Autor Tópico: Baixada Digital e Segurança  (Lida 30725 vezes)

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Baixada Digital e Segurança
« Online: 05 de Fevereiro de 2010, 11:01 »
Pessoal, em breve vou poder usar a internet do governo (Baixada Digital), mas quero saber como posso proteger o máximo possivel meus dados. Não pretendo entrar em sites de bancos, nem nada desse tipo, mas gostaria de manter uma certa privacidade, ainda mais que no msn, por exemplo, nada é encriptado, logo qualquer pessoa mais esperta pode ver o que vc conversa e etc.

Mais informações sobre: http://www.baixadadigitalrj.com.br/


Será que o TOR seria uma boa pedida (se os dados já saírem encriptados do meu pc)?

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 11:34 »
legal saber disso sobre a baixada kamei hyoga, vc é daí? ando muito em belford roxo, tenho familiares em nova iguaçu e trabalho em caxias, mas moro em jacarepaguá.

sobre tua pergunta, e o firewall do linux, ñ protegeria sua navegação.

no linux eu entro tranquila/ na minha conta bancária, veja que na época tive o cuidado de me informar aqui mesmo no fórum.

sobre o msn, rapaz, ñ tenho certeza, até gostaria de um parecer do nosso advogado agente100gelo, mas li que servidores, mesmo na linha de msg eletrônicos tem que manter durante 5 a base de dados.
imagina alguem tendo um problema nessa área, acho que vale mais os dados do servidor do que do pc de um usuário, pois esses podem ser alterados c/ facilidade.

o tor pelo que sei cria situações p/ dificultar achar o ip, mas ñ confio nisso ñ, quem sabe fazer isso duvido que essas barreiras o impeçam.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline eltonlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
  • @eltonlima
    • Ver perfil
    • EltonLima [BLOG]
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 11:49 »
Olá Amigos,

Eu moro na Baixada, e ainda não testei o projeto por completo, mas acho que vc pode é proteger seus dados utilizando o Iptables da sua maquina local, ou criptografia de dados.

Att,
Elton Lima
Elton Lima
Analista de Suporte
Twitter: @eltonlima // Skype: eltlims // Blog: http://blog.eltonlima.com

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 11:58 »
Não acho que haja alguma coisa que possa ser feita pra melhorar a segurança.

O problema é que a primeira "perna" de todas as comunicações, aí, vai ser feita numa rede insegura.

Por incrível que pareça, a única comunicação que vai ter uma segurança relativa são justamente os acessos a bancos: como esse tipo de comunicação já usa um canal criptografado (HTTPS), mesmo que os pacotes sejam capturados (e esse é o grande problema na rede pública), eles não são facilmente decodificados.

Não sei se o TOR vai usar a mesma técnica de criptografar os acessos --- aliás, isso pode ficar bem complicado, visto que estamos falando de um sistema que alterna entre vários proxies.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 12:43 »
Opa, obrigado pelas respostas pessoal.

Na verdade não me preocupo muito em relação a invasão, pois um firewall bem configurado já dá um trabalho. Estou preocupado mesmo é com a informação que sai do meu pc e ganha o "ar", entende? Como o zekkerj.

Entre minha casa e o google, tem a rede da Baixada Digital que não tem criptografia nenhuma (se não me engano). É esse caminho que devemos tomar cuidado.

Agora me veio uma coisa que me parece doida... uma VPN daria essa segurança que gostaria de ter? Mesmo que eu pague $10 ou uns R$20/30 estaria na vantagem, já que a internet é de graça.

rjbgbo, eu moro em Bel e um amigo meu disse que, por enquanto, estão pegando 1 MB de velocidade.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 13:26 »
Citar
Entre minha casa e o google, tem a rede da Baixada Digital que não tem criptografia nenhuma (se não me engano). É esse caminho que devemos tomar cuidado.
Mesmo que tivesse alguma criptografia... não esqueça que estão todos acessando a mesma rede, ou seja, todos têm a senha de acesso, todos captam o sinal, e, no alcance do sinal da antena, captam tudo que é enviado para você...

Esse problema ocorre em qualquer rede wireless. A única diferença é que no uso para o qual a rede foi planejada, o grupo que tem acesso ao sinal é mais restrito...

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 14:43 »
Realmente, também não pensei nesse ponto. Posso até "assegurar" o que eu envio, mas não é certo "assegurar" o que recebo.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2010, 16:01 »
kkkk

É o tópico oficial da Baixada Fluminense, do RJ. Mas fique bem claro que sou Botafoguense até a alma.  ;D

Olá Amigos,

Eu moro na Baixada, e ainda não testei o projeto por completo, mas acho que vc pode é proteger seus dados utilizando o Iptables da sua maquina local, ou criptografia de dados.

Att,
Elton Lima

Elton, me lembro de vc, ainda nos meus primórdios tempos de usuário do Ubuntu, estive num Fest Install, aí no Telecentro de Mesquista, assisti uma grd palestra do Marcelino Junior, comprei um livro dele e até ganhei uns livecds do Fedora.
Sempre passo em frente a esse Telecentro qdo estou indo e vindo de Belford Roxo.

Opa, obrigado pelas respostas pessoal.

................

rjbgbo, eu moro em Bel e um amigo meu disse que, por enquanto, estão pegando 1 MB de velocidade.

kkkkk
Eu tenho uma vila de casas, aí no centro de Belford Roxo, um dia a gente marca um choopinho na hora do almoço, pois é hora que passo aí 1x por mês.



sobre esse dado técnico alertado por vc e pelos demais colegas, vou ficar acompanhando p/ informar aos primos sobre esse detalhe dessa rede.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline eltonlima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
  • @eltonlima
    • Ver perfil
    • EltonLima [BLOG]
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 12:48 »
Agora esse é tópico da baixada fluminense... heheeheh ;)

Não estou mais trabalhando no telecentro em mesquita, mas podemos marcar sim.. só fico na coca-cola .. hehehehe

Mas vamos continuar trocando ideias sobre o assunto, pois tenho amigos na prefeitura de mesquita como em belford roxo que está no projeto do baixada digital.

Quero ver essa bagaça acontecer.

Qualquer coisa segue meu msn para trocar ideias: eltonlim@gmail.com ;)
Elton Lima
Analista de Suporte
Twitter: @eltonlima // Skype: eltlims // Blog: http://blog.eltonlima.com

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 15:45 »
blz Elton, vou add e também teu twitter
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2010, 09:34 »
Será que usando ssh eu ficaria mais seguro? Além de tentar usar a tal "Baixada Digital" (que ta parecendo mais um conto de fadas, que realidade), contratei banda larga via rádio. O problema é semelhante. Como a empresa é "nova" pra mim (e sem muitos dados na internet), não sei o quanto ela é séria em relação aos meus dados e privacidade.

Já li que é possivel montar um proxy local, usando o ssh. Isso protegeria meus dados?

Tenho um host para um site meu e eles tem ssh habilitado. Em teoria, eu poderia enviar dados criptografados ao servidor, para navegar na internet? Minha preocupação está maior, ultimamente, pois vou passar a fazer compras usando CCI e não to afim de levar uma rasteira hehehe

Offline arturararipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Ruindows Xp
    • Ver perfil
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #11 Online: 01 de Abril de 2010, 11:28 »
Eu moro em Juiz de Fora, a 160 KM do Rio. Será que essa rede será extendida até aqui? E qual será  a velocidade da conexão?

OBS: Já tirei a dúvida sobre o município. Não dá não...
Mas e a velocidade da conexão? Não fala no site...
« Última modificação: 01 de Abril de 2010, 11:31 por arturararipe »
Tenho um blog, logo existo
arturandrade.wordpress.com

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2010, 13:44 »
300 megabytes (ou megabits, não lembro). Ae você divide pra cada um que conectar...

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #13 Online: 01 de Abril de 2010, 13:52 »
300 megabytes (ou megabits, não lembro). Ae você divide pra cada um que conectar...

300 Mbps e não 300 MB/s

Offline arturararipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • Ruindows Xp
    • Ver perfil
Re: Baixada Digital e Segurança
« Resposta #14 Online: 16 de Abril de 2010, 20:16 »
Bastante Rápido... Alguém já se integrou ao projeto? Devia ter um semelhante aqui em JF
Tenho um blog, logo existo
arturandrade.wordpress.com