O Ubuntu por padrão instala vários pacotes, uma suite de escritório (openoffice), de Email (Evolurion), Gimp, Firefox, Gnome-games (vários joguinhos).
Você pode simplesmente não usar tudo isso, eu, por exemplo não uso o Gimp (nada contra o programa, que parece ótimo – mas eu não lido com imagens, no maximo um organizador – F-spot, Picasa). Também não uso Evolution, prefiro web-mail. Mesmo o firefox eu não tenho usado, utilizo o Crhome (acho muito mais leve). Claro que tudo isso é uma questão de gosto pessoal.
Por outro lado eu também não quero instalar um sistema do zero (que seria uma instalação mínima), até por que eu não saberia tudo que é preciso instalar para manter a segurança do sistema.
Daí eu instalo meu ubuntu assim.
Requisitos: 1 - Ter uma internet banda larga disponível, sem precisar configurar nada (um modem roteado ou uma rede conectada) - claro que daria para configurar em linha de comando, mas já seria outro post.
2 - usar um CD do Ubuntu Alternate (pode ser xubuntu, kubuntu nbuntu).
A a partir daí instale assim:
1 – inicie pelo CD alternate.
2 - No prompt de inicialização, pressione F4 para abrir o submenu de instalação. Com o teclado, escolha instalar um sistema de linha de comando. (pode parecer que todo a instalação vai ocorrer em modo texto mas isso não acontece, a instalação é normal, no mesmo ambiente gráfico – apenas depois da reinicialização vc vai ser logado em modo texto).
3 – ao final da instalação quando o sistema iniciar em modo texto faça seu login e digite:
sudo apt-get update
depois
sudo apt-get dist-upgrade
depois
sudo apt-get install ubuntustudio-desktop
Depois de baixar o sistema vc vai ter um Ubuntu enxuto, no qual pode instalar o que os pacotes que preferir.
Pra se ter uma ideia, ele não instala nem mesmo as duas barras do gnome, apenas uma (a superior) e mesmo assim basica. Depois disso vc instala outra barra, com os aplets que preferir.
Depois eu instalo o que eu quero: meu tema preferido, meus players , enfim escolho o que quero instalar.
OBS 1- esse método não instala o Ubuntu Studio completo, apenas o básico, pois o Ubuntustidio tem metapacotes para música, imagens ou videos, que não são instalados juntos.
OBS 2 – Pelo fato de ter usado “sudo apt-get dist-upgrade” no inicio do processo, quando vc terminar o seu sistema já vai estar atualizado.
se souber, poste também algum detalhe para melhorar meu modo de instalar.
E você, tem alguma forma diferente de instalar o Ubuntu? Poste aí …