Autor Tópico: [DUVIDA] Redimensionamento de partição  (Lida 1308 vezes)

Offline SouzaJPA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[DUVIDA] Redimensionamento de partição
« Online: 22 de MAR?O de 2010, 19:09 »
Bem pessoal.

Estou talvez com uma possivel dúvida a respeito de redimensionar um partição do sistema, com a finalidade de colocar mais outro no disco.
Sou usuário do Ubuntu Linux 9.1 64 bits, karmic koala e meu PC possue um disco rígido de 500 gb.

O HD está particionado da seguinte maneira:
46 gb pro sistema, 4 gb para swap e o restante dos 450 gb para a partição home.

Detalhe, meu micro tem 2 GB de ram.

Eu sei que 46 gb para a partição principal aonde esta o sistema instalado, é muito, no entanto desejo redimensioná-la pela metade para que seja possível a ins-
talação de mais um sistema e aproveitando a partição home.

Pretendo colocar o Debian 5 na outra partição que desejo redimensionar, cujos pontos de montagens são:
/ (/dev/sda1), partição extendida (/dev/sda2), swap (/dev/sda5), e a partição home (/dev/sda6).

Minha duvida ou pergunta é o seguinte? Alguém aqui da comunidade ou fórum já fez isso??
Corre algum risco de perder algo além do sistema? Creio que não, mas desejo apenas na partição do sistema, e curtir um dual boot.

Sou ciente de que tenho que criar um usuário diferente por causa do conflito de usuários na partição home.

Ex: fulano.ubuntu (ubuntu) e fulano.debian (Debian)

Aguardo resposta.

Ex: fulano.ubuntu (ubuntu) e fulano.debian (Debian)

Aguardo resposta.

Offline jeflui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 745
    • Ver perfil
Re: [DUVIDA] Redimensionamento de partição
« Resposta #1 Online: 22 de MAR?O de 2010, 20:10 »
O único risco é a partição do sistema mesmo o "/", todo redimensionamento corre o risco de perda de dados.  Mas pode fazer tranquilo que seu /dev/sda6 não corre risco. Lembrando que é sempre bom ter um backup.