenas dois meses de uso , e o problema não era dele e sim de uma configuração dentro do suse que ja foi editada e esta funcionando 100%.

A respeito  dessa duvida , queria saber se ficou claro pra vcs , senão eu vou tirar uma foto da minha placa de rede e postar aqui hahahahaha;
E sobre esse conector de parede como vc se refere , é desses dentes dourados dentro do conector que estava me referindo todo esse tempo.
Sobre o problema que estava tendo ja foi solucionado Tota , agora so estamos tentando tirar as duvidas e alguns esclarecimentos a mais .
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2010, 13:25 por marcelofares »

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #36 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 13:43 »
Achei pessoal agora sim , agora sim vai ficar mais claro que água .

http://yfrog.com/89redes094j

Vejam nessa imagem acima passo a passo comigo .

Nessa imagem amostra uma placa de rede bem ao fundo parada na imagem .
Amostra também um cabo de rede bem a direita com os seus 8 fios .
E amostra o conector da placa de rede a esquerda com apenas 4 dentes (TD+ , TD - , RX+ , RX-)  igualzinho a minha placa de rede do SUSE.

Com base  nessas informações , pergunto :

Se um cabo de rede que tem 8 fios entrelaçados , como que ele consegue se conecta a uma placa de rede com apenas 4 conectores (TD+ , TD - , RX+ , RX-) como consta nessa imagem acima .
Essa era a minha duvida , espero que agora vcs tenham entendidos .

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #37 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 15:06 »
Tenho acompanhado seus posts desde a comunidade susebr e fico feliz por ter conseguido arrumar o problema, sobre o conector meu modem um DSLink Opticom tbm tem 4 pinos
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #38 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 17:33 »
Tenho acompanhado seus posts desde a comunidade susebr e fico feliz por ter conseguido arrumar o problema, sobre o conector meu modem um DSLink Opticom tbm tem 4 pinos

Então mano , estranho porque nunca vi esse tipo de conector , mas vivendo e aprendendo .
So queria saber como que funciona com apenas 4 contatos esse tipo de placa de rede .

abraços e valeu

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #39 Online: 07 de Fevereiro de 2010, 21:41 »
Citar
Se um cabo de rede que tem 8 fios entrelaçados , como que ele consegue se conecta a uma placa de rede com apenas 4 conectores (TD+ , TD - , RX+ , RX-) como consta nessa imagem acima .
Essa era a minha duvida , espero que agora vcs tenham entendidos .
Os cabos são entrelaçados 2 a 2.

Assim, o fio laranja entrelaça com o laranja-branco, o verde entrelaça com o verde-branco, e assim por diante.

Sem entrar em detalhes de como a rede de 100Mbps funciona (tô cansado, acabei de chegar de viagem), digamos que ela só precisa desses dois sinais: Tx e Rx. O Tx é transmitido em um dos pares, o Rx em outro. Os outros dois pares ficam à toa, tanto é que tem gente que usa um conector especial e faz passar outro ponto pelo cabo, usando os pares azul e marrom (que de outra forma ficariam ociosos).

Assim como os pares ficam ociosos no cabo, os pinos do conector também ficam ociosos, não têm uso nenhum. Por isso, alguns fabricantes simplesmente não os colocam. Economia de material, economia de montagem.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #40 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 09:28 »
Mais uma pergunta , as vezes quando o suse fica ligado por muito tempo e dias , parece que a navegação depois de dias  fica um pouco carregada , não sei se ele armazena cache ou algo assim , queria saber porque que um simples (restart) shutdown -r now , resolve aparentemente esse possível sobre-carregamento no SUSE . Ontem a internet estava bombando depois das dicas que realizei aqui no fórum , porem nesta manha tive que reiniciar o server para que ele voltasse ao " normal ", isso não é a primeira vez que acontece . Acontecia quando eu tinha o HUB inclusive .
OBS- Ja tenho esse suse funcionando a uns 3 anos , e so agora que comecou a complicar .
Ja me falram em super aquecimento mas , é impossivel se ele funciona em um ambiente totalmente climatizado .
Tem explicação isso .
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2010, 09:39 por marcelofares »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #41 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 09:36 »
Não posso te responder isso sem conhecer a instalação que você fez, os serviços que estão rodando, etc.

Nesse ponto o povo do fórum Suse vai te ajudar melhor.
PS: Pode depois me passar o URL desse fórum?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #42 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 12:37 »
Não posso te responder isso sem conhecer a instalação que você fez, os serviços que estão rodando, etc.

Nesse ponto o povo do fórum Suse vai te ajudar melhor.
PS: Pode depois me passar o URL desse fórum?

Cara , a URL desse fórum é http://www.susebr.org/forum/

Porem não fui bem aceito por eles la , rolou alguns bate bocas la .

Sobre os serviços que estão rodando , seria mais ou menos esses abaixo :

top - 17:21:04 up  3:11,  1 user,  load average: 0.16, 0.21, 0.18
Tasks:  61 total,   1 running,  60 sleeping,   0 stopped,   0 zombie
Cpu(s):  0.2%us,  0.0%sy,  0.0%ni, 99.8%id,  0.0%wa,  0.0%hi,  0.0%si,  0.0%st
Mem:    963384k total,   138392k used,   824992k free,    35540k buffers
Swap:  1044216k total,        0k used,  1044216k free,    61928k cached
13795 root      15   0 81512 3168 2376 S    0  0.3   0:00.03 sshd
    1 root      18   0   804  296  244 S    0  0.0   0:00.90 init
    2 root      RT   0     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 migration/0
    3 root      34  19     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 ksoftirqd/0
    4 root      RT   0     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 migration/1
    5 root      34  19     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 ksoftirqd/1
    6 root      10  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.49 events/0
    7 root      10  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 events/1
    8 root      10  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 khelper
    9 root      11  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 kthread
   14 root      10  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 kblockd/0
   15 root      10  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 kblockd/1
   16 root      14  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 kacpid
  144 root      13  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 cqueue/0
  145 root      13  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 cqueue/1
  146 root      11  -5     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 kseriod
  193 root      18   0     0    0    0 S    0  0.0   0:00.00 pdflush


Perguntei a vc , porque vi que vc entende meio do assunto ,e também só neste fórum que fui bem atendido pelo pessoal entende ,  mas mesmo assim obrigado pelas dicas e pela sua compreensão .

Offline marcelofares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #43 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 22:35 »
Ae rapaziada , consegui acessar o meu SWITCH atraves dos comandos abaixo no suse , descobrir o ip dele veja :

locate
locate dhcp.lease
locate dhcp
vi /var/lib/dhcp/db/dhcpd.leases

lease 192.168.10.215 {
  starts 2 2010/02/09 00:16:27;
  ends 2 2010/02/09 00:21:27;
  binding state active;
  next binding state free;
  hardware ethernet 00:22:57:f2:fb:60;
  uid "\001\000\"W\362\373`";
  client-hostname "3Com Switch";


Atraves destes comandos eu consegui acessar o Switch , porem agora peço ajuda de vcs pq nao entendo nada dentro dele .

Um amigo meu me disse que era pra eu ativar o protocolo STP no SW , porem ele ja esta ativo de fabrica la .

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como acessar o console do switch 3COM
« Resposta #44 Online: 10 de Fevereiro de 2010, 08:05 »
Ae rapaziada , consegui acessar o meu SWITCH atraves dos comandos abaixo no suse , descobrir o ip dele veja :

locate
locate dhcp.lease
locate dhcp
vi /var/lib/dhcp/db/dhcpd.leases

lease 192.168.10.215 {
  starts 2 2010/02/09 00:16:27;
  ends 2 2010/02/09 00:21:27;
  binding state active;
  next binding state free;
  hardware ethernet 00:22:57:f2:fb:60;
  uid "\001\000\"W\362\373`";
  client-hostname "3Com Switch";


Atraves destes comandos eu consegui acessar o Switch , porem agora peço ajuda de vcs pq nao entendo nada dentro dele .

Um amigo meu me disse que era pra eu ativar o protocolo STP no SW , porem ele ja esta ativo de fabrica la .

Não mexa no Spanning Tree Protocol, a não ser pra ativá-lo.

Se encontrar o serviço "igmp snooping", ative-o.

Nada mais que você possa mexer impunemente. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D