Autor Tópico: Instalar Thunderbird em português em substituição ao atual em inglês(RESOLVIDO)  (Lida 31951 vezes)

Offline Bitrate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Ubuntu 8.04 instalado em português não havia Thunderbird.
Baixei de http://br.mozdev.org/thunderbird/Hotmail.Mozdev; instalado ficou em
inglês.
Tenho, agora, baixados em minha área de trabalho:
"thunderbird 2.0.0.14-tar.gz" e pasta descomp. "thunderbird", que suponho estar em português.
Como faço para remover o Thunderbird que está em inglês e instalar o que está
em português. Favor orientar-me, por etapas ou comandos, a operação.
Uso tudo do Ubuntu, porém não domino comandos em Terminal nem Instalar e Remover aplicativos ou softwares.
Agradeço atenção dos colegas. [  ]'s Bitrate.
« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 19:37 por Bitrate »

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar Thunderbird em português em substituição ao atual em inglês
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2008, 10:44 »
Ubuntu 8.04 instalado em português não havia Thunderbird.
Baixei de http://br.mozdev.org/thunderbird/Hotmail.Mozdev; instalado ficou em
inglês.
Tenho, agora, baixados em minha área de trabalho:
"thunderbird 2.0.0.14-tar.gz" e pasta descomp. "thunderbird", que suponho estar em português.
Como faço para remover o Thunderbird que está em inglês e instalar o que está
em português. Favor orientar-me, por etapas ou comandos, a operação.
Uso tudo do Ubuntu, porém não domino comandos em Terminal nem Instalar e Remover aplicativos ou softwares.
Agradeço atenção dos colegas. [  ]'s Bitrate.


Olha só, não havia necessidade de baixar o gerenciador de emails thunderbird de outros lugares, pois nos repositórios do Ubuntu existe o mesmo, portanto bastaria um simples comando pelo terminal:

sudo apt-get update

para atualizar os repositórios e logo em seguida:

sudo apt-get install thunderbird thunderbird-locale-pt-br

para instalá-lo e já em português do Brasil.



Para saber como remover o que você instalou eu precisaria saber como você instalou ele que não ficou claro para mim. Se foi através do pacote de extensão .tar.gz veja se dentro dele há algum script de remoção também.
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 10:48 por alarcon »

Offline Bitrate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Instalar Thunderbird em português em substituição ao atual em inglês
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2008, 17:16 »
alarcon;
desconhecendo a fórma simples e corréta de obter o Thunderbird da Mozilla, acessei:
www.mozilla.org/support/thunderbird, onde iniciei pesquisando, até o download do aplicativo em inglês.   O pacote "thunderbird-2.0.0.14.tar.gz", na minha área de trabalho, está compactado, não permitindo vêr nenhum script de remoção.  A fórma descompactada "thunderbird", também na área, quando clicada abre-se mostrando:
10 pastas - chome/components/defaults/extensions/greprefs/icons/init-d/isp/res/updates ;
31 arquivos - onde apenas o readme.txt está em português, havendo o "removed-files, quando clicado aparece janela: " removed files ou exibir seu conteúdo"
                               Executar em Terminal / Exibir / Cancelar / Executar
Verificando em Aplicações > Adicionar/Remover > Internet, há o Thunderbird.
Seria possivel, e como proceder, desinstalar o Thunderbird em inglês e obter no local acima o
Thunderbird em português e instala-lo ?; ou instalar, se está em português, o "thunderbird" acima referido descompactado do "thunderbird-2.0.0.14.tar.gz".
Não sei se esclareci ou confundi com tantos detalhes !.
Aguardo orientações.

alarcon

  • Visitante
Re: Instalar Thunderbird em português em substituição ao atual em inglês
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2008, 17:23 »
alarcon;
desconhecendo a fórma simples e corréta de obter o Thunderbird da Mozilla, acessei:
www.mozilla.org/support/thunderbird, onde iniciei pesquisando, até o download do aplicativo em inglês.   O pacote "thunderbird-2.0.0.14.tar.gz", na minha área de trabalho, está compactado, não permitindo vêr nenhum script de remoção.  A fórma descompactada "thunderbird", também na área, quando clicada abre-se mostrando:
10 pastas - chome/components/defaults/extensions/greprefs/icons/init-d/isp/res/updates ;
31 arquivos - onde apenas o readme.txt está em português, havendo o "removed-files, quando clicado aparece janela: " removed files ou exibir seu conteúdo"
                               Executar em Terminal / Exibir / Cancelar / Executar
Verificando em Aplicações > Adicionar/Remover > Internet, há o Thunderbird.
Seria possivel, e como proceder, desinstalar o Thunderbird em inglês e obter no local acima o
Thunderbird em português e instala-lo ?; ou instalar, se está em português, o "thunderbird" acima referido descompactado do "thunderbird-2.0.0.14.tar.gz".
Não sei se esclareci ou confundi com tantos detalhes !.
Aguardo orientações.


É que não estou entendendo a forma de instalação que vc usou com o thunderbird baixado do link que você escreveu.

Você só descompactou o arquivo thunderbird-2.0.0.14.tar.gz e daí pode-se usar o thunderbird sem nenhum processo de instalação primeiro?

ou você usou algum o arquivo mozilla-installer-bin para instalar?

É que antes de instalar o thunderbird dos repositórios quero que você desinstale o que pegou do site para evitar conflitos.


Se o thunderbird em inglês baixado do link que vc informou não está ainda instalado, então basta fazer isso para instalar o em português e dos repositórios do Ubuntu:

- abrir um terminal no Menu Aplicações > Acessórios > Consola (ou Terminal)

- digitar: sudo apt-get update (para atualizar os repositórios e baixar a versão mais recente)

- Depois digitar: sudo apt-get install thunderbird thunderbird-locale-pt-br (para instalar o thunderbird e sua tradução para o português do Brasil)
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 17:39 por alarcon »

Offline Bitrate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Instalar Thunderbird em português em substituição ao atual em inglês
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2008, 17:50 »
alarcon;
eu nãopercebi haver arquivo "mozilla-installer.bin" durante a instalação da versão em inglês.
A unica descompactação foi a do arquivo "thunderbird-2.0.0.14.tar.gz" gerando o "thunderbird"
que está na minha área de trabalho, o qual suponho ser em português, e não sei como poderia
instalar, sem desinstalar o que está em inglês.
A instalação inicial foi tão tumultuada e rápida que não é possivel lembrar-me do ocorido.


alarcon

  • Visitante
Re: Instalar Thunderbird em português em substituição ao atual em inglês
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2008, 17:56 »
alarcon;
eu nãopercebi haver arquivo "mozilla-installer.bin" durante a instalação da versão em inglês.
A unica descompactação foi a do arquivo "thunderbird-2.0.0.14.tar.gz" gerando o "thunderbird"
que está na minha área de trabalho, o qual suponho ser em português, e não sei como poderia
instalar, sem desinstalar o que está em inglês.
A instalação inicial foi tão tumultuada e rápida que não é possivel lembrar-me do ocorido.



Acho que estou fazendo uma confusão junto com você. No caso o thunderbird-2.0.0.14.tar.gz é o em português que você quer instalar, então pergunto o em inglês foi instalado como?

Se você instalou o em inglês pelo apt-get/Synaptic ou Adicionar/Remover... , então basta instalar o pacote de tradução assim:

sudo apt-get install thunderbird-locale-pt-br

para que o thunderbird em inglês que você tem instalado aí fique em português do Brasil. Isso é claro se foi instalado por um destes três modos: apt-get ou Synaptic ou Adicionar/Remover...
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 18:00 por alarcon »

Offline Bitrate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 160
    • Ver perfil
Re: Instalar Thunderbird em português em substituição ao atual em inglês
« Resposta #6 Online: 05 de Julho de 2008, 20:04 »
Caro mestre alarcon;
colocado no terminal: sudo apt-get install thunderbird-locale-pt-br, conforme sua última orientação.  Abri o Thunderbird que ESTAVA INSTALADO EM INGLÊS; surpreendentemente,
foi convertido totalmente, PARA O  PORTUGUÊS, mantendo os emails que lá estavam.
Imensamente agradecido pela atenção e paciência na resolução do problema.
Abraços do Bitrate.

Offline edsonnota1000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 48
    • Ver perfil
Eu também estava com a mesma dúvida em relação a instalação do programa e não conseguia instalar em português, mas com essa dica foi perfeito...Parabéns pelo tópico !!!

Offline Brenno Emanuel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalei o Thunderbird que aparece no Synaptic e ele veio em inglês. Instalei também o pacote de linguagem em portugues, mesmo assim ele não está em português.

Porquê?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Ola Brenno, va ate sistema->administração->suporte a idiomas e se houver alguma atualização no idioma o sistema vai avisar e atualizar automaticamente.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997