Autor Tópico: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?  (Lida 4709 vezes)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Online: 21 de Fevereiro de 2010, 19:25 »
Sou usuário de Debian/Ubuntu (mas prefiro o Debian...) e nesse final de semana testei algumas outras distros para ver se elas melhoraram desde os meus últimos testes. Testei o Suse e, cá entre nós, não gostei (live-cd com Gnome) e nem suporte à NVidia tinha, sem codecs de áudio (mp3 e wma) e vídeo (avi), nem tentei procurar como adicioná-los ao sistema, mesmo pq nos repositórios básicos dado pela central de controle não tinha os codecs pra baixar.

Depois fui de Mandriva 2010 (também live-cd) e uma surpresa, também sem codecs de áudio e vídeo, só que, sem adicionar novas mídias ao gerenciador de pacotes, um tal de Codeíne ou algo assim se apresentava pra instalar os codecs só que pagando para isso! Achei um desaforo isso, nem botei também novas mídias (que no Mandriva são os endereços de repositórios na internet), mas pelo menos o Mandriva veio com os drivers NVidia prontos pra uso junto do Compiz, pelo menos isso...

Depois fui pro Mandriva 2010 com KDE e a coisa melhorou um pouco, os programas de multimídia que já vem com o sistema reproduzem wma, mp3 e avi sem problemas; os drivers NVidia e o Compiz funcionando sem problemas. Aí me animei um pouco e adicionei novas mídias e aí sim tive acesso aos programas que interessa, como java, MPlayer e tals, só que não achei nada referente a compilação; tv eu estivesse procurando de forma errada, mas não achei nada referente a GCC, build-essentials ou alien (pacotes de compilação) e também broxei em instalar o Mandriva mesmo que fosse para estudá-lo posteriormente, tv qdo eu comprar um hdzão eu volte a experimentar o Mandriva mas de forma fixa, instalado no disco. Não é possível que uma distro que nego fala tão bem por aí só possa ser usada por quem só usa a máquina pra navegar na internet, ver filmes ou ouvir músicas.

Por isso que eu gosto do Debian/Ubuntu, está tudo à mão, o que falta eu completo, o que está completo eu completo mais ainda e não entendo como podem achar que o sistema é mais difícil do que outras distribuições...
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2010, 20:23 por clcampos »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 19:36 »
instala o ubuntu para ver se vem com tudo rodando tbm. vc tem que instalar dos repositórios. Usei o Mandriva 2010 e não tive problemas, só que não gostei da distribuição, atualmente estou usando o Suse e estou me dando bem com ele, com todos os pacotes que são acredito que até mais fácil de instalar. é so baixar um arquivo yum que ele configura tudo.

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 20:15 »
Mas Ubuntu e Debian não vem com codecs. Apenas algumas distros/remasterizações menores, com a filosofia de facilitar a vida do preguiçoso, trazem codecs no Live CD.

Citar
um tal de Codeíne ou algo assim se apresentava pra instalar os codecs só que pagando para isso! Achei um desaforo isso

Codeína é uma implementação do Projeto Fedora para facilitar o acesso aos codecs (http://fedoraproject.org/wiki/Multimedia/Codeina). Há codecs pagos e gratuitos. Adicionando os repositórios é possível instalar todos os codecs básicos que precisamos sem nenhum custo. Interessante que a Canonical também vende esses codecs e ninguém acha isso anormal por aqui (http://shop.canonical.com/product_info.php?products_id=244). Simplesmente, alguns codecs são proprietários.

Citar
Por isso que eu gosto do Debian/Ubuntu, está tudo à mão, o que falta eu completo, o que está completo eu completo mais ainda e não entendo como podem achar que o sistema é mais difícil do que outras distribuições...

Eu diria exatamente o mesmo para as duas que você citou - Mandriva e openSUSE. Tenho ambas instaladas em meu laptop e garanto que não há o menor problema.

Acho que você não "googleou" direito, pois as soluções são simples, tanto para codecs quanto para nVidia. No sítio da openSUSE tem até os instaladores automáticos para isso, bastando escolher a versão do sistema. No final, acho que está incorrendo no mesmo erro que muitos usuários de Windows ao experimentarem Linux - rejeitando por conter diferenças em relação ao que estão habitualmente acostumados, e retornando para sua zona de conforto com a idéia de que o outro sistema é complicado.

Abraços
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2010, 21:01 por rsmb »
______________
Dlanor Sorrab

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 21:47 »
Por isso que eu deixei em aberto que eu ia testar as bagaças de novo qdo eu comprasse um disco maior, não estou desistindo, apenas 'adiando' a instalação final. Mas lembre-se que já sou um usuário 'safo' no Linux assim como vc parece ser, já que usa as distros que estou aqui, aparentemente, metendo o pau. Veja que o que estou discordando é que na instalação padrão não há codecs pra instalar, no Ubuntu basta vc acionar o Synaptics ou o programa de áudio e vídeo que ele mesmo instala os codecs, sem precisar colocar linhas extras de repositórios, eu acho que isso deveria vir já configurado nas distros que eu experimentei, note que eu disse que, no Mandriva, não tem nem o Mplayer ou aMSN, vc tem que adicionar mídias (como eu falei, endereços de internet abertos pelo gerenciador de pacotes ou adicionar/remover programas); além disso, nunca vi essa do Ubuntu cobrar pra instalar codecs, eu vejo e ouço de tudo na minha máquina com Ubuntu ou Debian e nunca vi nada desse lance de pagar.

Não estou incorrendo do "ficar no mais fácil", o 'mais fácil' pra mim pode não ser pra vc, vejo várias pessoas do meu convívio dizendo que eu sou 'maluco' ou 'corno' por usar Debian, onde muita coisa tem que ser feito na mão, mas não é isso que eu acho, pra mim é que nem um prato de macarrão com almôndegas, botou na frente eu traço, hehehe...

No caso do Mandriva, mostrei o que hácom as duas versões, com KDE e Gnome e a versão com KDE me pareceu muito mais amigável (e eu detesto o KDE 4, hehehe). Agora imagina um usuário leigo pegar um Mandriva com Gnome, vai arrancar pentelho qdo aparecer aquela janela do Codeíne ou sei lá o que...

O Debian é xuxu pra se fazer tudo, na minha opinião, é a melhor distro de Linux para mim. Mas não sou fanboy e felicito-o por usar a bom termo as distros que estou não criticando, mas 'achando que poderiam ser melhores'...



Mas Ubuntu e Debian não vem com codecs. Apenas algumas distros/remasterizações menores, com a filosofia de facilitar a vida do preguiçoso, trazem codecs no Live CD.

Citar
um tal de Codeíne ou algo assim se apresentava pra instalar os codecs só que pagando para isso! Achei um desaforo isso

Codeína é uma implementação do Projeto Fedora para facilitar o acesso aos codecs (http://fedoraproject.org/wiki/Multimedia/Codeina). Há codecs pagos e gratuitos. Adicionando os repositórios é possível instalar todos os codecs básicos que precisamos sem nenhum custo. Interessante que a Canonical também vende esses codecs e ninguém acha isso anormal por aqui (http://shop.canonical.com/product_info.php?products_id=244). Simplesmente, alguns codecs são proprietários.

Citar
Por isso que eu gosto do Debian/Ubuntu, está tudo à mão, o que falta eu completo, o que está completo eu completo mais ainda e não entendo como podem achar que o sistema é mais difícil do que outras distribuições...

Eu diria exatamente o mesmo para as duas que você citou - Mandriva e openSUSE. Tenho ambas instaladas em meu laptop e garanto que não há o menor problema.

Acho que você não "googleou" direito, pois as soluções são simples, tanto para codecs quanto para nVidia. No sítio da openSUSE tem até os instaladores automáticos para isso, bastando escolher a versão do sistema. No final, acho que está incorrendo no mesmo erro que muitos usuários de Windows ao experimentarem Linux - rejeitando por conter diferenças em relação ao que estão habitualmente acostumados, e retornando para sua zona de conforto com a idéia de que o outro sistema é complicado.

Abraços
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline rsmb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Debian GNU/Linux
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 23:30 »
Olá.

Na realidade não sou safo de Linux, apenas curioso. Desde o começo adquiri o vício de ficar testando distros diferentes e, consequentemente, apanhando de maneiras distintas. Busco auxílio em alguns sítios, no que se refere a configurações iniciais, como o HowtoForge (http://www.howtoforge.com).

Por coincidência, ontem auxiliei um amigo, que não sabe nada de GNU/Linux, a instalar Mandriva no laptop dele. Foi bem rápido para colocar codecs de áudio e vídeo, plugins e outros aplicativos, como emesene. Não sei se você chegou a usar o Easy Urpmi (http://easyurpmi.zarb.org) para disponibilizar os pacotes. É bem prático. Com relação à versão com KDE, não sabia que já vinha com algumas coisas.

Quanto a openSUSE, basta visitar o seguinte endereço para pegar um único arquivo .ymp e instalar codecs e plugins: http://opensuse-community.org/Restricted_Formats/
Drivers da NVIDIA estão aqui: http://en.opensuse.org/NVIDIA_drivers

Também adoro Debian, principalmente pela instalação mais "limpa", e acabei adotando-a. No fim das contas dá pra dizer que é a distro que realmente uso, pois está na máquina que utilizo com mais frequência. Mas há quase um ano, instalei Mandriva no laptop e acabei mantendo.

Até.
______________
Dlanor Sorrab

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 09:13 »
Já coloquei várias mídias, eu mesmo achei esse site que vc indicou pra adicionar mídias oficiais e não oficiais, mas ainda continuo sem pacotes de compilação (que eu uso muito) ou pacotes como Mencoder, Ffmpeg e outras, mas vou continuar com as minhas pesquisadas. Note que não sou usuário 'comum' de computador, por ser 'técnu' tenho que ampliar o meu conhecimento e a única coisa que eu não faço na máquina é pogramação, por enqto, heheheh...

Mas continuo a dizer que "Ubuntu é Ubuntu" ou "Debian é Debian"...  Sem 'fanboyagem' ;D
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 09:24 »
Eu não testo nada, só uso e me aprimoro no Ubuntu.
Usuário Linux- 449417

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 11:31 »
O que gosto no Madriva é o reconhecimento de driver, tinha uma placa SIS que até hoje o Ubuntu tem dificuldade para reconhecer com a mínima qualidade, porém, no Mandriva chega a 1200X800 fácil. Nesse período a distro ficou em meu lap por três meses, mesmo assim ela não me conquistou... ;D
Eu gostaria de usar o Suse, mas minhas experiências foram frustantes e depois da "parceria" com a microsoft, não pretendo usá-lo.
Para mim distro fácil e ideal para usuário "novato" são Big Linux e Mint, o instalador do Mint é tão fácil que se alguém não conseguir é melhor matar o desgraçado.  :o
Agora o maior diferencial do Ubuntu é a boa vontade da comunidade.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 15:33 »
Já coloquei aqui, Mandriva, openSUSE, PcLinux OS e Fedora.
Concordo com o velox 256, vc tem que sair procurando o que no Ubuntu já vem prontinho.
Todas as distros são ótimas mas depois de usar o Ubuntu desde o Dapper e tbém sem fanboysmo , fiquei "mal acostumado", heheheheh!!!!!!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 17:40 »
O que gosto no Madriva é o reconhecimento de driver, tinha uma placa SIS que até hoje o Ubuntu tem dificuldade para reconhecer com a mínima qualidade, porém, no Mandriva chega a 1200X800 fácil. Nesse período a distro ficou em meu lap por três meses, mesmo assim ela não me conquistou... ;D
Eu gostaria de usar o Suse, mas minhas experiências foram frustantes e depois da "parceria" com a microsoft, não pretendo usá-lo.
Para mim distro fácil e ideal para usuário "novato" são Big Linux e Mint, o instalador do Mint é tão fácil que se alguém não conseguir é melhor matar o desgraçado.  :o
Agora o maior diferencial do Ubuntu é a boa vontade da comunidade.

Fato!
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 20:25 »
Eu não testo nada, só uso e me aprimoro no Ubuntu.

idem
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 21:11 »
Legal, achei q era o único q ficava formatando o pc de fim de semana !!! Agora tenho q reconhecer q tenho uma quedinha pelo openSuse kde.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 21:17 »
Legal, achei q era o único q ficava formatando o pc de fim de semana !!! Agora tenho q reconhecer q tenho uma quedinha pelo openSuse kde.
+1


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline Gunss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 618
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 22:06 »
Legal, achei q era o único q ficava formatando o pc de fim de semana !!! Agora tenho q reconhecer q tenho uma quedinha pelo openSuse kde.

o Yast fez com que eu ficasse no OpenSuse

se o ubuntu tivesse um Yast da vida seria perfeito

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Pq eu prefiro o Ubuntu/Debian do que outras distros?
« Resposta #14 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 22:33 »
Legal, achei q era o único q ficava formatando o pc de fim de semana !!! Agora tenho q reconhecer q tenho uma quedinha pelo openSuse kde.

o Yast fez com que eu ficasse no OpenSuse

se o ubuntu tivesse um Yast da vida seria perfeito

Concordo com vc, agora o Ubuntu tem um diferencial:

essa comunidade !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits