Autor Tópico: O Ubuntu não é ruim  (Lida 9663 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
O Ubuntu não é ruim
« Online: 10 de MAR?O de 2010, 07:25 »
Fazem três meses que estou testando o Ubuntu, mas só ontem é que consegui personalizar o micro. No meu caso, trabalho com dois sistemas, o Windows e o Ubuntu. Quem escolhe qual sistema entrar no ar é o usuário, mas o Ubuntu cria um menu de opções que ele chama de Grub e que intimida qualquer veterano do Windows. No meu netbook, o Grub lista várias opções do Ubuntu e duas opções do Windows (eu pensei que eu só tinha o XP, mas ele afirma que também que tenho o Vista nessa máquina), e o usuário tem dez segundos para escolher qual sistema usar.

Com o tempo, o usuário aprende que tem apenas duas opções, a que o Ubuntu definiu como padrão, e o Windows principal da máquina. A primeira coisa que vem na cabeça de um simpatizante da Microsoft é como tornar o Windows o sistema padrão, ou seja, como se entender com o Ubuntu. Essa é a principal dificuldade de qualquer veterano do Windows.

Para lidar com o Ubuntu existe o método fácil e o método difícil. Como sou um usuário amador, acabei me enrolando todo pelo método difícil, usando o recurso do Terminal, onde você usa comandos pouco familiares e que nada tem a ver com o DOS, e ao invés de personalizar a máquina, acabei desconfigurando o Ubuntu e quase que perdi o Windows. Há coisa que um usuário comum NÃO pode mexer no Ubuntu, o mesmo vale no Windows. No Windows, você não pode mexer no Regedit, se você não tiver um mínimo de qualificação técnica. O mesmo vale no Ubuntu, você não pode mexer no Grub, se você não tem a menor idéia do que é o Ubuntu. E essa foi o pecado que eu cometi, o de mexer em coisas que o fórum do Ubuntu alerta não mexer.

Ontem, estava mexendo no menu Sistema e encontrei um tal de Start-Up Manager. Ele pediu a senha, ou seja, é um alerta do ubuntu para você tomar cuidado, mas lá tem várias opções, onde você pode definir o sistema operacional padrão, o tempo que o Grub espera a opção do usuário, e era isso que precisava e procurava nesses últimos três meses. Esse é o método fácil, é só escolher a opção numa caixa de listagem, tão fácil como mudar a resolução da tela no Windows.

Ou seja, o Ubuntu é tão bom quanto o Windows, o difícil é encontrar um usuário humilde que não tenha pressa e que comece a usar o sistema pela tela de ajuda e botar na cabeça que ninguém precisa ser um nerd para entender que qualquer sistema que faça funcionar o teclado, o mouse, o monitor, e o disco de armazenamento ou leitura, já é algo mais do que espantoso. Agora, querer que o Windows ou o Ubuntu arranque água de pedra, isso nenhum dos dois faz, ainda mais quando o usuário tem pavor de ler os textos de ajuda tanto do Ubuntu, bem como do Windows ou do fórum cheios de samaritanos convidando a explorar esse ou aquele recurso, mas que sempre acabam esquecendo de mencionar alguns cuidados para mexer nesse ou naquele recurso.

O Ubuntu não é ruim: é o usuário é que decide como agregar mais recursos ou torná-lo um grande pesadelo, como foi o meu caso, onde o meu erro foi o de dar muito valor ao marketing dessa doentia concorrência entre os dois sistemas. É como Jesus disse, primeiro procure a ajuda de Deus que o resto virá com o tempo. A pressa é inimiga do Windows e do Ubuntu.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2010, 08:31 »
É isso aí colega, seja bem-vindo, sempre utilizei o StartUp manager, mas no Ubuntu 9.10, devido à mudança no Grub ele precisava de ser atualizado, pelo visto, agora já está bom.

Boa sorte!
Usuário Linux- 449417

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2010, 09:00 »
Pois é, tem o jeito fácil e o jeito "difícil", depende de cada um escolher.

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2010, 09:36 »
Obviamente isso depende da curiosidade e da capacidade de leitura do sujeito (!!!!!) Sim, as pessoas morrem de preguiça de ler e às vezes interpretar algumas palavras em inglês simplesmente por que são analfabetos funcionais e/ou remanescentes das telas de vídeo game onde os usuários trabalham com 8 ou 10 botões e um joystick. Alguns olham a tela do micro como se fosse uma TV e ficam esperando que o software faça tudo por eles.
Lembrando que o tal "jeito difícil" é o jeito que nos proporciona a maior possibilidade de customização. A "Gui" ou interface gráfica da conta de apenas alguns aspectos do software, quando ela tenta dar conta de tudo ela começa a ficar incompreensível para o usuário mais desinformado.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #4 Online: 11 de MAR?O de 2010, 09:25 »
Amigo Frank,

As várias opções do Ubuntu no grub a qual vc cita não são as versões de Kernels? Se sim, instala um programa chamado Ubuntu Tweaks, onde ele permite que vc apague as versões antigas de Kernels, No meu grub aparece apenas um Ubuntu com as versões de segurança e normal, mais o memory test (idem ao Ubuntu), fora o (s) Windows que estiverem instaladas na máquina.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Rafael Oliveira
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Offline visenfad2008

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2010, 20:19 »
Pessoal vou dar um breve relato, comprei um cartão de memoria de celular peguei um virus ferrado no cartão tentei de tudo e nada deu certo bom acabei que queimando a saida de tanto tirar e colocar ele na maquina para retirar o virus, ai fiquei desgostoso do windows e partir mesmo sem ter muita noção de linux procurei no forum a melhor versão ate a atualidadade e me deparei com o ubuntu instalei ele e estou ja a 2 meses com ele otimo e o mesmo virus que tinha no cartão estava no celular retirei ele apenas usando delete hehe tem coisa melhor que isso segurança total abraço e LINUX é OTIMO!!!

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2010, 23:48 »
linux é otimo!!!

pois é, mas o projeto gnome estraga ele
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #7 Online: 22 de Julho de 2010, 23:51 »
linux é otimo!!!

pois é, mas o projeto gnome estraga ele


Por que acha isso Mateus?
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2010, 09:23 »
linux é otimo!!!

pois é, mas o projeto gnome estraga ele

Vá de KDE ou outro gerenciador.
Usuário Linux- 449417

Offline visenfad2008

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
quem é o tota cara mau educado
« Resposta #9 Online: 26 de Julho de 2010, 05:43 »
postei errado a msg e la vem ele com varias pedras na mao antes mesmo de me explicar o que acontece software livre forum CARANDIRU!!!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #10 Online: 26 de Julho de 2010, 11:40 »
linux é otimo!!!

pois é, mas o projeto gnome estraga ele


Isso é opinião pessoal ou tem questões técnicas envolvidas?

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: quem é o tota cara mau educado
« Resposta #11 Online: 27 de Julho de 2010, 14:01 »
postei errado a msg e la vem ele com varias pedras na mao antes mesmo de me explicar o que acontece software livre forum CARANDIRU!!!

Não entendi?! O que o Tota fez? Ele nem tá aqui nesse tópico...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline Mateusislaneo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Rock 'n' Roll, Baby.
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu não é ruim
« Resposta #12 Online: 27 de Julho de 2010, 19:24 »
Citar
linux é otimo!!!

pois é, mas o projeto gnome estraga ele


Por que acha isso Mateus?
linux é otimo!!!

pois é, mas o projeto gnome estraga ele

Vá de KDE ou outro gerenciador.
linux é otimo!!!

pois é, mas o projeto gnome estraga ele


Isso é opinião pessoal ou tem questões técnicas envolvidas?
Amigos,

bem essa é uma questão pessoal e tecnica, mas não vamos sujar o post do amigo ai
vou abrir um tropico para falar sobre isso.
Mandriva 2010.1 kde4.5.2
kubuntu 10.10 kde4.5.2
Windows 7 Ultimate