Autor Tópico: Como identificar pacotes não utilizados? [Resolvido]  (Lida 4292 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Como identificar pacotes não utilizados? [Resolvido]
« Online: 24 de MAR?O de 2010, 14:13 »
Pessoal, novamente venho aqui em busca de informações sobre o funcionamento básico do Linux/Ubuntu. Bem, é o seguinte: Como faço pra identificar pacotes que não são utilizados? Que não servem pra nada? (isso é  a mesma coisa que o chamado "pacote órfão"?). Obs: De imediato quero listá-los e só depois removê-los. Ou seja, não é só fazer algo como aptitude purge "nome do pacote" não !!!

Valeu.
« Última modificação: 25 de MAR?O de 2010, 14:23 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #1 Online: 24 de MAR?O de 2010, 20:57 »
Ola, no sinaptic se clicar em "estado" no lado esquerdo em baixo vai listar os pacotes por estado. vc vai ver em "nao instalado configuração residual" os pacotes que nao estao sendo usados no momento, vc pode remover sem problemas. quando algum aplicativo precisar dos pacotes ele vai baixar novamente.

Ex;

Tenho um modem de discada aqui entao como nao esta em uso(nao esta marcado la nos drivers de hardware) ele esta nesta sessao, agora se eu quero usar o modem, ele so vai instalar porque o pacote ja esta la. Se eu remover esse pacote quando ativar o modem nos drivers de hardware ele vai ter que baixar novamente e so depois instalar. Esse e um exemplo de pacote que embora nao estando em uso seria bom deixar no sistema.

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #2 Online: 25 de MAR?O de 2010, 09:34 »
          Olha, apesar de eu sempre querer ficar mexendo nesse negócio de pastas e arquivos do sistema, de um modo geral é melhor é deixar tudo como está mesmo? Até porque não estou reclamando de nenhum defeito em especial ou que o sistema tá lento etc etc... nada. Até está tudo nota 10 mesmo. Se é assim, é melhor não mexer mesmo?

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #3 Online: 25 de MAR?O de 2010, 09:42 »
Se vc quer listar os arquivos que não estão sendo utilizados, tem o Synaptic (como já falado) e o programa gtkorphan, que serve também para apagar tais pacotes, mas não confie muito nesses programas para apagar tais arquivos, não sei pq, deve ser o meu lado Windows se manifestando, já que no Windows o uso de programas desse tipo costuma ferrar o sistema, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #4 Online: 25 de MAR?O de 2010, 09:46 »
Exatamente... acho que essa minha "mania" de querer ficar verificando programas, arquivos, etc etc... que não são utilizados, é coisa dos meus tempos de Windows mesmo. Sei não pessoal, vou colocar o "post" como [Resolvido] já que vocês me deram sim, dicas de com verificas os tais arquivos.


Valeu.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #5 Online: 25 de MAR?O de 2010, 09:56 »
Eu uso um comando algo rabuscado para fazer esse tipo de limpeza.

Código: [Selecionar]
dpkg -l | grep ^rc | awk '{print$2}' | xargs dpkg -P
Fica tudo bonitinho depois disso. Mas é para fazer de quando em quando, o Windows gera muito mais lixo com o uso corrente que o linux.


Cumps
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #6 Online: 25 de MAR?O de 2010, 10:05 »
E relativamente à sua questão

Código: [Selecionar]
dpkg -l | grep ^rc | awk '{print$2}'
lista os pacotes


Cumps
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #7 Online: 25 de MAR?O de 2010, 10:14 »
Peço desculpa por responder aos bocadinhos, mas lembrei-me de uma página que ensina a fazer isto de um modo gráfico (não sei se tão eficaz...)

http://www.ubuntugeek.com/cleaning-up-all-unnecessary-junk-files-in-ubuntu.html


Cumps
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #8 Online: 25 de MAR?O de 2010, 13:22 »
Realmente eu já conhecia esse programa mais a dúvida sobre ele é saber se ele remove só os pacotes "apt"? Caso eu só trabalhe com o "aptitude", o GtkOphan conseguiria identificar e remover esses pacotes?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados?
« Resposta #9 Online: 25 de MAR?O de 2010, 15:13 »
          Olha, apesar de eu sempre querer ficar mexendo nesse negócio de pastas e arquivos do sistema, de um modo geral é melhor é deixar tudo como está mesmo? Até porque não estou reclamando de nenhum defeito em especial ou que o sistema tá lento etc etc... nada. Até está tudo nota 10 mesmo. Se é assim, é melhor não mexer mesmo?

Ola joao e como o Velox disse, o resolvedor de dependencias e muito eficiente. O que esta instalado no seu sistema é o que esta em uso nao tem sobras e excessos o que pode ficar sao as configurações dos programas na sua home ocultas(control+h) para que quando vier a ser instalado novamente ja estar configurado isso tbm vc pode remover se desejar, quando o apt encontra algum problema como o de um pacote que veio corrompido por exemplo no download vc e avisado e no sinaptic e marcado em vermelho como pacote quebrado. Eu me preocupo mais em ter a maquina 100% funcional com todos os dispositivos funcionando do que com essa questao, ate porque nao tem com o que se preocupar. Se preferir use o aptitude em vez do apt-get, Ele resolve as dependencias de um modo mais completo que o apt-get.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados? [Resolvido]
« Resposta #10 Online: 25 de MAR?O de 2010, 15:20 »
Enquanto o aptitude remove por defeito os pacotes orfãos automaticamente, o apt-get e o synaptic deixam-nos ficar e obrigam-no a fazer o comando

Código: [Selecionar]
apt-get autoremove
Estas opções estão por defeito mas podem ser mudadas.

Não sei como se comporta o GTKOrphan, mas se fizer ocasionalmente o comando acima e aquele que lhe deixei para limpar as configurações desnecessárias fica com um PC que parece um relógio suiço.

De qualquer modo, o linux não é windows, e estamos a falar de uma gota no oceano de lixo que fica pendurado no SO.

Espero ter ajudado
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Como identificar pacotes não utilizados? [Resolvido]
« Resposta #11 Online: 25 de MAR?O de 2010, 15:48 »
Pessoal mais uma vez muito obrigado, achei a participação de todos vocês muito bem vindas e de excelente esclarecimento. Muito obrigado mesmo.


Valeu.