Autor Tópico: Instalar o Ubuntu  (Lida 2989 vezes)

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Instalar o Ubuntu
« Online: 26 de MAR?O de 2010, 16:36 »

Olá pessoal

Bem, sou nova no Linux, mas estou bem impressionada e motivada a continuar usando. Tenho uma dúvida: tem como instalar o Ubuntu apenas pela ISO que baixamos do site?

Por exemplo, se eu for dar uma aula de instalação de Linux em um laborarório com várias máquinas, eu terei que criar vários CD´s com a imagem, para todas as máquinas? Não tem como instalar o Ubuntu do "CD Virtual"?, quer dizer, da ISO  que se baixa do site?

Desculpem a ignorância, mas dúvidas surgem, inquietações, e precisam ser dirimidas... rsrs

E claro que sei que aqui neste fórum é o melhor lugar.. rs


abraço a todos


Grata

Ada Love

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de MAR?O de 2010, 16:48 »
olá Ada

Citar
tem como instalar o Ubuntu apenas pela ISO que baixamos do site?
http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Citar
Por exemplo, se eu for dar uma aula de instalação de Linux em um laborarório com várias máquinas, eu terei que criar vários CD´s com a imagem, para todas as máquinas? Não tem como instalar o Ubuntu do "CD Virtual"?, quer dizer, da ISO  que se baixa do site?
só um livecd basta, esse é o princípio do open source - http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

no mais te sugiro o link de apostilas na minha assinatura
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline J4P0N315

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
  • # J4P0N315 #
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 26 de MAR?O de 2010, 17:15 »
Olá.

Mas se você for dar uma aula de como instalar o SO, pode rodar dentro de uma máquina virtual.
Eu recomendo o Virtual Box. Leve, gratuito e estável.

O Virtual PC da MS, teoricamente, também roda. Mas com um SO não Microsoft, sempre dá pau. Por que será?!?!? :)
Mas para sistemas MS, é excelente.

Espero ter ajudado.
Por enquanto, um mero iniciante...

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 26 de MAR?O de 2010, 18:47 »

Agradeço a vcs que me responderam, porém não sei se me fiz entender...

Bem, é que eu vou ensinar a todos instalar o Ubuntu de uma vez só. Como vou fazer isso com
apenas um LiveCD? Por isso que perguntei se terei que ter tantas cópias quantas forem as máquinas, ou
poderia instalar da ISO que baixo do site? Para mim ainda não ficou claro, posso instalar o Ubuntu da ISO ou não?
Tenho mesmo que expandi-la para um CD para prosseguir com a instalação?

Vou fazer a instalação em MV sim, mas a dúvida ainda é se terei que ter um CD para cada máquina.

Será que ficou mais claro agora?

Muito obrigada desde já


abraço a todos

Ada

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2010, 18:56 »
Citar
Bem, é que eu vou ensinar a todos instalar o Ubuntu de uma vez só. Como vou fazer isso com
apenas um LiveCD? Por isso que perguntei se terei que ter tantas cópias quantas forem as máquinas, ou
poderia instalar da ISO que baixo do site? Para mim ainda não ficou claro, posso instalar o Ubuntu da ISO ou não?
Tenho mesmo que expandi-la para um CD para prosseguir com a instalação?
vc terá que gravar um livecd desse arquivo iso

Citar
Vou fazer a instalação em MV sim, mas a dúvida ainda é se terei que ter um CD para cada máquina.
um livecd basta

mas como vc pretende instalar em mv, tem que ser uma instalação de cada vez, a ñ ser que esteja tudo em rede.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 26 de MAR?O de 2010, 19:07 »
Vc pode montar a imagem iso :

Código: [Selecionar]
sudo mkdir /media/iso
Código: [Selecionar]
sudo mount -t iso9660 -o loop kubuntu-10.04-beta1-desktop-amd64.iso /media/iso
No exemplo foi criado o diretório /media/iso  e usada a imagem iso do kubuntu 10.04 baixada na Pasta Pessoal.
Montando a imagem iso vc tem os mesmos arquivos obtidos através da gravação do CD ou Pen Drive.
A imagem montada aprecerá em Locais > iso.
No caso de imagens iso de vídeo ou audio vc abre diretamente da imagem montada usando por exemplo o mplayer.
No caso específico de imagem iso de instalação de distros Linux, já procurei e não encontrei como abrir mas fica aí o registro.
Por fim, se vc usar o Criador de discos de inicialização do Ubuntu (Sistema > Administração) vc pode gravar a imagem no pen drive que seria uma boa para o que vc quer.
 
 
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 26 de MAR?O de 2010, 19:36 »

Agradeço a vcs que me responderam, porém não sei se me fiz entender...

Bem, é que eu vou ensinar a todos instalar o Ubuntu de uma vez só. Como vou fazer isso com
apenas um LiveCD? Por isso que perguntei se terei que ter tantas cópias quantas forem as máquinas, ou
poderia instalar da ISO que baixo do site? Para mim ainda não ficou claro, posso instalar o Ubuntu da ISO ou não?
Tenho mesmo que expandi-la para um CD para prosseguir com a instalação?

Vou fazer a instalação em MV sim, mas a dúvida ainda é se terei que ter um CD para cada máquina.

Será que ficou mais claro agora?

Muito obrigada desde já


abraço a todos

Ada

Ada,

isto está parecendo o "samba do crioulo-doido"

Vamos por partes como dizia jack o estripador:

1) Voce quer ensinar oa instalar o Ubuntu OK;
2) você vai fazer isto via maquina virtual, OK

Pergunto:

O sistema operacional das maquinas é Windows? Qual maquina virtual pretende executar?

Então vamos lá.

Para entender:

Num cenário hipotético, Maquina com Windows foi instalado o Virtual box como ambiente virtual.

Neste caso o virtual box aceita uma imagem ISO montando como um live cd ( nas opções de configuração do virtual box => montar ISO )

desta forma basta apenas uma ISO do Ubuntu baixada dos repositórios.

você instalaria as maquinas virtuais nos computadores, criaria uma partição virtual de digamos 10 gigabytes em modo fixo, ext3 partição Linux, copiaria a ISO baixada ( CD ou pendrive ou hd portátil, só um meio de copia ) em cada maquina num diretório do windows ( pode chamar de Ubuntu por ex )e a seguir selecionaria a montagem da ISO no cd rom virtual do Virtual box, finalmente escolha boot pelo cd rom em primeiro lugar.


Feito isto, é só bootar o Windows, acionar o virtual box, selecionando o disco virtual Ubuntu e começar a aula de instalação.

Para sua aula ser um sucesso, as maquinas deveriam ser idênticas, e testadas previamente antes da aula. Se hardware diferente, teste em cada um dos hardware, pois se o Ubuntu não encontrar algo ( algum dispositivo, etc. ) vai ficar embaraçoso.

Se seu cenário for diverso por favor avise.

[],s

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 26 de MAR?O de 2010, 20:16 »

Primeiramente, super obrigada a todos que me responderam.

Bem, Tota, acho que vc chegou realmente onde eu queria...rs

Meu cenário é o seguinte:

- 20 computadores, em rede, rodando SO Windows Vista;
- Vou usar o Virtual Box sim

Sua dica foi sensacional! Ainda não testei isso aqui, mas vou fazê-lo, depois prepararei
as máquinas para a aula.

Só uma coisinha...

Visto que sua sugestão, foi de criar uma partição e instalar a ISO lá e depois bootar pelo CD Virtual e iniciar a instalação,
queria saber se depois, quando a instalação começar, vai ser igual uma instalação normal do sistema, ou seja, eu conseguirei
mostrar aos meus alunos, a criação de partições, selecionamento de sistemas de arquivos, áreas de swap, etc, etc, tudo aquilo que vemos
quando de uma instalação normal? É que gostaria de mostrar tudo isso a eles também.

Obrigada, valeu mesmo

abraços a todos

Ada Love

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 26 de MAR?O de 2010, 20:40 »
Sim,

No virtual box, quando você cria uma partição virtual, você emula um novo hd virtual vazio.

desta forma, na instalação do sistema, quando do particionamento será possível criar quantas partições se desejar dentro do "hd" ( que na realidade é um arquivo  com, no meu exemplo, 10gigas)

Faça o teste.

[],s

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 26 de MAR?O de 2010, 20:44 »
Editando

Citar
Visto que sua sugestão, foi de criar uma partição e instalar a ISO lá e depois bootar pelo CD Virtual e iniciar a instalação,

você não instala a ISO na partição virtual criada.

Você monta a ISO que está numa pasta Windows via cd rom virtual.

Instala via cd virtual na partição virtual criada.

É um detalhe mas é diferente do que postou.

[],s

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #10 Online: 26 de MAR?O de 2010, 20:50 »
Ok, entendi...

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #11 Online: 26 de MAR?O de 2010, 20:56 »

Quer dizer, acho que entendi... rsrs

Bem, veja se seria assim...

Terei que fazer um compartilhamento de pastas? já que a ISO estará numa pasta Windows do hospedeiro, é isso?

Depois, (monto?) a pasta na partição virtual?!  :-\

será que entendi mesmo....  :(


Ada

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #12 Online: 26 de MAR?O de 2010, 21:10 »
Já que você pretende usar o virtualBox, se não sabe ainda como usá-lo, veja este link:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/virtualbox/

que explica tudo, inclusive sobre a montagem de ISO como se fosse um driver de CD/DVD.



===Editado===

Confesso que ainda não entendi bem como você pretende fazer. Seria você no seu PC com projeção em alguma tela e querendo que seus alunos em cada computador faça o mesmo que você vai fazendo, é isso?

Se for, então é só colocar a ISO numa pasta compartilhada por todos na rede e aí ao usar o VirtualBox, quando for o momento de usar a ISO, cada um vai buscar por ela no caminho adequado, ou seja, na pasta adequada e a partir daí irá funcionar do mesmo modo como vc usa o liveCD do Ubuntu para ou usar  via liveCD ou instalar num HD que no caso será virtual.
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2010, 21:19 por alarcon »

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #13 Online: 26 de MAR?O de 2010, 21:18 »

ok, vou olhar sim

obrigada

Ada

Offline Ada Love

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Instalar o Ubuntu
« Resposta #14 Online: 26 de MAR?O de 2010, 21:26 »

Isso Alarcon, é isso mesmo que pretendo fazer, bingo!

Ficarei com minha máquina projetada e faremos a instalação todos juntos. Assim, poderei ir explicando a
todos, passo a passo.

Então farei com vc disse, colocarei a ISO em uma pasta compartilhada na rede. Inicio o VB e começo a criar uma
máquina virtual. Configuro esta nova máquina para dar boot por onde? Pelo CD?

obrigada

Ada