Só um pouco de historia, pode ser?
O Linux foi criado para substituir o Unix em maquinas 386 que à época corriam o risco de ficar sem um sistema servidor, pois rumores, que depois se confirmaram, indicavam que o sistema Unix passaria a ser pago, e pela vontade de se portar o Unix para estas mesmas maquinas.
Isto dito, vemos que o Linux foi concebido para ser um servidor.
Um servidor pode ser uma maquina onde vários usuarios se logam em terminais remotos. Lógico que, na época, sem interface gráfica, ficava difícil saber quem era quem logado.
whois é um comando para isto, que vai ter que obter informações de algum lugar quando eu quiser por exemplo usar o comando talk para "falar" por chat com outro terminal.
Este "quem é voce?" é e serve exatamente para isto. Como hoje temos interface gráfica, muitos desconhecem ou não se interessam em saber a historia do processo de desenvolvimento de um sistema. Haja visto que outro dia citei o DOS e meu interlocutor nem sabia que isto algum dia havia existido.
O "quem é voce?" é armazenado nos perfis de usuarios, é acessado pelo root e pelos usuarios do servidor.
Se no seu servidor ( na sua maquina ) só tem voce como root e como usuário, só voce vai ver seu perfil.
onde você pode informar todas as suas informações pessoais, mas será que essas informações não são disponibilizadas para alguém ou alguma organização?
Isto pode realmente acontecer, é só fornecer a estas supostas pessoas e / ou organizações o seu IP bem como sua senha de root.
[],s