Autor Tópico: GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?  (Lida 17764 vezes)

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Online: 20 de Maio de 2006, 09:09 »
Pessoal é o seguinte.. sempre usei o kde, dei somente uma passeada no gnome, mas vejo que a turma aqui é fã de carteirinha do Gnome ou porque está se tratando de ideologia.
Bom para aqueles que quiserem opinar e ajudar, postem aqui as vantagens de se usar o Gnome ou o KDE não quero criar demanda falo isto porque alguem poderia me convencer de que o Gnome poderia ser melhor pra mim, pois uso kde mas tenho muitos programas que usam gkt, por exemplo o Firefox, openoffice xmms etc etc.

Detalhe, qual é mais rápido?

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2006, 09:41 »
kra aqui n é lugar de postar isso

mas ja q postou vou responder

kra o gnome é um  pouco mais leve q o kde, em relação aos programas q vc usa realmente seria mais vantajoso usar o gnome, mas é uma questão de gosto
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2006, 10:12 »
Como disse o amigo LNAS90, essa é uma questão de gosto: uns preferem KDE, outros o GNOME. Eu uso o GNOME porque acho menos poluído, com o KDE tenho a impressão de que tem muita coisa na tela, fico meio confuso. O GNOME me parece mais intuitivo e simples. Mas há pouco tempo eu preferia o KDE. Não tem melhor ou pior, é gosto mesmo.

Agora, se vc está acostumado com o KDE e quer tentar o GNOME, meta na cabeça que vai estar testando algo diferente, e que vai se enrolar e estranhar no início. Desistir logo de cara é pros fracos. Quer tentar o GNOME? Então se force a usá-lo por pelo menos uma semana, porque não dá para avaliar assim, pá-pum! Tem que tentar usar.

No momento uso o XFCE, porque só tenho 256 de RAM e o GNOME tava lerdo... achei o xfce ótimo, lembra o GNOME em algumas coisas, mas é bem mais leve. Uma beleza, estou super-satisfeito. E de olho no Xubuntu. Mas isso é papo para outro tópico.
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2006, 15:39 »
Citação de: "LNAS90"
kra aqui n é lugar de postar isso

mas ja q postou vou responder

kra o gnome é um  pouco mais leve q o kde, em relação aos programas q vc usa realmente seria mais vantajoso usar o gnome, mas é uma questão de gosto


valeu... e é mais rápido?,

ps. ao moderador : o amigo acima disse que aqui não seria o lugar pra postar, onde seria? Pode mudar pro lugar certo se preferir.
obrigado!

Offline tds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2006, 16:17 »
Nenhum deles, usaria o XFCE. Xubuntu dá de 10 no G/Kubuntu. :)

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2006, 21:40 »
Citação de: "tds"
Nenhum deles, usaria o XFCE. Xubuntu dá de 10 no G/Kubuntu. :)


tá mas diz aê.. por que?  

Eu queria deixar claro aqui que não quero criar debates, queria depoimentos que ajudassem na escolha de um ambiente gráfico.
Não quero que a galera poste a preferência simplesmente porque "eu uso e acho o melhor" quero dados tecnicos que influencie a escolha.

Eu quando começei a usar linux sempre foi o kde, tô bastante acostumado, mas estou com aquele sentimento de que pode ter coisa melhor e não uso, por exemplo a maioria esmagadora dos usuários deste forum usam o Gnome, será que é porque a distribuição principal é o Ubuntu?.

vamo lá.

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2006, 23:41 »
Bem... eu sempre usei o KDE, ma há tempos, a curiosidade pelo Xgl foi crescendo e resolvi instalar o Ubuntu (gnome) para experimentar.. Quanto ao Xgl, é maravilha, nas primeiras duas horas e para mostrar aos amigos.. Depois percebe-se que é inutil e começa a enjoar tanto efeito...

Quanto ao Gnome, usei durante uma semana e cheguei à conclusão que continuo a preferir o KDE.. Para mim o KDE é muito mais completo, muito mais consistente, os menus apesar de mais complexos têm todas as opções que precisamos e são muito mais explicativos..

Porque no Gnome, as vezes tentam simplificar tanto que torna-se complicado. Por exemplo, tem um menu para configurar o ecran.. No KDE, nesse menu, pode-se mudar tudo, desde os drivers da placa grafica, o tempo de idle para desligar o ecran, as resoluções, gama, etc.. No Gnome, temos um simples e "limpo" e leve menu, que só permite mudar a resolução e a taxa de refrescamento. Ora, eu queria era por o monitor a desligar ao fim de 15 minutos de inactividade, não consegui..

Outra coisa que me irrita um pouco no Gnome é que nos menus, não tem nenhuma explicação sobre o que faz cada opção e por vezes os nomes das opções são muito pouco explicativos. Ou sabem muito bem o que andam a fazer, ou então terão que segui um manual, howto, ou algo do genero. No KDE os menus são mais complexos à primeira vista porque têm mais opções, mas para mim acabam por ser mais simples porque têm textos mais explicativos.

Acabei por voltar para o KDE...


Mas a verdade é que o Ubuntu tem um nivel de qualidade muito superior ao Kubuntu.. O Gnome está muito melhor integrado do que o KDE na distribuição. Basta ver que no Kubuntu nem sequer os Icones são personalizados, são os Icones do KDE, no Ubuntu é tudo personalizado. E há muitos mais exemplos... Um deles é que se eu meter um CD com uma versão superior do Ubuntu no leitor, ele reconhece logo e pergunta se quero actualizar. No Kubuntu abre simplesmente como um CD de dados..

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #7 Online: 29 de Maio de 2006, 09:45 »
Citação de: "mundano"


Acabei por voltar para o KDE...


Mas a verdade é que o Ubuntu tem um nivel de qualidade muito superior ao Kubuntu.. O Gnome está muito melhor integrado do que o KDE na distribuição. Basta ver que no Kubuntu nem sequer os Icones são personalizados, são os Icones do KDE, no Ubuntu é tudo personalizado. E há muitos mais exemplos... Um deles é que se eu meter um CD com uma versão superior do Ubuntu no leitor, ele reconhece logo e pergunta se quero actualizar. No Kubuntu abre simplesmente como um CD de dados..


acabei de instalar o gnome, e concordo quanto ao que você disse (está em negrito), inclusive resolveu algumas falhazinhas e afins no prórpio kubuntu.

mas e muito bom também, vou continuar usando pra ver... mas acho que pra quem vem do windows, é melhor usar primeiro o Kde, é mais intuitivo que o Gnome. Uma pergunta Mundano.. quando intalou o glx, no kde ou gnome? ele alterou a configuração do seu teclado?

Percebí que ele é mais rápido, o firefox, open-office e o proprio tema pra iniciar, ele inicializa mais rápido que o Kde. até agora eu percebi isto.

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2006, 11:13 »
O teclado sim alterou... MAs depois voltei a configurar e ficou a 100%...


Quanto ao abrir mais depressa, isso tem a ver com o facto de essas aplicações estarem optimizadas para o GTK.. É que até agora as libs Qt tinham uma licença que afastva um pouco as grandes aplicações de usar essas libs, especialmente aplicações comerciais poucas são feitas nativamente para usar o Qt..

Mas o KDE está a mudar nesse sentido, e penso que o facto de o futuro KDE 4 ser lançado não só para o Linux mas também para outros sistemas operativos como o Windows vai fazer com que essas libs tenham uma muito maior adesão..

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #9 Online: 29 de Maio de 2006, 13:17 »
Usei o KDE no Kurumin, por onde iniciei a aventura no Linux, a rejeição aqui em casa foi grande, apesar do posicionamento das opções ser mais intuitivo para usuário do windows, como os amigos falaram, os menus são muito complexos o que dá um nó na cabeça de quem não quer parar pra ver onde está indo, o Gnome no Ubuntu não me criou problema nenhum, foi bem aceito. Acho a interface do Gnome melhor também. No entanto as opções do KDE eram muito boas. Acho que depende de gosto e do tipo de trabalho que se destina o S.O!

Offline ceti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #10 Online: 29 de Maio de 2006, 22:19 »
Eu comecei com o Ubuntu 4.10, depois o 5.04 e depois o 5.10.

Aí instalei o Kubuntu prá minha mulher e aos poucos fui usando quase que só ele. O Gnome tem muito menos opções de configuração, como já foi dito pelo Mundano, e isso me incomoda bastante. Também tive problemas com o som, principalmente nas duas primeiras versões do Ubuntu. Editar menus também é mais complicado no Gnome. Na versão 5.10 chegou a não haver editor nenhum. Aí um cara da comunicade desenvolveu um, chamado SMEG, mas que tem funcionalidade limitada (só edita os ítems do menu Aplicações). Os navegadores de Internet alternativos Galeon e aquele outro (esqueci o nome) não são páreo para o Konqueror. Tudo isso foi me incomandando e me bandeei de vez pro KDE. Hoje uso Kubuntu, Mepis e Kanotix, tudo KDE.

E digo mais: prá quem já instalou o Kurumin, os menus dessas  três distros parecem limpinhos, limpinhos...
You can't always get what you want

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2006, 10:31 »
Citação de: "ceti"
Editar menus também é mais complicado no Gnome. Na versão 5.10 chegou a não haver editor nenhum. Aí um cara da comunicade desenvolveu um, chamado SMEG, mas que tem funcionalidade limitada (só edita os ítems do menu Aplicações).



E a grande diferença é que essas funções no Gnome são feitas usando programas externos ao proprio gnome.. No KDE tudo isso vem incluido.. Dai que o KDE seja muito mais consistente..

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
GNOME OU KDE - qual é mais rápido-melhor-por que?
« Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2006, 12:53 »
é verdade o kde tá todo em sintonia os seus aplicativos. mas eu tô aqui testando o gnome....