Autor Tópico: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?  (Lida 7368 vezes)

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Online: 23 de Fevereiro de 2010, 12:46 »
   Pessoal, tudo beleza? Estou começando agora com o Ubuntu e achei maravilhoso. Nada como um SO que vc não precisa esquentar a cabeça com chaves, ativações, virus, firewall, spywares e que ja vem com quase tudo que vc precisa usar,  e que vc ainda pode personalizar até o osso  ;D

    Por hora, estou experimentando dando boot pelo DVD, e gostei tanto que estou navegando na intenet quase exclusivamente com ele, gravando os bookmarks no HD.   Mas é chato pois obviamente perco todas as configurações toda vez que ligo.

     Portanto, a primeira dúvida seria: Tem algum recurso que eu não conheço pra resolver isso? Ou seja, gravar no HD e recuperar de alguma forma a cada boot?

   E se eu gravar a ISO em um Pen-drive, dando boot por ele, consigo manter as configurações no pen? Ou neste caso, já seria melhor instalar de vez o Ubuntu no Pen,  é tranquilo? Qual o tamanho recomendado do Pen?

    O proximo passo seria instalá-lo como aplicação no Windows, ou numa Máquina Virtual, mas estou em dúvida quanto a melhor opção, qual ficaria mais rápido e seguro? Pergunto isso pois usei por muito tempo o Kurumim via VMware mas achava meio lerdo, mesmo tem uma CPU boa (Phenom II 720 3200Mhz).

   No queito segurança, se eu usar como aplicação windows, estaria livre de spywares, worms, virus e etc, da mesma forma que estaria se estivesse usando numa VM? Pois na VM sei que fica tudo isolado, mas não estou certo disto no caso de usar como aplicação. Eu imagino que, no caso de aplicação, eu precisaria apenas de manter o firewall do windows (coisa que na VM poderia dispensar), pois pelo menos de virus e spywares estaria livre. Estou certo?

   Bom, em breve pretendo comprar outro HD e instalá-lo, ficaria assim com um HD para cada SO (windows 7  e Ubuntu), selecionando na BIOS qual daria o boot. Mas por enquanto, as opções seriam as expostas acima.

   Abraços!

 
Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 13:28 »
Como vc é iniciante, recomendo instalar no mesmo hd do W7 em dual boot, é super tranquilo, o Ubuntu vai reconhecer seu W7 e vai e dar a opção de entrar por ele ou pelo W7, depois naum tenho duvida que vc vai desinstalar o W7 com o tempo.

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #2 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 13:49 »
É possivel instalar no pen e usa-lo normalmente como se fosse no HD.
Atente no momento da instalação no pen onde pergunta qto de espaço quer reservar para guardar as configurações, sejam elas de atualização ou até mesmo os favoritos do navegador, assim caso use em um computador e depois quiser usar em outro ele carrega junto as configurações.

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #3 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 14:23 »
Como vc é iniciante, recomendo instalar no mesmo hd do W7 em dual boot, é super tranquilo, o Ubuntu vai reconhecer seu W7 e vai e dar a opção de entrar por ele ou pelo W7, depois naum tenho duvida que vc vai desinstalar o W7 com o tempo.

É que, como pegarei outro HD em breve, prefiro mesmo deixar cada SO no seu HD e selecionar o boot pela  BIOS, é bem tranquilo e acho mais seguro (já tive uns problemas com dual boot no passado)

Na verdade, já tenho 2 hds, um principal e outro pra backup (sem SO nenhum), seria um terceiro pro Ubuntu. Aproveitando que HD de 500Gb hoje em dia sai por R$150,00, e que sou maníaco por backup, rsrsrsr ;D

E infelizmente não posso me desfazer do Win7, pois sou desenvolvedor e uso um monte de coisas exclusivas do Win, é impossível. Além disso, tem os jogos, também exclusivos (e que não rolam direito no Wine).

Mas pretendo usar o Ubuntu para tudo relacionado a internet e também pra suíte Office. Ou seja, tudo  o que puder fazer nele, farei. O resto fica no Win mesmo.
Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #4 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 14:28 »
É possivel instalar no pen e usa-lo normalmente como se fosse no HD.
Atente no momento da instalação no pen onde pergunta qto de espaço quer reservar para guardar as configurações, sejam elas de atualização ou até mesmo os favoritos do navegador, assim caso use em um computador e depois quiser usar em outro ele carrega junto as configurações.

   Muito legal, vou experimentar no Pen.

   E com relação à instalar como aplicação Windows x Maquina virtual, o que seria mais rápido e seguro?  Vou testar ambas assim que puder, mas gostaria de ter uma opinião antes.

Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #5 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 14:56 »
   E com relação à instalar como aplicação Windows x Maquina virtual, o que seria mais rápido e seguro?  Vou testar ambas assim que puder, mas gostaria de ter uma opinião antes.

Se fizer dual boot ou instalar em maquina virtual, seu windows vai ser a mesma coisa quanto a segurança

Tem que instalar tudo, anti virus, anti coceira, anti pé de atleta, anti caspa, etc, etc, etc.

[],s

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 15:10 »

Se fizer dual boot ou instalar em maquina virtual, seu windows vai ser a mesma coisa quanto a segurança

Tem que instalar tudo, anti virus, anti coceira, anti pé de atleta, anti caspa, etc, etc, etc.


Opa, talvez eu tenho me expressado mal.

Se eu navegar e baixar email  só pelo Ubuntu, via Máquina Virtual, por exemplo, estarei numa camada isolada, tipo uma bolha, garantida pela MV.

Portanto, ao navegar pelo firefox pelo Ubuntu instalado numa Vm, não há como me infectar com vírus, trojans, malwares e etc, Primeiro porque estarei para todos os efeitos navegando num SO Linux, segundo porque, mesmo se  
houvesse como me contaminar no Linux, o que seria contaminado é o SO da MV, não meu SO principal.

O que eu ainda terei que manter é o Firewall do windows, pois como fisicamente é ele que está fazendo a conexão, ainda estará exposto a ataques. Aí não tem jeito.

A minha dúvida é se usar o Ubuntu como aplicação no windows, terei os mesmos benefícios do isolamento de uma MV. Isso eu não faço idéia.
 

« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2010, 15:25 por Skyzytuz »
Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 15:46 »

Se fizer dual boot ou instalar em maquina virtual, seu windows vai ser a mesma coisa quanto a segurança

Tem que instalar tudo, anti virus, anti coceira, anti pé de atleta, anti caspa, etc, etc, etc.


Opa, talvez eu tenho me expressado mal.

Se eu navegar e baixar email  só pelo Ubuntu, via Máquina Virtual, por exemplo, estarei numa camada isolada, tipo uma bolha, garantida pela MV.

Portanto, ao navegar pelo firefox pelo Ubuntu instalado numa Vm, não há como me infectar com vírus, trojans, malwares e etc, Primeiro porque estarei para todos os efeitos navegando num SO Linux, segundo porque, mesmo se  
houvesse como me contaminar no Linux, o que seria contaminado é o SO da MV, não meu SO principal.

O que eu ainda terei que manter é o Firewall do windows, pois como fisicamente é ele que está fazendo a conexão, ainda estará exposto a ataques. Aí não tem jeito.

A minha dúvida é se usar o Ubuntu como aplicação no windows, terei os mesmos benefícios do isolamento de uma MV. Isso eu não faço idéia.
 



Entendi, maquina principal windows e maquina virtual Ubuntu.

Vamos lá:

Se usar o Firefox no Ubuntu em maquina virtual, nenhum problema de segurança em relação ao SO GNU/Linux Ubuntu.

Mas quem estará servindo a rede na camada inicial do sistema será sempre o Windows, e este sim, vai sempre estar vulnerável.

Se em uma hipótese remota, voce compartilhar a raiz de seu disco c: do windows na sua maquina virtual ( e isto é possível ) sua segurança quanto a virus foi pro brejo, pois um virus de e-mail vai procurar um c: para se instalar ( explicação de forma tôsca mas acredito que entendeu o raciocínio) Quer queira quer não, a Maquina virtual esta atada ao sistema mãe.

para 100% de segurança o melhor mesmo é dual boot. onde cada um fica em seu lugar.

Vantagem do dual boot, é rapidez ( não compartilha memoria ram nem video ) e facilidade em instalar o que se quiser.
Desvantagem é ter que rebootar a cada  escolha.


Vantagem da MV : poder rodar o windows 7 em uma janela no meu eeepc e ver ele travar ;D
Desvantagem é que como compartilha memoria e video, jogos têm problemas em rodar "com folga"


Se está começando no sistema, continue usando o Ubuntu como live cd ( ou instale num pen drive que é mais rapido ) e use no modo live por uns tres, quatro meses. Com certeza vai gostar tanto do sistema que colocará em dual boot, no fim do ano deverá estar usando 60 a 70% do tempo o Ubuntu e 30% o Windows. ( e o pessoal aqui do forum vai me dar uma bronca, pois dizer um ano é muito, eles devem dizer a voce tres meses :D   )


[],s

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 17:17 »

Citar
Entendi, maquina principal windows e maquina virtual Ubuntu
Vamos lá:

Se usar o Firefox no Ubuntu em maquina virtual, nenhum problema de segurança em relação ao SO GNU/Linux Ubuntu.

Mas quem estará servindo a rede na camada inicial do sistema será sempre o Windows, e este sim, vai sempre estar vulnerável.

Se em uma hipótese remota, voce compartilhar a raiz de seu disco c: do windows na sua maquina virtual ( e isto é possível ) sua segurança quanto a virus foi pro brejo, pois um virus de e-mail vai procurar um c: para se instalar ( explicação de forma tôsca mas acredito que entendeu o raciocínio) Quer queira quer não, a Maquina virtual esta atada ao sistema mãe.

Exatamente, desculpe-me se não fui claro antes.

De qualquer forma, nunca compartilho nada da MV com o SO mãe, exatamente por questões de segurança. Assim, o  que está dentro da MV nunca enxerga o "outro mundo"  ;)


Citar
para 100% de segurança o melhor mesmo é dual boot. onde cada um fica em seu lugar.

Vantagem do dual boot, é rapidez ( não compartilha memoria ram nem video ) e facilidade em instalar o que se quiser.
Desvantagem é ter que rebootar a cada  escolha.


Então, mais tarde vou pegar um HD só pro Ubuntu, e selecionar boot pela BIOS. Dá no mesmo no fim das contas que dual-boot, é só preferência minha. E fico com mais área pra backup (como eu já disse, sou maníaco por backups!)

Aproveito e emendo mais uma pergunta: Como provavelmente vou precisar transferir arquivos de um SO para o outro, tem alguma desvantagem em usar o Ubuntu com partição NTFS? Há alguma perda sensível de desempenho ou é desprezível?

[]´s
Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 18:23 »
Com certeza vai gostar tanto do sistema que colocará em dual boot, no fim do ano deverá estar usando 60 a 70% do tempo o Ubuntu e 30% o Windows. ( e o pessoal aqui do forum vai me dar uma bronca, pois dizer um ano é muito, eles devem dizer a voce tres meses :D   )
[],s

hehehe...  Eu até gostaria, pois como SO o Linux realmente sempre esteve muito acima do Win... Para nossa desgraça, a IBM  não deu muita bola para sua cria (o PC) em 1981, e ao invés de portar um Unix-like para ele, constratou vcs sabem quem para desenvolver o SO... o resto é história...

Mas infelizmente, uso muita coisa no Win... que nem sonharia em rodar via Wine...

Agora, tenho um netbook que uso só mesmo para  acessar internet em qualquer lugar, e as vezes abrir algo no Open Office , este sim eu poderia usar só Ubuntu, o problema é que acesso a net via celular (uso ele como modem), e a Nokia não disponibiliza sua PC Suite para Linux. Mas estou garimpando e achei  alguns tutoriais para fazer a conexão, portanto, jeito tem.

Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 19:05 »
Nokia? Qual nokia? no 9.10 não têm problema não, veja aqui no forum

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 12:44 »
Nokia? Qual nokia? no 9.10 não têm problema não, veja aqui no forum

É um 5800. Eu conecto ele no windows via cabo USB e uso como modem, só clicando no botão de conexão da Nokia PC Suite.

O problema é que a Nokia não tem versão dessa PC Suite para Linux, o que acho uma vergonha.

Eu até acho que, no momento em que eu conectar no USB, o Ubuntu até vai reconhecer como se fosse pen-drive e poderei trocar arquivos, mas discar e usar como modem é outra história, pelo visto mais complicada.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2010, 12:50 por Skyzytuz »
Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 13:59 »
eu usei nokia como modem durante varios anos

coloque no google nokia+linux e voce vai ver um zilhão de temas sobre o assunto

no 9.10 é conectar e montar a configuração de discagem no network manager

Plugue o nokia na USB

veja o resultado do lsusb

Verifique como foi reconhecido com o comando dmesg

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 14:46 »
De fato, eu até já havia achado algo sobre a questão do celular como modem, inclusive tutoriais feitos por brasileiros mesmo.

Esse fim de semana vou ter um tempo, vou  procurar com mais calma e acho que vou formatar o netbook e instalar o Ubuntu de vez.

De qualquer forma, usando via LiveCD dá para aplicar todas as configs necessárias pra testar o celular/modem?
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2010, 16:02 por Skyzytuz »
Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu via maquina virtual, aplicativo windows ou pen-drive?
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 16:41 »
Sim mas quando desligar adeus configurações.

Como seu nokia utiliza o sistema operacional symbian, dá até para ligar por bluetooth e sincronizar seus compromissos no evolution.

Para conectar abra o network manager e escolha => editar conexões => banda larga movel

Se não funcionar pode ver aqui => http://www.linuxforums.org/forum/peripherals-hardware/55310-using-nokia-modem-under-linux.html ( não é para o 9.10 mas dá para adaptar )

Para sincronizar e ver suas pastas no cartão do telefone instale todos os obex do synaptic.