Enquete

Usar os dicionarios do Aurelio, Michaelis é outros no Golden Dict ou Star Dict é ilegal?

Sim
1 (8.3%)
Não
3 (25%)
Não sei
8 (66.7%)

Votos Totais: 11

Autor Tópico: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?  (Lida 24215 vezes)

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Bom este topico eu fiz porque tenho está duvida é, a partir dela posso pensar nisso:





Os dicionarios Aurelio, Michaelis é outros disponiveis para instalar no Golden Dict ou Star Dict podem ser baixados gratuitamente segundo o site do babylon para testar.



Verificando o fato anterior você pode pensar que é ilegal, mais a uma coisa que me deixa em duvida: Lá diz que é gratuito para testar mais não diz por quanto tempo.



Bom ai pode vir a duvida: Mais o dicionario é para ser instalado no software especifico, no caso o Babylon, é o Golden Dict implementou a possibilidade de instalar estes dicionarios.


Mas então eu também estou na ilegalidade usando o OpenOffice, pelo fato de ele criar, editar, é abrir documentos do formato do Microsoft Office, que são formatos proprietarios?



A intenção deste topico ou enquete não é confudir ou dizer que algum do softwares aqui são ilegais, mais sim a responder a minha duvida, é provavelmente de varios, sobre o fato de usar dicionarios como o Aurelio é Michaelis pelo Golden Dict são ilegais ou não.


Gostaria de um exclarecimento sobre estes fatos, é claro também opnioes.



Obrigado a todos que tiveram a paciencia de ler ou respoder está enquete.
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2010, 19:40 por livre1 »

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2010, 19:58 »

Se o site do Babylon não diz a validade do "teste grátis", vai testando o dicionário na boa ai cara! Uma hora ou outra eles colocam uma validade lá ou até retiram a disponibilidade do dicionário, então aproveita enquanto tem!  ;)

Votei "não sei", porque no site não diz a validade e nem se é ilegal ou não.
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2010, 20:06 »
E desde qdo nego liga pra isso?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #3 Online: 21 de MAR?O de 2010, 20:21 »
velox256 não quero discutir sobre religioes aqui, mais a religião que frequento, é na biblia que acredito teria um capitulo qu diz que pirataria seria um pecado.




O segunda questão pode ser a etica de não usar algo pirata.



A terceira é sobre se na lei atual eu estaria cometendo um crime.



E uma verdade que muitas pessoas não ligariam para isto, mas tenho uma maquina aqui com software pirata é quero mudar está situação.


Eu mudar para um sistema livre é usar a maioria de aplicativos livre, mais deixar dicionarios que podem ser piratas aqui é a mesma coisa que eu continuar usando Windows pirata (mesmo que eu não use o computador, não deixa de ser pirataria já que ele pertence a mim) meu objetivo é nos proximos meses avaliar está questão de o que é legal é o que não é, até o final do ano não quero ver nada pirata aqui, ( infelizmente tenho apenas 15 anos é não poderei mudar tudo já que moro com meus pais...).

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #4 Online: 21 de MAR?O de 2010, 22:26 »

O segunda questão pode ser a etica de não usar algo pirata.

A terceira é sobre se na lei atual eu estaria cometendo um crime.

E uma verdade que muitas pessoas não ligariam para isto, mas tenho uma maquina aqui com software pirata é quero mudar está situação.

Eu mudar para um sistema livre é usar a maioria de aplicativos livre, mais deixar dicionarios que podem ser piratas aqui é a mesma coisa que eu continuar usando Windows pirata (mesmo que eu não use o computador, não deixa de ser pirataria já que ele pertence a mim) meu objetivo é nos proximos meses avaliar está questão de o que é legal é o que não é, até o final do ano não quero ver nada pirata aqui, ( infelizmente tenho apenas 15 anos é não poderei mudar tudo já que moro com meus pais...).


Muito boa sua atitude cara. Eu bato palmas para você, pois [ainda] não tenho coragem de me livrar das coisas piratas que tenho aqui, e é muita coisa. Os mp3's, o Windows, os filmes, jogos... tipo, dá uma dó ter que deleta-los, saca? Eu também moro com meus pais e com eles é a mesma coisa, também usam coisas pirateadas. É ruim, mas "se a maioria faz, então é certo", é um pensamento ruim, mas é o que há.  :-\
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #5 Online: 21 de MAR?O de 2010, 23:29 »
Parabéns por esse seu ponto de vista, ainda mais tendo 15 anos já que nessa idade é costume não se ter nada na cabeça. Então, oela sua lógica, vc também não deve baixar vídeos de filmes do cinema/ripados de dvd ou arquivos de áudio ripados de cd, dvd ou lp, não?

Ah, qualé...  ;D


velox256 não quero discutir sobre religioes aqui, mais a religião que frequento, é na biblia que acredito teria um capitulo qu diz que pirataria seria um pecado.




O segunda questão pode ser a etica de não usar algo pirata.



A terceira é sobre se na lei atual eu estaria cometendo um crime.



E uma verdade que muitas pessoas não ligariam para isto, mas tenho uma maquina aqui com software pirata é quero mudar está situação.


Eu mudar para um sistema livre é usar a maioria de aplicativos livre, mais deixar dicionarios que podem ser piratas aqui é a mesma coisa que eu continuar usando Windows pirata (mesmo que eu não use o computador, não deixa de ser pirataria já que ele pertence a mim) meu objetivo é nos proximos meses avaliar está questão de o que é legal é o que não é, até o final do ano não quero ver nada pirata aqui, ( infelizmente tenho apenas 15 anos é não poderei mudar tudo já que moro com meus pais...).

Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #6 Online: 22 de MAR?O de 2010, 10:57 »
Parabéns por esse seu ponto de vista, ainda mais tendo 15 anos já que nessa idade é costume não se ter nada na cabeça. Então, oela sua lógica, vc também não deve baixar vídeos de filmes do cinema/ripados de dvd ou arquivos de áudio ripados de cd, dvd ou lp, não?

Ah, qualé...  ;D



Respeito plenamente a posição religiosa do colega Livre, mas como o Sid Velox citou, pirataria pode ser qualquer coisa, até mesmo xerocar um livro inteiro poderia ser considerado pirataria.
Creio que o o lance da pirataria é bem sutil em muitos casos, por exemplo - alguém tem um microsystem com gravador de k7 e gosta de gravar música das rádios FM, poderia ser classificado como pirataria?hummm... mucholoco isso.
Da mesma forma pegar um filme na locadora e ripar OU um cd religioso de algum amigo para fazer uma copiazinha à toa, para escutar de vez em quando... e aí? Na época dos LP's de vinil, todo mundo gravava suas fitas K7 aos montes, a diferença é que praticamente ninguém tinha comércio com isso, a não ser alguma loja de rock underground, mas isso era tão reduzido que ninguém ligava. Hj virou zona geral.
''Antônce'' , a pirataria tem muitas formas ,não somente a de software que se alardeia taaaanto por aí, entende? É bem mais abrangente.
Creio que cada caso é um caso - quem não se lembra quando o Brasil quebrou a patente do remédio contra a AIDS, que era comercializado por uma firma americana com um preço abusivo, talvez não para eles mas para países do terceiro mundo sim?
Uma forma de pirataria?
Um fim (ajudar doentes de AIDS) que justificou um meio (quebrar o 'acordo de propriedade industrial' previsto na OMC)? Talvez questionável, mas louvável mesmo assim.
Tudo bem que pirataria para fins de comércio e recreação é diferente, mas como o site do Babylon não especifíca o tempo de uso tal arquivo, creio que se pode usar indefinidamente até eles regulamentarem a questão.

Votei 'não'.
That's all.

P.S. nem sabia desse lance dos dicionários, hehe valeu pela dica. Acho que vou dar uma navegada até o site...
« Última modificação: 22 de MAR?O de 2010, 11:02 por Darth Vader »

Offline ionabi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • A Monarquia é inevitável
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #7 Online: 22 de MAR?O de 2010, 11:06 »
Esse assunto muito me interessa, pois trabalho com tradução, e uma das necessidades que me prendem ao Windows é um dicionário inglês-português. Uso o Dic Michaelis - UOL, que até instala no Ubuntu via Wine, mas também me pego pensando se este instalador que tenho é legal. Esse dicionário vinha em um CD de instalação para quem assinava a UOL, eu acho, e peguei com um amigo que é tão contra a pirataria que preferiu me dar um CD que tinha a me emprestar para eu ripar. Como o instalador não pede serial, venho usando, mas quando eu descobrir que isso é pirataria, tenho que largar, e estarei errado se eu não o fizer.

Sei que na cabeça de muitos fica a pergunta: por que tanto radicalismo? Essa pergunta é tão boa que merece uma longa conversa explicativa, por isso me disponho a conversar em privado com quem desejar, inclusive para saber mais por que algumas pessoas se submetem ao esforço de agir conforme um livro, geralmente de capa preta, o qual creio (junto com elas) que é a revelação do Criador para suas criaturas viverem vidas significativas e felizes. Mas aí eu estaria "falando de religião", e para isso também me disponho a conversar em privado.

Sei que a discussão sobre a legalidade disso ou daquilo vai longe, e eu também estou à procura de respostas. Quando eu tiver certeza de que é correto (não de que posso, pois é possível fazermos muitas coisas que não são corretas nem benéficas), voltarei a baixar música da internet, deixarei de ir à locadora para pegar um DVD e instalarei no meu computador um bocado de programas que preciso para trabalhar (uso de propósito a palavra preciso aqui, pois creio que muitas vezes enganamos a nós mesmos dizendo "eu preciso disso", quando na verdade queremos dizer "eu quero isso". Esse autoengano é uma das muitas razões pelas quais não existem mais usuários de Linux do que existem hoje.

Não quero ser provocativo. Estou na mesma situação que a grande maioria, ou todos do fórum: não temos uma resposta definitiva para a questão do que é legal ou não. Mas estou em busca da resposta, como muitos de vocês, e compartilho das mesmas razões que vários.

Um grande abraço


ionabi

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #8 Online: 22 de MAR?O de 2010, 11:21 »
Esse assunto muito me interessa, pois trabalho com tradução, e uma das necessidades que me prendem ao Windows é um dicionário inglês-português. Uso o Dic Michaelis - UOL, que até instala no Ubuntu via Wine, mas também me pego pensando se este instalador que tenho é legal. Esse dicionário vinha em um CD de instalação para quem assinava a UOL, eu acho, e peguei com um amigo que é tão contra a pirataria que preferiu me dar um CD que tinha a me emprestar para eu ripar. Como o instalador não pede serial, venho usando, mas quando eu descobrir que isso é pirataria, tenho que largar, e estarei errado se eu não o fizer.

Eu tenho esse CD do Uol, é um CD de promoção bem antigo que ganhei na escola, e pode ficar tranquilo porque o dicionário é grátis mesmo, sem serial nem nada. O próprio CD (a capa dele) diz isso. Além do dicionário vem o discador Uol e mais algumas propragandas. Tem até um site que você pode usar, tudo legalmente, tem vários dicionários lá (inglês - português, português - inglês, alemão - português, português - francês... etc), veja aqui.
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline ionabi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • A Monarquia é inevitável
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #9 Online: 22 de MAR?O de 2010, 11:39 »
Valeu, mintuser, bom saber. Eu já tinha pego esse CD na mão, uma vez, mas na época não me preocupei com essas questões. Que bom que posso continuar usando, pois é uma excelente ferramenta.

Abraço


ionabi

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #10 Online: 24 de MAR?O de 2010, 00:46 »
velox256 aqui em meu computador que estou agora a um documento em pdf pirata que logo vai para a lixeira.



O resto de pirataria que pode ter aqui são Dvds é cds, que não são meus.



Aqui neste link do site do Golden Dict a um texto falando sobre a legalidade de usar os dicionarios:
http://goldendict.berlios.de/dictionaries.php



O link acima está em inglês.











Offline Usuario_Leigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • Não sei de nada, tô aqui pra aprender.
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #11 Online: 27 de MAR?O de 2010, 14:04 »
eu larguei 95% dos piratas (de vez em quando um pdf aqui, um video do youtube ali...)

mas essa questão é realmente bizarra demais, se você for procurar saber se tudo que você faz é pirataria ou não, você acaba ficando só na pesquisa...

até mesmo aqui no fórum tem ocorrências permissíveis de pirataria, acho que eles só censuram programas com cracks e o conteúdo da "grande mídia". o resto é permissível, pois eles não irão perder tempo verificando se tal é pirata ou não.

O maior cuidado MESMO que você deve ter, é ao usar o conteúdo que você tem para fins comerciais, pois é aí onde todo mundo sente e reclama... hahaha
Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #12 Online: 30 de MAR?O de 2010, 04:56 »


até mesmo aqui no fórum tem ocorrências permissíveis de pirataria, acho que eles só censuram programas com cracks e o conteúdo da "grande mídia". o resto é permissível...

Concordo plenamente.
Um bom exemplo disso são os programas de ripagem de cd's e dvd's (K3B, K9copy etc etc) - um excelente exemplo e com o aval de toda a comunidade do software livre. Disso ninguém discorda. Geralmente qualquer versão do DVD Fab funciona direitinho no Wine também, assim como o DVD Shrink.
E ninguém quer saber se tal programa destrava determinada proteção, quer mesmo é ripar o disco e pronto.
Agoooora... dizer que tais programas são para que se ''faça uma cópia de segurança de um determinado disquinho que se goste muito a fim de preservar o tal cd/dvd'' é ingenuidade demais (ou hipocrisia da grossa) , como eu já li em muitos sites.
Aqui no fórum eu fui penalizado certa vez por fazer uma pergunta com esse conteúdo - '' o programa X ripa filmes com proteção Y ?'' Como isso violava as regras do fórum eu respeitei, mas ao menos poderia ter recebido uma MP me dizendo se sim ou se não, o que fazer , etc etc, já que minha pergunta era legítima.
E se eu estava tentando fazer um backup de um filme original comprado legalmente? Fiquei sem resposta.
Então, pergunto - para que servem tais programas? Enfeitar o menu do Ubuntu? Vale lembrar que em deteminados países softwares desse tipo são proibidos, na Alemanha mesmo por exemplo. Mas isso é lá, não aqui.
Desculpem-me fugir um pouco do escopo do tópico.


Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #13 Online: 30 de MAR?O de 2010, 08:25 »
Sou de opinião que, em se tratando de pirataria ou não, quem diz que anda na linha corre o risco do trem pegá-lo, hehehehe...




até mesmo aqui no fórum tem ocorrências permissíveis de pirataria, acho que eles só censuram programas com cracks e o conteúdo da "grande mídia". o resto é permissível...

Concordo plenamente.
Um bom exemplo disso são os programas de ripagem de cd's e dvd's (K3B, K9copy etc etc) - um excelente exemplo e com o aval de toda a comunidade do software livre. Disso ninguém discorda. Geralmente qualquer versão do DVD Fab funciona direitinho no Wine também, assim como o DVD Shrink.
E ninguém quer saber se tal programa destrava determinada proteção, quer mesmo é ripar o disco e pronto.
Agoooora... dizer que tais programas são para que se ''faça uma cópia de segurança de um determinado disquinho que se goste muito a fim de preservar o tal cd/dvd'' é ingenuidade demais (ou hipocrisia da grossa) , como eu já li em muitos sites.
Aqui no fórum eu fui penalizado certa vez por fazer uma pergunta com esse conteúdo - '' o programa X ripa filmes com proteção Y ?'' Como isso violava as regras do fórum eu respeitei, mas ao menos poderia ter recebido uma MP me dizendo se sim ou se não, o que fazer , etc etc, já que minha pergunta era legítima.
E se eu estava tentando fazer um backup de um filme original comprado legalmente? Fiquei sem resposta.
Então, pergunto - para que servem tais programas? Enfeitar o menu do Ubuntu? Vale lembrar que em deteminados países softwares desse tipo são proibidos, na Alemanha mesmo por exemplo. Mas isso é lá, não aqui.
Desculpem-me fugir um pouco do escopo do tópico.


Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline livre1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 650
    • Ver perfil
Re: Usar dicionarios como o do Aurelio no golden dict é algo ilegal?
« Resposta #14 Online: 31 de MAR?O de 2010, 00:30 »
Darth Vader essa questão de programas como K3B é outro assunto interressante, mais lembro de ter lido em algum lugar que aqui no Brasil a direito de se fazer uma copia de segurança agora é claro que a maioria das pessoas que usam deste recurso acabam compartilhando estas copias de "segurança".



Agora outra questão é que já vi em alguem lugar que seu eu passar minhas musicas pro meu computador é passar pro Mp3 é ilegal...