Sim você está correto. A cada 6 meses sai uma nova versão do Ubuntu. A mais atual é a 9.10. A 10.04 está em estágio Beta, ou seja, não está pronta e não é recomendada para o uso no dia-a-dia, já que ela não está estável e pode causar alguns problemas. A 10.04 é LTS, Long Term Support, ou seja, Suporte à Longo Prazo. Ela tem um tempo de suporte maior do que as outras versões. É que como o Ubuntu tem atualizações a cada 6 meses, fica chato ter que ir atualizando. Então, a cada 3 anos eles lançam uma LTS, que tem um tempo de suporte de uns 3 ou 4 anos, enquanto as versões não-LTS tem um suporte de 1 ano. Suporte que eu digo é atualizações. 8D
Bem amigo, tem alguns jeitos de você atualizar seu sistema.
O 1º é ir em Gerenciador de Atualizações (Sistema > Administração > Gerenciador de Atualizações) e aí então você vê ali em cima: "nova versão da distribuição (9.10) disponível Clique Aqui para atualizar" algo assim. Aí é só clicar e atualizar... Mas esse é um processo demoraaado. E às vezes pode até bugar seu sistema.
O 2º é fazer uma instalação do zero, mas mantendo backup dos seus dados em DVDs. Depois do Backup, lhe aconselho a ver se tem mais alguma coisa faltando e dê uma boa olhada, pra ver do que você vai precisar. Então, é só inserir o CD da 9.10 (mas, caso queira, por seu próprio risco, testar a 10.04 LTS) e instalar através do CD.
O 3º método eu não testei, mas dizem que é possível. Baixe a .iso do Ubuntu 9.10 alternate-CD e insira enquanto estiver rodando o Ubuntu 9.04. Aí é só atualizar, eu não sei como, e não testei, mas seria legal ver se dá pra fazer isso.