Bem... eu sempre usei o KDE, ma há tempos, a curiosidade pelo Xgl foi crescendo e resolvi instalar o Ubuntu (gnome) para experimentar.. Quanto ao Xgl, é maravilha, nas primeiras duas horas e para mostrar aos amigos.. Depois percebe-se que é inutil e começa a enjoar tanto efeito...
Quanto ao Gnome, usei durante uma semana e cheguei à conclusão que continuo a preferir o KDE.. Para mim o KDE é muito mais completo, muito mais consistente, os menus apesar de mais complexos têm todas as opções que precisamos e são muito mais explicativos..
Porque no Gnome, as vezes tentam simplificar tanto que torna-se complicado. Por exemplo, tem um menu para configurar o ecran.. No KDE, nesse menu, pode-se mudar tudo, desde os drivers da placa grafica, o tempo de idle para desligar o ecran, as resoluções, gama, etc.. No Gnome, temos um simples e "limpo" e leve menu, que só permite mudar a resolução e a taxa de refrescamento. Ora, eu queria era por o monitor a desligar ao fim de 15 minutos de inactividade, não consegui..
Outra coisa que me irrita um pouco no Gnome é que nos menus, não tem nenhuma explicação sobre o que faz cada opção e por vezes os nomes das opções são muito pouco explicativos. Ou sabem muito bem o que andam a fazer, ou então terão que segui um manual, howto, ou algo do genero. No KDE os menus são mais complexos à primeira vista porque têm mais opções, mas para mim acabam por ser mais simples porque têm textos mais explicativos.
Acabei por voltar para o KDE...
Mas a verdade é que o Ubuntu tem um nivel de qualidade muito superior ao Kubuntu.. O Gnome está muito melhor integrado do que o KDE na distribuição. Basta ver que no Kubuntu nem sequer os Icones são personalizados, são os Icones do KDE, no Ubuntu é tudo personalizado. E há muitos mais exemplos... Um deles é que se eu meter um CD com uma versão superior do Ubuntu no leitor, ele reconhece logo e pergunta se quero actualizar. No Kubuntu abre simplesmente como um CD de dados..