Bom pessoal, esse é meu primeiro post no fórum, mas me registrei buscando alternativas de usar o Ubuntu nas minhas atividades diárias. Já era usuário do Ubuntu 9.10 e agora sou do Ubuntu 10.04, todos com dualboot. No outro lado uso um Windows 7. Me considero um pobre novato no assunto, por isso que sinto tanta dificuldade.
É muito complicado emitir uma opinião comparando aplicações como OpenOffice, gratuitos, com MS-Office, cujas licenças são caríssimas, porém tem toda uma infraestrutura de suporte, desenvolvimento e aperfeiçoamento. Tive bastante oportunidade de testar o OpenOffice em operação, mas no meu caso, falando de Excel, cujas planilhas podem movimentar muito mais de 80.000 linhas cheias usando e abusando de filtros e tabelas dinâmicas com uma velocidade bem satisfatória, a Planilha Eletrônica do OpenOffice deixa um pouco a desejar. Não consigo fazer referências às celulas de outras planilhas apenas clicando nelas. Todas as vezes tenho que ir na tabela de origem dos dados, anotar o intervalo e depois voltar à tabela original e digitar. Essas coisas são simples, mas num ambiente de produção fazem muita diferença.
E o Outlook... Não quero desmerecer o Evolution ou Thunderbird, mas em nenhum dos dois eu posso receber uma mensagem com convocação de reunião em forma de calendário reservando o horário e encaminhá-la para toda a equipe de trabalho automaticamente, bastando o cara aceitar a reunião ou negar dando motivos e tudo mais. Outra coisa é assim, como a maioria das empresas utiliza o Outlook como cliente de email, mesmo que eu conseguisse configurar o Evolution ou Thunderbird para isso, poderia não ser aceito ou reconhecido pelo Outlook das outras pessoas.
Para mim, esses são os casos que pegam mais. Até se alguém já passou por isso e pode me ajudar, ficaria muito feliz em saber que tenho como resolver. Já tentei wine e VMware, mas não é a mesma coisa. Quando preciso de agilidade com grande volume de informações sem "dar pau", nem o wine e nem o VMware resolvem.
Uso e gosto muito do Ubuntu, não só pq é bonito, legal e talz, mas pq ele trás uma proposta bacana: "feito para todos".
Não estou deixando o Linux, mas queria muito usá-lo como único OS sem sentir falta de nada!
Se alguém tiver boas dicas para meus problemas, fico agradecido.
Abraços a todos.