Autor Tópico: Você está preparado para usar o terminal?  (Lida 14414 vezes)

Offline Skyzytuz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #30 Online: 11 de MAR?O de 2010, 16:42 »
Mesmo no windows saber usar o  terminal poupa muito tempo.

Pra renomear um monte de arquivos, exemplo mais óbvio.

Um comando XCOPY xxxxxx yyyyy  /c /h /e /k  também poupa um tempo  enorme, ao copiar arquivos ocultos, de sistema, ignorar erros e etc. 

Além dos mais específicos, como IPCONFIG.

Infelizmente, 99% dos usuários têm horror a isso, além de muita dificuldade em entender coisas como a hierarquia dos diretórios. Isso torna complicado dar um simples comando CD.

Na verdade, muitos usuários não têm idéia clara da organização das pastas, mesmo em ambiente gráfico. São poucos, por exemplo, que sabem que o Dekstop é uma pasta que está dentro da pasta do Usuário, que por sua vez está em Users (ou Documents and Settings), e por aí vai.

Ter conhecimento disso poupa muito tempo numa emergência, ou mesmo numa reinstalação do windows. Seja usando ambiente gráfico ou texto! Eu simplesmente copio o conteúdo da minha pasta na Users para uma mídia de backup,  reinstalo o Windows e copio tudo de volta, e num instante tenho tudo como era antes, até meu desktop. E mais: após resinstalar os programas que mais uso, copio por cima as suas pastas do Program Files, Local Files e correlatas da instalação antiga, e em minutos tenho tudo configurado da mesma forma que sempre usei. Ou seja, nada de reinstalar e reconfigurar todos os plugins e add-ons do Firefox, por exemplo, ou outros programas. Claro que isso pode ser feito no ambiente gráfico, mas sem ter conhecimento dessa hierarquia de pastas, nada pode ser feito.






Consciência limpa é sintoma de memória ruim.

Offline Soriedem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Isaías 43:12
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #31 Online: 11 de MAR?O de 2010, 23:19 »
Valeu pela dica sobre comando de termial. ajudou batante
Márcio Rocha Medeiros (TJ)

Offline ricardotine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #32 Online: 22 de MAR?O de 2010, 16:05 »
Sou um exemplo de iniciante, e como eu, qualquer outro iniciante que queira aprender mesmo, terá que ralar e correr atrás. O que dificulta, na verdade, são as variações de cada comando e a hora de suas aplicabilidades. Mas nada com que se possa ficar preocupado, afinal o tempo, a prática e os testes que podemos fazer, nos dará a segurança e o conhecimento necessário.

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Você está preparado para usar o terminal?
« Resposta #33 Online: 04 de Abril de 2010, 17:23 »
Sou um exemplo de iniciante, e como eu, qualquer outro iniciante que queira aprender mesmo, terá que ralar e correr atrás. O que dificulta, na verdade, são as variações de cada comando e a hora de suas aplicabilidades. Mas nada com que se possa ficar preocupado, afinal o tempo, a prática e os testes que podemos fazer, nos dará a segurança e o conhecimento necessário.

Praticando você irá descobrir quais são os comandos mais usados e em que situações se aplicam.