Autor Tópico: Recuperei o Ubuntu no netbook da Acer  (Lida 3840 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Recuperei o Ubuntu no netbook da Acer
« Online: 21 de MAR?O de 2010, 17:08 »
O netbook Aspire One da Acer só tem 1 gb de memória RAM e ele vem com o sistema não-Ubuntu versão XP. Como o Ubuntu tem a fama tem de rodar em ambientes apertados como o do netbook, consegui instalá-lo, sem nenhum problema.

O problema é que estava navegando na Internet e lá encontrei um rapaz comentando que instalou o sistema não-Ubuntu versão 7, e ele disse que roda muito bem no netbook e bem mais rápido e está feliz da vida. Fiquei desconfiado, pensei que se tratava de um bloguetrote, mas não consegui resistir à tentação e dei uma de Maria vai com as outras.

Para o meu espanto, a instalação do sistema não-Ubuntu versão 7 foi o mais rápido que já vi. Como o disco era emprestado, o proprietário desse sistema disse que só tenho mais três dias para ativá-lo. Mas consegui matar a minha curiosidade, e realmente ele é mais rápido que o sistema não-Ubuntu XP. O XP leva quase dois minutos para botar o sistema no ar, já a versão 7 reduz drasticamente o tempo de espera para um minuto e cinquenta segundos.

Foi aí que senti saudades do Grub, ele simplesmente desapareceu. Navegando no Google e nesse fórum, encontrei vários tópicos que orientam como recuperar o grub, e na base de tentativa e erro, enfrentei várias mensagens do tipo "file not found" e semelhantes. Também encontrei uma orientação do Sr Tota na mensagem http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,63662.0.html, onde ele diz o quanto segue:

Só para constar, no Ubuntu não existe hda, hdb, hdx, e sim sda,sdb,sdx
O ponto de montagem de midias no Ubuntu é em /media e não em /mnt
No Ubuntu 9.10 que vem comm Grub2 não existe mais o stage 1
Devemos usar grub-install /dev/sdX
Depois grub-update


Ou seja, o Sr Tota explicou que existem dois Grub no mundo do Ubuntu, um que se chama Grub e outro que se chama Grub2. Fiquei aliviado com essa mensagem, e tentei usar a dica do sr Tota, onde ele diz sdX eu mudei para sd5, mas não funcionou. Acho que o correto era sda5.

Como todo bom usuário amador que sou, eu logo entrei em pânico. Procurei por outras mensagens que tratassem do mesmo assunto, e olha só o que eu achei nesse fórum: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=8e431a75bd21ff2fd62fc5685f756c64&topic=14614.0

Basicamente, só utilizei a primeira dica, onde ele pede para localizar a partição do Ubuntu (no meu caso é sda5), e pede para executar o quanto segue:

sudo mount /dev/sda5 /mnt
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda


E, graças a Santa Tereza de Ávila, o Grub voltou, só que o menu apresentava um atalho para o Ubuntu e outro para o não-Ubuntu XP, quando o esperado era não-Ubuntu 7. Foi aí que lembrei do Sr Tota, de que ele recomendava o update do Grub. Assim, fui lá no terminal e digitei << sudo update-grub >> e deu pau. Levei duas horas, mas consegui encontrar a mensagem do Sr Tota, onde a grafia correta é essa: << sudo grub-update >>, ou seja, a ordem dos tratores sempre altera o viaduto.