O sistema encontra-se ligado a 01 hora e 08 minutos, estou com o firefox aberto com duas abas, nautilus, calculadora, e o synaptic recarregando as informaçoes de pacotes, tinha feito um apt-get update, mas deu um erro na descompressao final dos arquivos, entao removi o conteudo do cache da lista de pacotes da pasta /var/lib/apt/lists e /var/lib/apt/partial, consumo 150 mb, após ter fechado uma das abas do firefox, nautilus, synaptic e a calculadora, a memória rapidamente caiu pra 134, isso com o firefox ainda aberto, vou postar este relato, fechar o firefox e ver em quanto vai ficar, depois edito este post (Após ter fechado o firefox, o consumo de memoria caiu rapidamente para 116mb).
Achei interessante uma coisa, nao sei se tem algo a ver, minha conexao nao é das melhores, dá apenas 10kb, e em fim de semana caí pra 7 ou 8kb, antes de ter feito essa mudança no sistema, só conseguia fazer as atualizaçoes de pacotes no synaptic e nao conseguia navegar, agora esta baixando as informaçoes e navegando normalmente, até o orkut q nao abria, agora tou navegando por ele sem problemas.
Somente a título de informaçao, meu micro é uma maquina modesta: mb abit, placa geforce4 128mb, hd 40gb, 768mb de ram.