Enquete

como instalar receita net?

receita
0 (0%)
java
0 (0%)

Votos Totais: 0

Autor Tópico: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010  (Lida 70167 vezes)

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #60 Online: 21 de MAR?O de 2010, 09:02 »
Pessoal, consegui instalar o bendito. .bin não deu nem que a vaca tussa. Consegui com a dica do "junior" para baixar o programa  em .jar, e a dica do "mintuser" para eu conseguir instalar. Eu agradeço a todos os colegas pelas dicas, mas em especial pelo junior e mintuser que tiveram muita paciência comigo.

Muito obrigado a todos.

Caso encerrado.

Não desistiu, né... ;D
Muito bem!

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: receita net
« Resposta #61 Online: 21 de MAR?O de 2010, 12:05 »
quando vou instalar o receitanet da a seguinte mensagem: Inicializando Assistente InstallShield...

Procurando Java(tm) Virtual Machine...
..............................
The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)
 como eu faço?

Eu resolvi da seguinte forma:

(1) entre no terminal e vá até a pasta onde está o programa Receitanet (é aconselhável colocá-lo na pasta do usuário)

(2) dê os seguintes comandos:
Código: [Selecionar]
chmod +x ReceitanetJava2010.02a_setup_linux.bin
./ReceitanetJava2010.02a_setup_linux.bin -is:javahome /usr/lib/jvm/java-6-sun-1.6.0.15/jre

É importante observar que este foi o comando para a minha versão de java. Para ver qual é a sua, vá à pasta /usr/lib/jvm e veja, dentro dela, qual é a versão (no meu caso, era a pasta java-6-sun-1.6.0.15.

E, é claro, o comando serve para a versão 2010.02a do Receitanet. Se a Receita Federal trocar de versão, o nome do arquivo deve ser substituído nos dois comandos.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #62 Online: 21 de MAR?O de 2010, 13:43 »
Instalei o programa da Receita para o Imposto de Renda (.bin) e correu tudo OK. Mas, ao abrir o programa, os menus da barra superior ficam ilegíveis. O resto funciona OK mas aqueles menus não aparecem (clicando neles, as opções se abrem corretamente e legíveis).

O que pode causar isto?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #63 Online: 21 de MAR?O de 2010, 13:54 »
Instalei o programa da Receita para o Imposto de Renda (.bin) e correu tudo OK. Mas, ao abrir o programa, os menus da barra superior ficam ilegíveis. O resto funciona OK mas aqueles menus não aparecem (clicando neles, as opções se abrem corretamente e legíveis).

O que pode causar isto?


Meu caro isso está acontecendo porque a versão do java que está ativa em sua máquina pode não ser da SUN.
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #64 Online: 21 de MAR?O de 2010, 14:00 »
Quanto ao fato de não está sendo possível visualizar as informações de 2009, só as de 2008, não se preocupe, pois os dados completos foram passados para a Receita. Caso queira tirar a dúvida é só criar uma cópia de segurança do arquivo e abrir no windows. Lá quando é gerada a visualização e feita a impressão aparecem os dados dos dois anos (2008 e 2009). Ou seja, mais uma vez as coisas feitas para linux estão sendo feitas nas cox....    rs rs
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #65 Online: 21 de MAR?O de 2010, 23:51 »
Instalei o programa da Receita para o Imposto de Renda (.bin) e correu tudo OK. Mas, ao abrir o programa, os menus da barra superior ficam ilegíveis. O resto funciona OK mas aqueles menus não aparecem (clicando neles, as opções se abrem corretamente e legíveis).

O que pode causar isto?


Meu caro isso está acontecendo porque a versão do java que está ativa em sua máquina pode não ser da SUN.

Moraes, eu instalei a versão sun-java6 a partir do Synaptic. No terminal, quando dou o comando
Código: [Selecionar]
java -versiona resposta que aparece é a seguinte:
Código: [Selecionar]
java version "1.6.0_0"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.6.1) (6b16-1.6.1-3ubuntu1)
OpenJDK Server VM (build 14.0-b16, mixed mode)

Então, aparentemente não é a versão da Sun que está ativa, não é? Para resolver isso, o que faço? Desintalo o pacote openjdk6?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #66 Online: 22 de MAR?O de 2010, 07:23 »
Citar
Moraes, eu instalei a versão sun-java6 a partir do Synaptic. No terminal, quando dou o comando
Código: [Selecionar]
java -versiona resposta que aparece é a seguinte:
Código: [Selecionar]
java version "1.6.0_0"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.6.1) (6b16-1.6.1-3ubuntu1)
OpenJDK Server VM (build 14.0-b16, mixed mode)

Então, aparentemente não é a versão da Sun que está ativa, não é? Para resolver isso, o que faço? Desintalo o pacote openjdk6?

Peço desculpas por não ter colocado o comando, esqueci mesmo...
Citar
sudo update-alternatives --config java

A partir daí é só escolher o número da opção em que conste o java da SUN

Lembro ao colega que os pacotes do java a serem instalados são:
sun-java6-bin
sun-java6-fonts
sun-java6-jre
sun-java6-plugin

Com isso instalado, a grande maioria dos aplicativos que necessitem de java vão rodar numa boa.
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2010, 07:25 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline novubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #67 Online: 22 de MAR?O de 2010, 20:44 »
Também recebi esta mensagem:
"Não foi possível abrir "IRPF2009linuxv2.0.bin"
Não há suporte a este tipo de pacote."
Quando tentei mudar as permissões, verifiquei que o proprietário do arquivo é o root.
Segui as instruções de outros tutoriais para mudar o dono: su, senha, prompt do root, cd /pasta, chown -R -c eu /arquivo.
Apareceu mensagem dizendo que foi mudado o dono do arquivo. Só que quando entr em propriedades, o dono continua sendo o root. Já repeti o processo todo mais de 10 vezes, mas o raio do root não larga o osso.
Alguém pode  me ajudar? Preciso preparar agora minha declaração, não poderei fazer depois porque vou viajar. Obrigado, desde já.
Completando: tudo que baixo da internet fica na propriedade de root, e não consigo mudar.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #68 Online: 22 de MAR?O de 2010, 21:41 »
Também recebi esta mensagem:
"Não foi possível abrir "IRPF2009linuxv2.0.bin"
Não há suporte a este tipo de pacote."
Quando tentei mudar as permissões, verifiquei que o proprietário do arquivo é o root.
Segui as instruções de outros tutoriais para mudar o dono: su, senha, prompt do root, cd /pasta, chown -R -c eu /arquivo.
Apareceu mensagem dizendo que foi mudado o dono do arquivo. Só que quando entr em propriedades, o dono continua sendo o root. Já repeti o processo todo mais de 10 vezes, mas o raio do root não larga o osso.
Alguém pode  me ajudar? Preciso preparar agora minha declaração, não poderei fazer depois porque vou viajar. Obrigado, desde já.
Completando: tudo que baixo da internet fica na propriedade de root, e não consigo mudar.


"tudo que baixo da internet fica na propriedade de root, e não consigo mudar."

Você deveria baixar para sua pasta /home, assim o pacote baixado com raras excess~oes vai ter permissão de usuario

"Segui as instruções de outros tutoriais para mudar o dono: su, senha, prompt do root, cd /pasta, chown -R -c eu /arquivo.
Apareceu mensagem dizendo que foi mudado o dono do arquivo. Só que quando entr em propriedades, o dono continua sendo o root."

Quando estiver em terminal, depois dos comandos sudo chown etc.  voce deve usar o comando chmod 777 para dar permissão total ou chmod 667 para você.

para checar você pode usar o comando ls ( list ) com as chaves -la < ls -la >

Ao final para executar use ./IRPF2009linuxv2.0.bin

onde o ponto indica executar.

Offline jamiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #69 Online: 22 de MAR?O de 2010, 22:48 »
Também recebi esta mensagem:
"Não foi possível abrir "IRPF2009linuxv2.0.bin"
Não há suporte a este tipo de pacote."
Quando tentei mudar as permissões, verifiquei que o proprietário do arquivo é o root.
Segui as instruções de outros tutoriais para mudar o dono: su, senha, prompt do root, cd /pasta, chown -R -c eu /arquivo.
Apareceu mensagem dizendo que foi mudado o dono do arquivo. Só que quando entr em propriedades, o dono continua sendo o root. Já repeti o processo todo mais de 10 vezes, mas o raio do root não larga o osso.
Alguém pode  me ajudar? Preciso preparar agora minha declaração, não poderei fazer depois porque vou viajar. Obrigado, desde já.
Completando: tudo que baixo da internet fica na propriedade de root, e não consigo mudar.


 :D O root virou um cão raivoso!!!

Se for mais fácil você pode abrir o nautilus como root (no terminal sudo nautilus), localizar o arquivo e, com o botão direito do mouse, acessar as propriedades do arquivo e modificar as permissões. E aproveite para permitir que execute como programa....



Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #70 Online: 23 de MAR?O de 2010, 18:27 »
Peço desculpas por não ter colocado o comando, esqueci mesmo...
Citar
sudo update-alternatives --config java

A partir daí é só escolher o número da opção em que conste o java da SUN

Moraes, funcionou! Como eu já tinha o sun-java6-bin e demais pacotes instalados, foi só dar o comando acima e, nas opções que apareceram, escolher a /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java.

Valeu pela dica!
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Duarte Manuel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #71 Online: 24 de MAR?O de 2010, 15:12 »
IRPF 2010 no Ubuntu 9.10
Instalação dos programas necessários ao preenchimento e entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2010, Para quem não tem o Java Instalado.

No Site da Receita Federal do Brasil clique no quadrinho “IRPF 2010”;
Clique na opção “Download de programas;
Clique no botão “A máquina virtual java (JVM), versão 1.6.0 ou superior”;
Aparecerá uma tarja amarela informando que a exibição correta da página depende da instalção de Plugins;
Clique nessa tarja amarela;
Dentre as opções apresentadas escolha a de plugins Java;
Após os protocolos de instalação que se seguirem (senha, concordância com a instalação, etc) o Ubuntu iniciará a instalação dos plugins do Java.
Após a conclusão, com a versão Java 1.6.0.15, seu sistema estará apto a instalar os programas do IRPF (Declaração e Receita Net), conforme orientações neste tópico, postadas por nossos colegas do forum. Ao final da instalação do Receita net no terminal serão solicitadas informações do Java.
Digite: “sudo update-alternatives --config java”
Escolha a alternativa digitando o número correspondente e a tecla “Enter”.

No teste que fiz, com havia apenas uma instalação do java, apareceu a seguinte resposta:
Só há uma alternativa no grupo de links java: /usr/lib/jvm/java-6-sun/jre/bin/java

Nada para configurar.

Offline EvandroArêdes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: receita net
« Resposta #72 Online: 29 de MAR?O de 2010, 22:50 »
quando vou instalar o receitanet da a seguinte mensagem: Inicializando Assistente InstallShield...

Procurando Java(tm) Virtual Machine...
..............................
The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)
 como eu faço?

Faça o seguinte: Vá ao Synaptic e desinstale o seguinte pacote "openjdk-6-jre" e todos os demais relacionados automaticamente.
Repita o procedimento de instalação.
Att. Evandro
« Última modificação: 29 de MAR?O de 2010, 22:57 por EvandroArêdes »

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #73 Online: 30 de MAR?O de 2010, 13:04 »
Telma,

Mas olha o que fiz o dia todo:

cd Downloads (enter)
mensagens: permissão negada;
                     senha (senha incorreta.... você nao tem permissao sei lá pra que)
                     
e algumas vezes entrou.

digitei:   ./ReceitanetJava2010.02_setup_linux.bin (enter)
mensagens: permissão negada ou arquivo não encontrado.

Pelo que você descreveu, eu acho que o seu navegador baixou o arquivo em um diretório diferente do diretório "Downloads".

Qual é o navegador que você utiliza? Se for outro diferente do Firefox, pode ser que ele baixe, por padrão, em outro diretório.

E mesmo se for o Firefox, pode ser que esteja configurado para baixar em outra pasta. Eu, por exemplo, por comodidade, alterei a parametrização do Firefox para gravar todos os meus downloads na área de trabalho, e de lá eu dou um destino apropriado.

Então o primeiro passo é descobrir em que pasta você baixou os arquivos do site da Receita.

Abs.
Cassiano

Offline daniels.vasconcelos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: IRPF ReceitaNet - Imposto de Renda Pessoa Fisica e Jurídica 2010
« Resposta #74 Online: 10 de Abril de 2010, 17:05 »
Amigos, estou com uma dificuldade que talvez seja também a de outros. Quando tento instalar o Receitanet, o assistente informa que encontrou uma versão mais antiga e precisa desinstalá-la. Ao finalizar o processo de desinstalação da antiga, manda reiniciar o da nova, e daí a mesma mensagem volta a aperecer, e não consigo sair desse loop. Quando tento usar o recurso de desinstalação do próprio Receitanet 2009, vem a seguinte mensagem de erro:

Pra quem está com o problema:

"Não consigo desinstalar o recietanet 2009.", tente remové-lo como root. Funcionou pra mim, pois na época que instalei o IRPF2009, precisei de logar como root.

Para fazé-lo, abra um terminal: Aplicativos -> Acessórios -> Terminal (console)

Digite neste terminal:
sudo su - (enter)*
nautilus (enter)*

Na janela do nautilus que abriu, vá no seu diretorio home: (File System -> home -> seu_nome_de_usuario -> ProgramasRFB -> Receitanet Java

Clique no ícone "Desinstalador do Receitanet Java 2009".

Lembre-se de clicar no icone a partir da janela do nautilus aberta com o comando dado no início desse roteiro.

Espero que isso ajude alguns de vocês. Funcionou aqui.

Boa sorte.