Autor Tópico: /etc/skel e variável $USER - Usuário padrão  (Lida 3708 vezes)

Offline Eduardogc01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
/etc/skel e variável $USER - Usuário padrão
« Online: 11 de MAR?O de 2010, 10:13 »
Olá!


A minha necessidade é copiar as configurações de um usuário para os outros, evitando a necessidade de configurar barras de menus, papel de parede, etc!
Uma das maneiras que descobrir ser possível é através do diretório /etc/skel/



pelo que entedi tudo que está nesta pasta é copiado para o diretório /home/NOVOUSUARIO quendo um novo usuario é criado.

mas estou enfrentando um problema no que diz respeito a este procedimento. Quando o novo usuário é criado ele fica exatamente igual ao usuario que foi copiado para o diretório SKEL, ou seja, ele usa os mesmo diretórios do usuário copiado, o mesmo caminho para o papel de parede, etc..... Por exemplo:
O usuário a ser usado como modelo é o PC01. Quando crio o usuário PC02 os diretórios que contam no sistema são os mesmo do PC01. A pasta Documentos fica localizada em /home/pc01 ao invés de /home/PC02/ como deveria ser. Outras configurações também ficam vinculadas ao PC01.
Outra exemplo da situação é o papel de parede. Eles estava salvo na pasta /home/PC01/imagens/papeldeparede.jpg. Quando é criado o segundo usuario ele continua vinculado ao mesmo endereço, sendo que deveria ser vinculado ao endereço /home/PC02/imagens/papeldeparede.jpg  ???

Já li algo a respeito em outros forums e no pai google e vi algo sobre substituir as strings $NOMEDOUSUARIO pela variável $USER, mas naum consegui entender como fazer.

Por favor, gostaria de alguma ajuda se possível!
Obrigado por enquanto!!

ps: Estou criando Usuários para serem usados com o LTSP em Thin Clients, em uma sala de aula de uma escola municipal  ;)
Quem precisar de ajuda com O LTSP e Thin Clients, estou escrevendo um passo-a-passo detalhado com dicas das coisas que jah consegui fazer!!  ;D
« Última modificação: 11 de MAR?O de 2010, 12:52 por Eduardogc01 »
Sim, o ubuntu mudou minha vida virtual! =]
Linux user #533336 // Ubuntu User #33501