Autor Tópico: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB  (Lida 11401 vezes)

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Online: 08 de Fevereiro de 2010, 21:36 »
Olá!

Estou com um problema no meu pen drive, um Kingston Data Traveler 8GB, no qual instalei o Ubuntu 9.10 para rodar como Live USB.

Num primeiro momento, fiz o que geralmente se faz: criei um Live USB usando o "Criador de disco USB inicializável" com um disco virtual de 3GB para guardar arquivos de configuração, instalar mais programas etc. Ocorre que uso este mesmo pen drive em computadores com Windows, e não conseguia abrir, a partir do Windows, os arquivos salvos no disco virtual do Live USB.

Tentando resolver o problema, fiz backup dos arquivos do pen drive e o particionei em dois; numa partição de 3GB reinstalei o Ubuntu 9.10, e os 5GB restantes dediquei a salvar os arquivos que normalmente armazeno no pen drive.

Até aí tudo bem, qualquer computador usando Linux reconhece as duas partições e, para acessar arquivos salvos durante uma "live session", basta salvá-los na partição de 5GB.

O problema foi quando precisei usar computadores com Windows; o sistema, neste caso, reconhece apenas a partição onde está o Ubuntu 9.10, e não abre a outra partição onde salvo os arquivos. Em resumo: não consigo mais acessar os arquivos do meu pen drive em computadores com Windows, e a partição de 3GB já está completamente tomada pelo Ubuntu 9.10, não cabe mais nada.

Preciso de uma orientação. O que preciso fazer para que o Windows reconheça a partição de 5GB que contém meus arquivos? Ela foi formatada para FAT32, assim como a de 3GB; a diferença é que a partição de 3GB, por conter o Ubuntu, foi marcada para "boot", e a outra não.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 07:49 »
Ola,

normalmente o Windows não reconhece mais de uma partição em pen drives ( já testei em varios )

O melhor a fazer no caso do Windows é acessar a base de dados da Microsoft para saber se eles já resolveram isto no sistema deles


[],s

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 09:20 »
Citar
normalmente o Windows não reconhece mais de uma partição em pen drives ( já testei em varios )

Neste caso, o que se recomenda fazer? Os arquivos do disco virtual não são acessados pelo Windows, e a live session não acessa os arquivos do pen drive que estão fora do disco virtual. Há alguma solução para isso?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 16:23 »
Tem como em teoria=>


1) Crie duas partições

2) Coloque dados em texto nelas e veja se e qual o windows reconhece

Você tem que criar  a partição de dados primeiro, e depois a do Ubuntu.

3) Instale o Ubuntu via unetbootin ( criador de disco USB..... )

4) Coloque o grub na primeira partição apontando para o boot da segunda

O que eu uso:

Uma partição só com o Live cd e uma pasta chamada windows dentro do pen

Nesta pasta eu coloco os arquivos. ( na realidade eu não chamo ela de windows mas de tota, porém fica a gosto do freguês )

Como uma partição só em fat32 funciona até no apple, eu não tenho problemas.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 16:27 por Tota »

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #4 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 23:30 »
Quase um ano depois, e eis-me aqui com a mesma dúvida...

Na verdade, havia parado de usar o Live USB e agora as circunstâncias me forçaram a usá-lo novamente.

Segui as recomendações: fiz duas partições, criei a de dados (/dev/sdb1) primeiro e a do sistema (/dev/sdb2) depois, mas empaquei na instalação do GRUB na partição /dev/sdb1. Na internet encontrei que o comando

Código: [Selecionar]
grub-install /dev/sdb1
daria conta do recado, mas o que dá é a seguinte mensagem:

Código: [Selecionar]
ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub-install /dev/sdb
/usr/sbin/grub-probe: error: cannot find a device for /boot/grub (is /dev mounted?).
No path or device is specified.
Try `/usr/sbin/grub-probe --help' for more information.
Auto-detection of a filesystem module failed.
Please specify the module with the option `--modules' explicitly.

Estou fazendo algo errado?

Offline Gabr1990

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • @Gabr1990
    • Ver perfil
    • Mente Abduzida
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #5 Online: 13 de Fevereiro de 2011, 23:38 »
Na realidade o Live USB você não teria que dar Boot no dispositivo USB ao invés de tentar rodar ele dentro do sistema Windows?
Conteúdo interessante e bom humor: http://menteabduzida.net/ :D

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2011, 09:06 »
Gabr1990, o caso é outro. O pen drive tem duas partições para que uma delas possa servir de "HD" para o Live USB e possa "se comunicar" com o Windows instalado nos computadores caso eu precise. Do contrário, teria que fazer um Live USB ocupando todo o espaço do pen drive, com o problema de não poder acessar os arquivos pelo Windows.

Mas como o Windows não reconhece duas partições num pen drive, tenho que descobrir como fazer para que ele leia a partição de dados, não a partição onde o Live USB estiver instalado. Porque até o momento, quando instalo o Ubuntu Live USB, o Windows só reconhece a partição que tem o Live USB instalada, e não a que reservei para dados.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2011, 20:53 »
Do contrário, teria que fazer um Live USB ocupando todo o espaço do pen drive, com o problema de não poder acessar os arquivos pelo Windows.

Ola

Desculpe mas algum erro de interpretação esta ocorrendo aqui. Um live USB é formatado em FAT32, logo, mesmo que existam N arquivos do linux lá dentro, é possivel criar pastas e usar no Windows.

Faço isto todos os dias.

[]'s

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #8 Online: 01 de MAR?O de 2011, 15:21 »
Olá!

Na verdade a questão havia sido resolvida sem sequer precisar instalar o GRUB. Eu é que não havia tido oportunidade de testar o USB ainda e fiquei me preocupando com a instalação do GRUB.

Como houve um pequeno problema de interpretação, relembro qual foi o problema inicial: a partição do pen drive que contém o Live USB ("Ubuntu" em sdb1) ficava totalmente cheia com o sistema e o disco virtual que criei para salvar as mudanças nas configurações, então não tinha mais como receber outros arquivos; como o disco virtual da Live Session só é aberto por ela mesma, qualquer arquivo salvo lá dentro só poderia ser acessado durante a Live Session.

A outra partição ("Dados" em sdb2) estava livre, mas apesar de ser reconhecida pela Live Session, não era reconhecida por computadores com Windows. O que me deixava numa situação complicada: não podia trabalhar na Live Session e salvar arquivos na partição "Dados" (sdb2) para comunicar com computadores com Windows porque o Windows não reconhecia a partição, e não podia salvar arquivos trabalhados no Windows na partição "Ubuntu" (sdb1) por falta de espaço, de um lado, e de outro porque o disco virtual da Live Session fica praticamente inacessível fora dela. Ou seja: para os fins que queria (duas partições no pen drive para poder guardar arquivos em uma e ter um Live USB em outra), isto não estava funcionando.

Segui os passos indicados por Tota. Fiz duas partições no USB invertendo a ordem anterior, colocando "Dados" no sdb1 e "Ubuntu" no sdb2. Deixei a primeira (sdb1) para os dados e a segunda (sdb2) para o Live USB. Fucei a base de dados da Microsoft inteira para ver se havia alguma possibilidade de o Windows reconhecer duas partições num pen drive, mas ao que parece isto é impossível. Como o Windows só reconhece uma partição num pen drive, esta nova ordem das partições, "em tese" (segundo Tota), faria com que agora a partição "livre" ("Dados em sdb1) fosse acessada pelo Windows e os arquivos nela salvos pudessem ser compartilhados entre ele e a Live Session.

Pluguei o pen drive num laptop com Windows instalado, e o Windows reconheceu a partição "Dados" (sdb1) sem problemas, embora continuasse sem reconhecer as duas partições; só "Dados" (sdb1) foi reconhecida por ser a primeira partição, enquanto "Ubuntu" (sdb2) não foi reconhecida.

Depois, removi o pen drive, reiniciei o laptop e pluguei novamente o pen drive para iniciar pelo Ubuntu instalado na partição "Ubuntu" (sdb2). O computador reconheceu o Ubuntu, iniciou o sistema e, uma vez lá dentro, foi só usar a partição "Dados" (sdb1) para salvar os arquivos que queria compartilhar posteriormente com computadores com Windows instalado.

Isto resolve parcialmente o problema, pois agora a partição "livre" ("Dados" em sdb1) é acessada pelo Windows, e não a partição do Live USB ("Ubuntu" em sdb2) que está toda ocupada; posso voltar a usar o pen drive para compartilhar arquivos entre a Live Session e computadores com Windows instalado.

Agora, se a Microsoft prefere manter esta maluquice de só acessar uma das duas (ou mais) partições de um pen drive, paciência...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #9 Online: 01 de MAR?O de 2011, 20:45 »
Citar
Agora, se a Microsoft prefere manter esta maluquice de só acessar uma das duas (ou mais) partições de um pen drive, paciência...

Fazer o quê, não é? Depois o Linux é que é dificil...    ;D

[]'s e fico feliz em ajudar.

Offline Ted74

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Live USB em um HD externo
« Resposta #10 Online: 04 de MAR?O de 2011, 10:48 »
Oi,
Comprei um HD externo e queria usá-lo como pendrive "tamanho família" e também como um live USB (c/ Ubuntu). E para ser acessado tanto pelo Windows quanto pelo Linux. Pelo q vi do diálogo a solução é relativamente simples: criar duas partições, uma q será de dados e a outra q receberá o sistema Ubuntu. Mas, pelo q entendi, c/ as duas partições formatadas em FAT32. Tenho algumas dúvidas:

1) O Windows só acessaria a primeira partição do HD e, teoricamente, não haveria problema de algum vírus do Windows corromper os arquivos da 2a. partição (do Ubuntu). Minha dúvida é a seguinte, só p/ garantir, existe alguma maneira de instalar o Live Ubuntu (por algum programa do tipo USB Creator) em uma partição com outra formatação, por exemplo, ext2, ext3 ou reiserfs...???

2) Ou, alternativamente, eu tinha pensado em um particionamento do HD:
- Partição de dados, fat32 => o Windows "veria" apenas esta partição
- Partição p/ o sistema Ubuntu, fat32 (ou poderia ser ext2,ext3, reiserfs, etc.??)
- Partição de dados, ext2,ext3 ou reiserfs, acessível apenas p/ o Ubuntu e , supostamente, + seguro.
- Partição de swap : seria necessário???
por favor, me digam se eu "to viajando".

Obrigado e um abraço!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #11 Online: 12 de MAR?O de 2011, 11:19 »
ola

se deseja criar um "live HD" nada disto é necessário.

Bastam duas partições Fat32 uma dados e outra com o Ubuntu em modo Live, criado com o unetbootin ou o criador do Ubuntu.

Se deseja instalar o Ubuntu no hd a historia é outra.

[]'s

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: Windows não lê uma das partições de pen drive Ubuntu 9.10 Live USB
« Resposta #12 Online: 18 de MAR?O de 2011, 16:19 »
Hum. Parece que cantei vitória cedo demais.  :(

O LiveUSB de duas partições que fiz funciona em alguns computadores, não em todos. Mesmo configurando a BIOS para reconhecer USB HDD ou USB ZIP como primeiros drives de boot, acabei de testar o LiveUSB com duas partições num computador e num laptop diferentes daqueles que testei e o boot passa direto pelo LiveUSB e vai cair no Windows, como se sequer houvesse LiveUSB conectado.

Ao que tudo indica, será realmente necessário instalar o GRUB na partição Dados (sdb1). Já quebrei a cabeça antes e não consegui. Como faço para instalar?