Esse assunto muito me interessa, pois trabalho com tradução, e uma das necessidades que me prendem ao Windows é um dicionário inglês-português. Uso o Dic Michaelis - UOL, que até instala no Ubuntu via Wine, mas também me pego pensando se este instalador que tenho é legal. Esse dicionário vinha em um CD de instalação para quem assinava a UOL, eu acho, e peguei com um amigo que é tão contra a pirataria que preferiu me dar um CD que tinha a me emprestar para eu ripar. Como o instalador não pede serial, venho usando, mas quando eu descobrir que isso é pirataria, tenho que largar, e estarei errado se eu não o fizer.
Sei que na cabeça de muitos fica a pergunta: por que tanto radicalismo? Essa pergunta é tão boa que merece uma longa conversa explicativa, por isso me disponho a conversar em privado com quem desejar, inclusive para saber mais por que algumas pessoas se submetem ao esforço de agir conforme um livro, geralmente de capa preta, o qual creio (junto com elas) que é a revelação do Criador para suas criaturas viverem vidas significativas e felizes. Mas aí eu estaria "falando de religião", e para isso também me disponho a conversar em privado.
Sei que a discussão sobre a legalidade disso ou daquilo vai longe, e eu também estou à procura de respostas. Quando eu tiver certeza de que é correto (não de que posso, pois é possível fazermos muitas coisas que não são corretas nem benéficas), voltarei a baixar música da internet, deixarei de ir à locadora para pegar um DVD e instalarei no meu computador um bocado de programas que preciso para trabalhar (uso de propósito a palavra preciso aqui, pois creio que muitas vezes enganamos a nós mesmos dizendo "eu preciso disso", quando na verdade queremos dizer "eu quero isso". Esse autoengano é uma das muitas razões pelas quais não existem mais usuários de Linux do que existem hoje.
Não quero ser provocativo. Estou na mesma situação que a grande maioria, ou todos do fórum: não temos uma resposta definitiva para a questão do que é legal ou não. Mas estou em busca da resposta, como muitos de vocês, e compartilho das mesmas razões que vários.
Um grande abraço
ionabi