Autor Tópico: [Resolvido] Configuração rede  (Lida 2520 vezes)

Offline TiagoFC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
[Resolvido] Configuração rede
« Online: 03 de MAR?O de 2010, 12:05 »
Bom dia pessoal,

estou tendo o seguinte problema: editei o arquivo /etc/network/interfaces com os parametros necessários para configurar  2 interfaces de rede, mas parece que o gateway nao é alterado pelo parametro do arquivo. Ja reiniciei o servidor e mesmo assim parece que nao consegue pegar todos os parametros, somente alguns. Eu executei o route e o ifconfig para chegar a essa conclusao, por isso n tenho certeza. Teria algum comando para verificar se todos os parametros do arquivo interface estao coerentes com os carregados na rede do ubuntu?
« Última modificação: 04 de MAR?O de 2010, 08:31 por TiagoFC »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configuração rede
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2010, 12:50 »
Uma máquina pode ter vários IPs, mas apenas um gateway. Certifique-se de usar esse parâmetro apenas uma vez, no arquivo --- a menos que você tenha conexões que não trabalham ao mesmo tempo; nesse caso, não há problema que o gateway de uma substitua o gateway da outra, uma vez que uma substitui a outra.

Outro erro comum, ao se configurar o gateway, é especificá-lo fora da rede local. Tipo, endereço ip 192.168.1.1, máscara 255.255.255.0, e gateway 10.1.1.1.

Se você não se importar em revelar sua configuração, pode colar o conteúdo do seu arquivo /etc/network/interfaces pra gente analisar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline TiagoFC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Configuração rede
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2010, 13:28 »
segue ai o conteudo

auto lo
    iface lo inet loopback

auto eth0
    iface eth0 inet static
    address 201.17.147.254
    netmask 255.255.255.0
    network 201.17.147.0
    broadcast 201.17.147.255
    gateway 201.17.147.1
    dns1 201.17.128.14
    dns2 201.17.128.15

  auto eth1
    iface eth1 inet static
    address 192.168.1.1
    netmask 255.255.255.0
    network 201.17.147.0
    broadcast 201.17.147.255
    gateway 201.17.147.1

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configuração rede
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2010, 17:40 »
Sua rede é totalmente estática, correto? Os servidores DNS normalmente não são configurados aí (a menos que vc use o pacote "resolvconf", e mesmo assim a configuração é diferente).

Edite o seu arquivo /etc/resolv.conf, e coloque estas linhas lá:

Código: [Selecionar]
nameserver 201.17.128.14
nameserver 201.17.128.15

PS: Isso é conexão Virtua??? Vc solicitou IP fixo, pra ela??? Se não, vc tem que configurar com IP dinâmico por DHCP...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline TiagoFC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Configuração rede
« Resposta #4 Online: 03 de MAR?O de 2010, 20:57 »
sim eu tenho ip fixo do virtua na verdade estou trocando um servidor antigo linux por um mais atualizado, com configuraçao melhor. Com essa mesma configuração no interface do antigo rodo blz, entao deve ser algum outro arquivo. Eu também coloquei no resolv esses endereços DNS mas mesmo assim n deu, nao consegue conectar a internet.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Configuração rede
« Resposta #5 Online: 04 de MAR?O de 2010, 02:52 »
Desligou o modem do Virtua quando trocou os cabos?

Tentou colocar a conexão pra funcionar por DHCP?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline TiagoFC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Configuração rede
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2010, 08:30 »
funcionou aqui!!! eu peguei as configuraçoes do servidor antigo, atualizei e reiniciei o modem. Funcionou!!
Vlw pela ajuda!