Autor Tópico: Problema: transição do windows para o ubuntu.  (Lida 3909 vezes)

Offline Raizdecimal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Online: 22 de Fevereiro de 2010, 20:13 »
Olá!
-------- Historia
Na passagem do ano passado para esse ano, aconteceu: meu windows pegou um virus e deu "pau" geral ! Só um antivirus (dentre cinco) detectou o problema, e sempre que excluia, voltava quando eu reiniciava. Não conseguia logar de jeito nenhum (nem no modo de segurança) e fiquei desesperado por causa dos meus arquivos e fotos importantíssimas que só tinham neste computador . Aí me apareceu o ubuntu . Eu já tinha ele queimado em um cd, mas tinha instalado e desinstalado umas 3 vezes, pois sempre que instalava, percebia que não era a hora certa, e voltava para o Windows. Depois que o windows "deu pau", puxei todos os arquivos que eu queria pelo live CD e formatei a partição do windows. Depois disso, instalei o Windows XP Pro p.3 (oficial) novamente e de cara tive um PROBLEMA: perdi todos os meus drivers  (e não conseguia acessar a internet)! Eu demorei quase uma semana para resolver o problema do windows sem ter que chamar o técnico (modestia à parte rsrs) e quando estava tudo "resolvido", o técnico teve que levar meu computador só porque o maldito windows tem problemas pessoais com drivers (aff). Instalei todos os meus programas novamente e meu windows está rodando...
----------------

Enfim, agora quero tentar o ubuntu 9.10. Os principais motivos que me prendem no windows são:
1. - Programas do Windows sem edição para ubuntu.
2. - Saber mexer no sistema do windows medianamente.
3. - Material na internet voltado principalmente para o windows.
4. - Medo de não evoluir no Windows e ter necessidade disso no futuro.

O principal problema são os programas. Para isso, eu listei coisas que eu uso de especial no Windows XP e fiz uma lista:
Dos que eu achei um substituto ou consegui rodar no ubuntu:
Camtasia Studio - achei um substituto no ubuntu
VLC Media Player - encontrei pro ubuntu
Python 3.1 Shell - achei pro ubuntu
StarDock - programa de dock - já achei no ubuntu
Visualg - blz com o Wine
Windows Media Player - quem precisa disso, tendo o vlc?

------

Programas que eu quero achar um substituto:
Any Video Converter - conversor de media
CD Burner XP - queimador de media para cd e dvd
VDownloader - baixar videos do youtube
Revo Unninstaller - removedor de lixo do windows
CCleaner -  removedor de lixo do windows
Nod32 antivírus - ubuntu precisa de antivirus?

------

Bem, já decidi que não vou excluir o XP do meu hd, de qualquer forma. Os últimos programas, são mais importantes, que acho que vai ser dificil substituir:
Programas especiais que eu quero achar uma solução:
Picasa - um ótimo gerenciador de imagens e com uma bonita interface.
ITunes - insubstituivel por causa do ITunes U, programa que baixa gratuitamente aulas e palestras das maiores universidades.
Photoshop - qual é o programa a altura dele? O gimp não, por favor.
Windows Math - programa de matemática muito bom e com bonita interface.
Lingoes - dicionário interativo em inglês muito legal.
Windows Live Messenger - aMSN é muito bom, mas não é nem de longe legal como o de verdade.
Ragnarok Online - como eu faço para jogar no ubuntu? estou com problemas em relação a isso no wine

Queria também saber do firewall e programas de proteção: é necessário, desnecessário, quais os problemas com vírus especiais do ubuntu etc.
É isso. Gostaria de pedir desculpas pelo tamanho do post, mas é o único do tipo que estou fazendo e que precisarei fazer . Espero ajuda sobre os programas e dos usuários avançados. Estou muito empolgado .

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 20:33 »
por que esse preconceito ao gimp e amsn?

dá uma olha no link das apostilas na minha assinatura, muita coisa informação vc vai ter lá.
e no mais vc vai ter que se esforçar p/ se aprender.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 21:20 »
Bem o seu post é bem amplo.

Vou me ater somente algumas partes:
CCleaner:
O Ubuntu Linux tem um sistema de arquivos diferente do windows, e não necessita de removedor de lixo.
Entretanto existem algumas ferramentas para isto, mas isto já seria num nível mais elevado.
Considere por enquanto que não precisa disto.

Antivirus:
Uso o Ubuntu faz 17 meses e até hoje não tive nenhum problema com vírus.
Não uso nenhum antivirus.
O sistema de arquivos do linxu e de permissões, não permite que um vírus se alastre e prejudique o sistema da mesma forma que acontece no ambiente windows.
A maioria dos usuários do linux não usa nenhum antivirus, conforme já pude constatar lendo dezenas de depoimentos.
Entretanto existem antivirus para o linux, que acredito são mais usados em servidores, o problema é ter o windows em rede, ou qualquer conexão com este malfadado sistema.

No mais é o uso e prática diária é que vão de dar todas as respostas.
O Uso do Linux para mim, foi uma forma de rejuvenescer, pois estou sempre aprendendo, e cada vez estou melhorando o meu sistema, que posso configurar ao meu modo.
Coisa que era impossível fazer no ambiente windows, que não tem flexibilidade e limita a criatividade.

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 21:45 »
Olá, Raizdecimal

bom, só vou poder dar algumas dicas, mas espero que aproveite.

Citar
CD Burner XP - queimador de media para cd e dvd
tem dois programas: k3b e gnome baker. Os dois tem no repositório. Uso o gnome baker porque uso gnome, mas o k3b, embora use as bibliotecas do kde, grava qualquer coisa, sem problema. Experimente os dois.

Citar
VDownloader - baixar videos do youtube
engraçado, tem uns pequenos truques que dispensam programas. Como o firefox vem por padrão no ubuntu, se você assistir um video do youtube até o fim (normal), é só ir até a pasta de cache do firefox e lá vai estar o video baixado, com um nome do tipo n4jjvg55jk4k5jkmmjrh (por exemplo), sem extensão. Copie o arquivo pra onde quiser, renomeie e adicione a extensão .flv, só por precaução. O cache fica na sua pasta home, invisível. Tecle ctrl+h pra as pastas invisíveis aparecerem. Vá em .mozilla > firefox > [uma pasta com letras e números aleatórios].default > cache. Os videos em flv estão no final da pasta, em geral.

Citar
CCleaner -  removedor de lixo do windows
Não precisa de um programa pra isso; se usa o terminal (aplicativos > acessórios > terminal). Os comandos estão nesse link aqui, item 3.6. Mas leia todos os itens, é um bom começo pra usar o terminal, como instalar e desinstalar programas com ele.


Citar
Nod32 antivírus - ubuntu precisa de antivirus?
Não. Precisa de firewall. Mas não de antivirus. os programas desse tipo que você encontrar serão pra checar por vírus em um arquivo, pra que ele não infecte o windows. Não sei se eles removem os virus. Nunca usei. Vá no synaptic (sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic.)

O ubuntu já vem com firewall, invisível, mas funcionando por padrão. Chama-se ufw - uncomplicated firewall. Se quiser uma interface pra ele, vá no synaptic, e procure por firewall interface, por exemplo.

Citar
Picasa - um ótimo gerenciador de imagens e com uma bonita interface.
Já tem pra ubuntu-linux aqui.

Citar
Windows Math - programa de matemática muito bom e com bonita interface.
Como o pessoal nerd mesmo trabalha muito com o linux, tem uma pá de coisa científica pra linux. Se não me engano, as coisas mais  "de laboratório" são pra linux. Vá na central de programas (aplicativos > central de programas) e procure por math ou matemática.

Citar
Lingoes - dicionário interativo em inglês muito legal.

Aqui no fórum mesmo tem uma dica sobre o goldendict. É muito bom, e você pode adicionar os dicionários do babylon, e os do stardict (que tem nos repositórios). Dica: pra usar os dicionários do babylon, vá até o site (http://www.babylonbrasil.com.br/dicionarios.aspx?id=1) e baixe os dicionários. Vão estar em .exe. Mas é só usar o 7zip (vai no synaptic) e extrair os arquivos de dentro dele - você unzipa o .exe como se fosse um arquivo zipado. Dentro tem o arquivo bgl, que é o dicionário.

Boa sorte e bom aprendizado.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 22:23 »
Use dual-boot

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 22:35 »
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline SuperEly

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 23:34 »
Citar
VDownloader - baixar videos do youtube

Acho mais simples baixar os vídeos pelo www.keepvid.com

Offline Raizdecimal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 15:22 »
obrigado.
tem como eu rodar o office (ja vi tutos que sim), o windows messenger, o photoshop e o itunes pelo Wine?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 15:35 »
obrigado.
tem como eu rodar o office (ja vi tutos que sim), o windows messenger, o photoshop e o itunes pelo Wine?

Caramba! Me desculpe, mas eu ficaria no windows no seu lugar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Raizdecimal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 17:29 »
obrigado.
tem como eu rodar o office (ja vi tutos que sim), o windows messenger, o photoshop e o itunes pelo Wine?

Caramba! Me desculpe, mas eu ficaria no windows no seu lugar.

O iTunes tem uma ferramenta chamada ITunes U. Procure saber o que é se não sabe... É por isso que não largo.
O Photoshop é melhor que o Gimp. E ouvi isso da boca de um profissional promovedor do software livre.
O Office 2007 eu achei bem melhor e mais bonito que o openoffice, embora eu use o openoffice mais que o office atualmente. Se você for editar um texto normal, não tem problema. Mas se você for fazer um documento, um trabalho escrito para uma apresentação, uma apresentação em si, o office é bem mais bonito e tem ferramentas de design mais "estilosas" e com mais efeitos.
Eu acho o windows live messenger melhor ao amsn (o substituto que mais promovem, neh?). É mais por uma questão de interface e compatibilidade. Eu acho o original bem mais bonito... Meu amigo não conseguiu me enviar um som por exemplo. Pode ser bobo, mas É isso...

E prefiro nem comentar diretamente o que você disse. -.-

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 17:34 »
Eu acho que o melhor é ficar no Windows porque o custo desses softwares já é grande demais, e ai o custo do windows nem vai fazer cocegas.

Também tem o fato que eu não gosto de emular, mas se for falar que vai  usar tudo pirata (nem fale isso) também acho que é melhor usar windows, porque uma das coisas bacanas do Linux é usar softwares sem estar infringindo uma lei.

A sim, quanto a essa última frase sua vou te dizer que não falei por mal, é que penso mesmo que usar coisas piratas no linux use windows de uma vez, e se for comprar já fica caro demais, e não compensa. Nas duas situações o uso do windows é o mais indicado, e o que indico aqui onde trabalho, e mais de 90% das máquinas usa ubuntu.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2010, 17:37 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 18:13 »
Citar
Any Video Converter - conversor de media
Gosto do Hyper Video Converter. Se não se acostumar pode também usar o Mediacoder pelo wine, ele é de windows mas também é o melhor pra quem quer só interface grafica.

Citar
CD Burner XP - queimador de media para cd e dvd
O Ubuntu já vem com o Brasero que é muito bom, mas se quiser algo mais detalhado tem o K3b

Citar
VDownloader - baixar videos do youtube
Baixar é para os fracos, assiste o vídeo e se for legal vai lá no /tmp e copia.

Citar
Revo Unninstaller - removedor de lixo do windows
CCleaner -  removedor de lixo do windows
No Ubuntu? Humm...  pode ter dependências que não estão sendo usadas por nem um programa, elas são removidas com o comando apt-get autoremove

Citar
Nod32 antivírus - ubuntu precisa de antivirus?
Não precisa.

Citar
Picasa - um ótimo gerenciador de imagens e com uma bonita interface.
Não sei o que é isso, mas o nativo do Ubuntu é legal =p

Citar
ITunes - insubstituivel por causa do ITunes U, programa que baixa gratuitamente aulas e palestras das maiores universidades.
Pelo que vi ele não roda pelo wine, o jeito é maquina virtual.

Citar
Photoshop - qual é o programa a altura dele? O gimp não, por favor.
Se você quiser uma copia descarada do PS ta difícil, mas se usa algo que não funciona ou não funciona bem no GIMP, ouvi dizer que PS CS2 funciona perfeito pelo wine.

Citar
Windows Math - programa de matemática muito bom e com bonita interface.
Tá meio díficil de adivinhas, é uma calculadora ciêntifica? Mas de qualquer jeito, tem várias coisas legais em Cetral de programas > Ciência

Citar
Lingoes - dicionário interativo em inglês muito legal.
O lingoes é bem poluído visualmente mas é muito bom, um dicionário virtual bem clean e bonito é o goldendict, pena não ter a opção de tradução do google que o lingoes usa.

Citar
Windows Live Messenger - aMSN é muito bom, mas não é nem de longe legal como o de verdade.
Pessoalmente não gosto dessas frescuras em mensagem de texto, mas o emesene acho que tem isso.

Citar
Ragnarok Online - como eu faço para jogar no ubuntu? estou com problemas em relação a isso no wine
Tuxro! http://tuxro.ubuntugames.org/
Enjoy!

Citar
Queria também saber do firewall e programas de proteção: é necessário, desnecessário, quais os problemas com vírus especiais do ubuntu etc.
É isso. Gostaria de pedir desculpas pelo tamanho do post, mas é o único do tipo que estou fazendo e que precisarei fazer . Espero ajuda sobre os programas e dos usuários avançados. Estou muito empolgado .
Não sou usuário avançado, mas tenho experiencia e gosto de ajudar :D
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2010, 18:28 por Falco90 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 18:26 »
obrigado.
tem como eu rodar o office (ja vi tutos que sim), o windows messenger, o photoshop e o itunes pelo Wine?

Caramba! Me desculpe, mas eu ficaria no windows no seu lugar.

idem!
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 18:32 »
obrigado.
tem como eu rodar o office (ja vi tutos que sim), o windows messenger, o photoshop e o itunes pelo Wine?

Caramba! Me desculpe, mas eu ficaria no windows no seu lugar.

idem!
É um bom conselho, mas do jeito que ele preza por aulas de grandes universidades e editor e visualizador de imagens é provalvem que também queira segurança e estabilidade pra usar o PC sem medo, ou seja Linux. Mas se por acaso for usar windows ainda o melhor é fazer backups do seus dados constantemente ou comprar o HD online do Ubuntuone que vai copiando automaticamente os dados da pasta que você escolher.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2010, 18:34 por Falco90 »

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Problema: transição do windows para o ubuntu.
« Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 18:53 »
obrigado.
tem como eu rodar o office (ja vi tutos que sim), o windows messenger, o photoshop e o itunes pelo Wine?

 Também comecei no Ubuntu agora, mas não uso MS Office mesmo no Windows já fazem uns 4 ou 5 anos. Open Office e Br Office o substituem muito bem. Nunca tive problema em abrir um texto, planilha ou apresentação enviada por alguém. Existem algumas diferenças mas em recursos mais avançados, que 90% dos usuários nem sabem que existem (programação em VBA para Office, por exemplo). Mesmo que o MS Office tenha um visual mais legal, acho absurdo o preço que a MS cobra numa suíte de aplicativos tão banais.

   O Messenger eu usava um via Web, acho que era chamado webmessenger mesmo, mas depois desisti e passei a usar o Google Talk, pra mim o Messenger ficou muito poluído e cheio de tranqueiras, mas enfim, isso é gosto de  cada um.
 
  Já nos demais, não faço idéia, não é minha praia...

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2010, 19:06 por Skyzytuz »
Consciência limpa é sintoma de memória ruim.