Autor Tópico: Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas  (Lida 11094 vezes)

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas
« Online: 05 de MAR?O de 2010, 09:46 »
Sistema Operacional Testado: Ubuntu 9.10

Roda normal no LiveCD. Para instalar NÃO esquecer de mudar o padrão de teclado sugerido "Brasil"para USA - int.
Sugestão para partição: criar uma partição primária para o SWAP (2GB é o recomendado), uma  Linux (10GB dá e sobra) eu usei ext4 com ponto de montagem "\"; crie uma partição para suas configurações pessoais, é aonde vão ficar armazenados as configurações do desktop, fontes, configurações do navegador, etc. A vantagem é que se você formatar o micro elas permanecem intactas (eu usei uma ext4 de 10GB); por fim eu criei uma partição FAT32 com o resto do disco, pois se vc pretende instalar um windows no micro vai precisar dessa partição para compartilhar arquivos (Na verdade no meu caso, depois do teste com o Ubuntu apaguei a partição pois não vou precisar mais do Windows pra nada...)

Após instalação entra direto no desktop com uma resoução de 1366x768.
É recomendado instalar o driver sugerido da ATI para obter efeitos 3D (fica perfeito).
O som reconhece de boa (qualidade e volume satisfatórios).
A placa de rede Wireless funciona perfeita, já detecta as redes, padrão, etc.
A ethernet 10/100 também funciona sem mistério.
O touchpad funciona muito bem.
Os botões de atalho funcionam perfeitamente.
As teclas de função Fn+volume, brilho, bluetooth, mudo, sleep, funcionam sem problema.
Portas USB / montagem de MP3 - perfeita !!!, dá pra tocar as músicas do mp3 direto dele com o rythmbox.
Portas USB / máquina fotográfica digital - perfeito

Especificação do Hardware
AMD Athlon X2 Dual-Core Processor M300 (1MB L2 cache, 2.0GHz);
2GB (2/2) DDR2 667 SDRAM;
250GB hard drive, 5400RPM;
integrated Super-Multi drive;
5-in-1 card reader;
Acer CineCrystal 14.0" (1366 x 768)
Display with Integrated ATI Radeon HD 4200 Graphics;
802.11b/g/Draft-N WLAN,
gigabit LAN,
V.92 modem,
webcam

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Outras considerações
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2010, 10:26 »
Algumas pessoas costumam ter problema com o Microfone... o truque para funcionar perfeito é fácil

1. Edite o arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base com comando abaixo (crie o arquivo caso ele não exista):

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base

2. Inclua a seguinte linha no final do arquivo:

options snd-hda-intel model=acer-aspire

Obs.: Em alguns notebooks, como os da linha 5100-5196 e desktops que possuem essa placa de vídeo integrada à placa mãe, é preciso incluir uma linha diferente, sendo ela a seguinte:
options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack

Feito isso é só reiniciar o equipamento que a captura de som irá funcionar corretamente, sem travamentos nos programas que realizam essa tarefa.

Com o procedimento acima a WebCam vai funcionar perfeita também no Skype.
Já no Emesene, é meio complicado, pois no site do programa diz que não é compatível com WebCams, e que tal
funcionalidade só virá no Emesene 2.0


Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Gerenciamento de energia
« Resposta #2 Online: 05 de MAR?O de 2010, 10:46 »
Outra coisa importante é o gerenciamento de energia / recursos.
Se notebook estiver ligado na tomada não é tão necessário, mas se estiver só na bateria, é importante fazer a danada durar o máximo.

Vá em Sistema -> Preferências -> gerenciamento de energia
Na primeira aba temos "usando tomada", sinceramente acho o brilho desse monitor muito forte por usar LED, então recomendo um teste de gosto pessoal, vá diminuindo  "ajustar brilho do monitor"até encontrar um que fique do seu agrado, é interessante também deixar a opção reduzir brilho quando ocioso habilitada...
É possível ainda escolher ação para fechar a tampa (baixar) a tampa do monitor, como hibernar, desligar ou suspender...

Na aba - usando bateria:
Eu selecionei para fazer monitor dormir (desligar) se inativo por 1 minuto , reduzir brilho da tela e reduzir quando ocioso.
Na aba geral tem a opção de mostrar ícone quando carregando / descarregando bateria, ele mostra informações muito precisas e bacanas, modelo da bateria, capacidade, voltagem, carga, duração estimada em minutos, etc....


Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas
« Resposta #3 Online: 09 de MAR?O de 2010, 17:12 »
Só pra esclarecer: o ubuntu 10.4 alpha3 não instala.... Logo depois do particionamento ele volta ao LIVE e fica nisso... não sei se é algum macete, mas... aqui o 10.4 não teve jeito.... em compensação instalei o 9.10 como dito acima e foi perfeito... melhor do que podia esperar

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas
« Resposta #4 Online: 09 de MAR?O de 2010, 18:06 »
Ola, eu consegui instalar com o alternate-cd nao sei se o pessoal ja arrumou esse problema mas se estiver acompanhando o topico oficial aqui no forum e isso que esta sendo feito.

Aguarde pela versao final e poste outro review aqui para a gente do seu Acer.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline giotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2010, 22:40 »
Ress no topicoo!!!
Bom eu to com noote acer 4540 e nao consssiguo fazer meu mic embutido funcionar alguem pode me ajudar??

00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] RS780 Host Bridge Alternate
00:01.0 PCI bridge: Acer Incorporated [ALI] Device 9602
00:06.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] RS780 PCI to PCI bridge (PCIE port 2)
00:07.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] RS780 PCI to PCI bridge (PCIE port 3)
00:11.0 SATA controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 SATA Controller [AHCI mode]
00:12.0 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB OHCI0 Controller
00:12.1 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700 USB OHCI1 Controller
00:12.2 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB EHCI Controller
00:13.0 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB OHCI0 Controller
00:13.2 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB EHCI Controller
00:14.0 SMBus: ATI Technologies Inc SBx00 SMBus Controller (rev 3c)
00:14.2 Audio device: ATI Technologies Inc SBx00 Azalia (Intel HDA)
00:14.3 ISA bridge: ATI Technologies Inc SB700/SB800 LPC host controller
00:14.4 PCI bridge: ATI Technologies Inc SBx00 PCI to PCI Bridge
00:14.5 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB OHCI2 Controller
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] HyperTransport Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] Miscellaneous Control
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K10 [Opteron, Athlon64, Sempron] Link Control
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Device 9712
01:05.1 Audio device: ATI Technologies Inc Device 970f
02:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR928X Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
03:00.0 Ethernet controller: Attansic Technology Corp. Device 1063 (rev c0)

Me ajudemmmmm ç.ç

Offline adrianojbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2010, 18:23 »
Aqui há mais dicas de como deixar o Ubuntu pefeito no Acer Aspire (especialmente para 1410 / 1810T / 1810TZ), apesar de mesmo assim não ter conseguido ainda fazer o microfone interno funcionar num Acer Aspire 4520.

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas
« Resposta #7 Online: 19 de Abril de 2010, 00:06 »
Ress no topicoo!!!
Bom eu to com noote acer 4540 e nao consssiguo fazer meu mic embutido funcionar alguem pode me ajudar??

A dica já estava aqui! apenas refaça linha à linha com calma ok?

Algumas pessoas costumam ter problema com o Microfone... o truque para funcionar perfeito é fácil

1. Edite o arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base com comando abaixo (crie o arquivo caso ele não exista):

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base

2. Inclua a seguinte linha no final do arquivo:

options snd-hda-intel model=acer-aspire

Obs.: Em alguns notebooks, como os da linha 5100-5196 e desktops que possuem essa placa de vídeo integrada à placa mãe, é preciso incluir uma linha diferente, sendo ela a seguinte:
options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack

Feito isso é só reiniciar o equipamento que a captura de som irá funcionar corretamente, sem travamentos nos programas que realizam essa tarefa.

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas
« Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2010, 23:37 »
Testado: Ubuntu 10.04 LTS

Na  hora da instalação ele sugere teclado Brazil, escolha USA - international
Instalação demorou um pouco ao buscar "pacotes de idioma"

Após instalação do Sistema, instale os drivers de video, funcionam perfeito.
Como na versão anterior, tudo ok.

Para o microfone externo funcionar:

1. Edite o arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base com comando abaixo (crie o arquivo caso ele não exista):

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base

2. Inclua a seguinte linha no final do arquivo:

options snd-hda-intel model=acer-aspire

Obs.: Em alguns notebooks, como os da linha 5100-5196 e desktops que possuem essa placa de vídeo integrada à placa mãe, é preciso incluir uma linha diferente, sendo ela a seguinte:
options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack

Feito isso é só reiniciar o equipamento que a captura de som irá funcionar corretamente, sem travamentos nos programas que realizam essa tarefa. Não esqueça de mudaro microfone 1 para microfone 2 nas opções de som.

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Acer - Aspire - 4540 - 1110 - perfeito + dicas
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2010, 22:37 »
Uma dica fundamental que resolveu o problema do microfone Interno foi retirada daqui
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=8c84554e774ce171a138617215bc57a5&topic=71205.msg397175#msg397175

Estou reproduzindo o teor:

Primeiro identifique a versão do alsa.

cat /proc/asound/version

Se a versão menor que 1.0.23 você é candidato a usar a solução a seguir.
Faça:

sudo aptitude install linux-backports-modules-alsa-lucid-generic

Após instalado é necessário reiniciar o computador. Epa, reiniciar um linux? É… essa instalação gera um novo initrd e para funcionar (por enquanto) é necessário reiniciar o ubuntu.